Lista completa de Questões de Geografia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O professor de Geografia, do Ensino Médio, numa determinada escola da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, projetou uma transparência com o mapa reproduzido a seguir.
Perguntou, então, aos alunos o que os traços escuros mais grossos estavam indicando. Obteve cinco respostas. Qual a correta?
maciços antigos
zonas de expansão de placas litosféricas
zonas de dobramentos modernos
escudos pré-cambrianos.
zonas de baixa sismicidade.
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Um aluno da 8ª Série do Ensino Fundamental, estudando os solos da África, perguntou à sua professora de Geografia o que significava a expressão "solos lateríticos". Sobre as informações que a professora poderia dar a respeito desse tema, analise as afirmativas abaixo:
1 - São solos que só se verificam nas áreas áridas da África, especialmente nos terraços fluviais.
2 - O desenvolvimento desses solos só acontece em rochas vulcânicas, como o basalto e o granodiorito.
3 - Os solos lateríticos constituem materiais incoesos ou compactos, resultantes da ação de intenso intemperismo químico sob condições tropicais.
4 - Esses solos ocorrem sobre vários tipos de rochas, com exceção de certos quartzitos
5 - No desenvolvimento dos solos lateríticos, os fatores climáticos são extremamente importantes, principalmente a temperatura e a pluviosidade.
São verdadeiras:
1 e 5, apenas.
2 e 5, apenas.
1,2 e 3, apenas
3,4 e 5, apenas.
1,2 e 5, apenas.
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Um professor de Geografia entregou a seus alunos da 7ª Série do Ensino Fundamental o texto transcrito a seguir e solicitou- lhes que identificassem, no mapa reproduzido adiante, o país descrito. Qual a opção correta que deveria ser assinalada?
1
2
3
4
5
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Um aluno do 1° ano do Ensino Médio ouviu, num noticiário de TV, que "uma onda de leste atingiu a costa pernambucana, provocando grandes estragos na Zona da Mata." Querendo compreender melhor esse assunto, perguntou à sua professora de Geografia o que era uma onda de leste? Assinale a resposta correta que deveria ser dada ao aluno.
"É o avanço da Zona de Convergência Intertropical sobre o Nordeste brasileiro, no inverno."
"É um sistema atmosférico que se forma sobre o continente e avança para leste, atingindo Pernambuco e Paraíba
"É um sistema ondulatório, com uma grande massa de nuvens, que se origina sobre o Atlântico, entre a África e o Brasil, e que se desloca de leste para oeste.
"É uma linha de instabilidade tropical que se forma no Agreste e no Sertão, atingindo o leste de Pernambuco.
É uma massa de nuvens que se origina na costa do Rio de Janeiro e atinge Pernambuco, nos meses de inverno."
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O professor de Geografia colocou, numa prova de unidade, para uma turma de 6ª série, a questão transcrita a seguir. Marque a alternativa correta. "Área formada por porções dos territórios dos Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia. Coincide, em parte, com a área de ocorrência da caatinga, apresentando paisagem árida, de solo pedregoso, vegetação arbustiva e de cactáceas. Alguns elementos povoam as páginas da literatura regionalista e compõem o imaginário associado a essa região- a figura do jagunço, os animais da região, a luta contra a rigidez do clima, donzelas de beleza inigualável e cavaleiros corajosos. José de Alencar, Graciliano Ramos, Rachel de Queiros e Ariano Suassuna são os expoentes da literatura regionalista ambientada na região." ( Atlas Geográfico Escolar do IBGE, 2002) A região descrita é o (a):
Sertão do Cariri
Sertão do Brasil Central
Sertão do Meio Norte
Agreste Acaatingado
Área de exceção dos sertões hiperáridos
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Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) registram como proposta curricular para a Educação Básica a construção de competências e habilidades que possibilitem aos alunos os conhecimentos de que necessitam para desenvolverem-se como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes do seu papel em sociedade. No ensino de Geografia, a definição de competências, que mobilizam ações representadas por habilidades, são amplas e múltiplas. Uma das competências, que ganham significado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, é a compreensão de processos naturais. Veja o contexto a seguir:
Para a construção de competências referentes a um dos fenômenos naturais evidenciados no texto acima (os furacões), é preciso aprender, corretamente, que:
a Terra produz uma força chamada de Força de Coriolis, que faz com que um furacão gire no sentido horário no hemisfério norte e no sentido anti-horário no hemisfério sul.
