Lista completa de Questões de Geografia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia - Cartografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Dentre as competências e habilidades em Geografia, os PCN estabelecem a Representação e Comunicação. Assinale a alternativa que menciona exemplos dessas competências e habilidades.
Reconhecer e aplicar no cotidiano os conceitos básicos de Geografia.
Ler e analisar mapas e gráficos.
Reconhecer fenômenos espaciais a partir da comparação e interpretação
Comparar as relações entre preservação e degradação da vida na Terra.
Identificar e avaliar o impacto das transformações naturais sociais e econômicas.
Geografia - Cartografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Num mapa político, de escala 1: 1000.000, foram realizadas três medições, a saber: AB= 7,3cm; BC = 8,2cm e CD= 9cm. Quais as distâncias correspondentes, respectivamente, no terreno?
73 km, 82km e 90km.
730km, 820km e 900km
73 m, 82m e 90 m.
23 km, 280 km e 91 km.
71 km, 83 km e 91 km.
Geografia - Cartografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Um dos importantes instrumentos de que dispõe o professor de Geografia para lecionar essa disciplina são as cartas com curvas de nível. Essas curvas servem para:
a representação das isóbaras de superfície.
a identificação das áreas densamente povoadas.
o reconhecimento dos espaços geográficos economicamente desenvolvidos.
a identificação dos compartimentos de relevo.
o traçado das áreas de maior precipitação pluviométrica.
Geografia - Cartografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As distâncias, num mapa político, entre três cidades são as seguintes:
AB= 6,2cm
BC= 7,1cm
CD= 5,0cm
Quais as distâncias respectivamente correspondentes no terreno, se o mapa foi feito numa escala numérica de 1: 500.000 ?
31km, 35,5km e 25km
31km, 25,5km e 15km
30,2km, 71km e 5km
21km,35km e 25km
62 km, 71 km e 50km.
Geografia - Meio Rural - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Observe o esquema a seguir.
Esse esquema corresponde à:
Agricultura de Vazante.
Agricultura Itinerante.
Agricultura de Planalto.
Agricultura de "Plantation".
Agricultura de Exportação.
Geografia - Conferências e Tratados Ambientais - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Um dos temas que vem merecendo destaque, nos últimos anos no ensino de Geografia, é o Protocolo de Kyoto. Esse protocolo trata do (a):
combate ao aquecimento gradual da atmosfera terrestre
combate à utilização, em massa, de armas químicas.
limitação do emprego de armas nucleares por países subdesenvolvidos.
preservação das florestas tropicais, savanas e florestas equatoriais.
proibição da poluição de cursos d'água que atravessam grandes cidades.
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A chuva ácida é um fenômeno que preocupa a humanidade. Sobre este tema, é incorreto afirmar:
A chuva ácida pode alterar severamente as condições do solo, prejudicando o desenvolvimento de diversas espécies vegetais e causando um impacto ambiental negativo.
A chuva ácida resulta da combinação da água da chuva com os óxidos de nitrogênio e de enxofre emitidos pela queima de combustível de veículos.
Quanto mais ácida estiver a chuva, maior será o desequilíbrio causado na composição do solo, em relação à disponibilidade de nutrientes.
Não existe chuva ácida na ausência de atividades humanas
As queimadas de florestas contribuem para o aumento da chuva ácida.
Geografia - Recursos Hídricos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Os rios e riachos que se deslocam sobre a superfície terrestre agrupam-se e formam os padrões de drenagem. Apresentam-se, a seguir, dois tipos de padrões de drenagem, nas figuras A e B.
dendrítico e subparalelo.
anastomosado e paralelo.
radial e retangular.
trançado e dendrítico
dendrítico e retangular.
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A Política Nacional de Meio Ambiente, adotada pelo Brasil, consagra os objetivos da ação governamental em assuntos ambientais. Entre os principais objetivos estão:
1 - acompanhamento do estado da qualidade ambiental.
2 - recuperação de áreas degradadas.
3 - educação ambiental em todos os níveis de ensino
4 - proteção de áreas degradadas
5 - racionalização do uso do solo, subsolo, água e ar.
São verdadeiros os objetivos:
4 e 5, apenas.
2 e 5, apenas.
1, 2 e 3, apenas
2, 3 e 4, apenas.
1, 2, 3, 4 e 5
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A questão ambiental é, sem dúvida, um dos principais temas deste século. Sobre esse assunto, são feitas as seguintes considerações:
1 - a questão ambiental diz respeito aos limites da exploração da natureza pelo homem, suscitando a interrogação sobre a incompatibilidade do progresso econômico com o equilíbrio ecológico da Terra.
2 - o problema ambiental é algo exclusivo do sistema capitalista pois nos países socialistas não havia degradação dos recursos naturais nem crises ambientais.
3 - a transferência de tecnologias novas e menos poluentes poderá constituir-se em uma das alternativas para garantir o desenvolvimento sustentável dos países subdesenvolvidos.
4 - o problema ambiental propõe desafios somente às nações subdesenvolvidas, que fazem um uso desproporcional de recursos naturais finitos.
5 - para fazer frente ao desafio ecológico, um dos enfoques básicos é o da partilha proporcional de responsabilidades entre nações ricas e nações pobres.
Está(ão) correta(s):
apenas 5.
apenas 2 e 5.
apenas 1 e 2
1, 3 e 5
2, 3, 4 e 5.
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