é preciso haver uma condição geográfica e climática desfavorável ao surgimento dos furacões, como a mistura climática de ar quente e frio.
os furacões são grandes massas de ar formadas na atmosfera, que giram em alta velocidade e produzem ventos extremamente fortes. O eixo de rotação do furacão é um local de surpreendente calma.
os furacões só podem ser originados sobre o oceano com a existência de alta pressão atmosférica e se formam em regiões com latitude acima de 10 graus.
o motivo que impede a formação de furacões no Atlântico Sul é que a corrente de vento vertical troposférica é muito fraca e a temperatura da superfície oceânica é elevada
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De acordo com o posicionamento do quadro apresentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), assinale a alternativa que relaciona, respectivamente, o conceito, a concepção norteadora e os elementos de aprofundamento da base estrutural da Geografia com o texto descrito acima.
Globalização, Técnicas e Redes; processo de globalização; novas tecnologias de informação e comunicação
Espaço Geográfico; unidade visível do arranjo espacial que nossa visão alcança; trabalho, cultura e emoção.
Paisagem; espaço vivido; densidade técnica, informacional e relações de poder.
Lugar; relações de poder; seleção efetiva dos fatos a partir dos diversos níveis de análise.
Território; Técnicas e Redes; sistema de conexão entre os lugares e dimensão da vida.
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Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as competências em Geografia - assim como as competências das demais disciplinas da área de Ciências Humanas - são organizadas a partir de três perspectivas:
- Representação e comunicação;
- Investigação e compreensão;
- Contextualização sociocultural.
Relacione devidamente uma das perspectivas, apresentadas acima, ao contexto geográfico a seguir.
Numa aula de Geografia, a competência construída consistiu em interpretar os símbolos indicados na legenda de um mapa, que apresentava a situação das unidades de conservação do Brasil, utilizou-se:
a representação e comunicação, por trabalhar-se com códigos específicos da linguagem geográfica.
a contextualização sociocultural por reconhecer no cotidiano os conceitos básico da Geografia.
a investigação e compreensão dos processos de formação territorial
a contextualização sociocultural das transformações tecnológicas que incidem sobre a natureza.
a representação e comunicação por interpretar e avaliar as práticas dos diferentes agentes ambientais.
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Um professor de Geografia estava planejando uma unidade de ensino que trataria do tema "O capitalismo e a formação do espaço geográfico mundial". Quais deveriam ser as dimensões procedimentais dos conteúdos a serem apreendidos pelos alunos?
1 - O desenvolvimento de atitudes solidárias para com os povos do mundo.
2 - O início do imperialismo e o liberalismo.
3 - O capitalismo industrial.
4 - Leitura de textos.
5 - Pesquisa, no lugar onde o aluno reside, de alguns elementos da globalização.
Estão corretos:
1 e 2, apenas
4 e 5, apenas.
1,2 e 3, apenas
2, 3 e 5, apenas
1, 2, 4 e 5, apenas.
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O professor de Geografia aplicou, numa turma do Ensino Médio, a seguinte questão:
"Calcule a distância, no mapa, em linha reta, entre as cidades de Uruguaiana e Porto Alegre. Os dados complementares disponíveis são: escala numérica = 1:6.500.000; distância real= 565,5 km."
A resposta correta é:
18,7cm.
9,7cm.
6,5cm
8,7cm
7,7cm.
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