Lista completa de Questões de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No site na internet da Usina Hidroelétrica de Mauá, encontra-se a seguinte informação:
O Consórcio Energético Cruzeiro do Sul é constituído pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) e pela Eletrosul Centrais Elétricas S/A, duas estatais comprometidas com o interesse público e com larga experiência no setor elétrico. A Copel é majoritária no Consórcio, com 51% de participação, e a Eletrosul detém os 49% restantes. Juntas, as empresas arremataram a concessão da Usina Hidrelétrica Mauá, leiloada no dia 10 de outubro de 2006, e adquiriram o direito de construir e operar o empreendimento por um período mínimo de 30 anos.
A partir dessa informação e das normas jurídicas que regulam as concessões de serviços públicos, assinale a alternativa correta.
A legislação brasileira exige licitação prévia para a concessão de serviços públicos, mesmo se a concessão não for precedida de realização de obra pública, e em regra a outorga da concessão se dará com exclusividade.
A inexecução parcial do serviço pela concessionária é hipótese em que a legislação prevê que o poder concedente opte pela imposição da sanção contratual aplicável ou pela promoção da encampação do serviço.
A subconcessão, a transferência da concessão e a transferência do controle acionário são todas situações lícitas, desde que autorizadas pelo poder concedente, sendo que a subconcessão deve ser precedida de nova licitação.
A remuneração do concessionário através da tarifa definida no contrato de concessão pode ser complementada por meio de receitas alternativas, mas os valores auferidos não devem ser direcionados para a redução do nível tarifário.
A participação de consórcio em procedimento licitatório para escolha do concessionário deve ser precedida da celebração do contrato de consórcio, não bastando mero compromisso escrito das futuras consorciadas.
Considerando os domínios morfoclimáticos brasileiros, resultantes da interação entre vários elementos naturais, tais como o relevo e a vegetação, numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.
1. Floresta Ombrófila Densa (Amazônia) ( ) Domínio de planaltos
2. Floresta Ombrófila Mista ( ) Domínio de morros
3. Estepes ( ) Domínio de terras baixas
4. Floresta Ombrófila Densa (Mata Atlântica) ( ) Domínio de chapadões
5. Cerrado ( ) Domínio de coxilhas
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.
4 - 2 - 5 - 1 - 3.
1 - 2 - 3 - 4 - 5.
3 - 2 - 1 - 4 - 5.
2 - 4 - 1 - 5 - 3.
5 - 4 - 3 - 1 - 2.
A partir dos climogramas, considere as seguintes afirmativas:
1. O climograma B caracteriza uma região do semi-árido brasileiro, com escassez de chuva e temperaturas elevadas o ano todo.
2. O climograma C mostra uma situação climática típica de cidades litorâneas do Brasil, onde as chuvas são uniformes o ano todo, devido ao fator latitude.
3. O climograma A é típico da Amazônia, com chuvas abundantes e temperaturas elevadas durante todo o ano.
4. Os climogramas A, B e C caracterizam a tropicalidade do país.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
São características físicas e humanas da região Centro-Oeste do Brasil:
Clima tropical com dupla estacionalidade.
Mata dos cocais e caatingas.
Relevo de serras.
Agricultura de subsistência.
Pecuária com predomínio de avicultura e suinocultura para exportação.
Sobre a indústria brasileira, é correto afirmar:
A indústria nacional, embora seja um setor financeiro desenvolvido, apresenta fragilidades resultantes da infra-estrutura de transportes e energia.
As indústrias de base são controladas pelo Estado por uma questão de segurança nacional.
Nos últimos dez anos, os segmentos de refino de petróleo e produção de álcool foram os que mais perderam em relação ao valor de transformação industrial.
O Sudeste deixou de ser o pólo industrial mais importante do país, tendo em vista a migração de indústrias para o Nordeste.
Os resultados atuais de valorização da moeda brasileira demonstram que não existe mais remessa de lucros das indústrias multinacionais instaladas no Brasil para o exterior.
O êxodo rural, no Paraná, é um fenômeno que se intensificou a partir da década de 70 do século XX. Sobre as suas causas e conseqüências, é correto afirmar:
Uma das conseqüências da vinda do grande contingente populacional do meio rural para Curitiba e Região Metropolitana foi a melhoria significativa do padrão de vida da cidade-pólo.
O êxodo rural foi um dos propulsores da industrialização da Região Metropolitana de Curitiba, que se constitui hoje em uma megalópole.
Uma das causas do êxodo rural foi o programa de governo de financiamento da casa própria, tendo em vista que, no campo, os pequenos agricultores eram agregados.
Os trabalhadores do campo, agregados ou bóias-frias, à medida que envelhecem, migram para Curitiba, influenciando nos índices de envelhecimento da população urbana.
Dentre as causas do êxodo rural no Paraná, destaca-se a mecanização da agricultura, liberando mão-de-obra sem especialização para os centros urbanos.
Sobre conceitos relacionados à demografia e sua aplicação no Brasil, é correto afirmar:
O cálculo da densidade demográfica, definida como o número total de seus habitantes, é feito, anualmente, pelo IPEA.
A relação existente entre o número de habitantes e o espaço por eles ocupado é entendida, contemporaneamente, como neomalthusianismo.
A expectativa de vida do brasileiro, que se traduz pela taxa de vida média, expressa em anos, teve um aumento considerável na última década, revelando que as condições de vida do brasileiro melhoraram de forma significativa.
Ter carteira de trabalho assinada é o que define a população brasileira economicamente ativa.
A taxa de natalidade no Brasil apresenta índices elevados, sendo considerado um dado preocupante em relação à explosão demográfica.
Sobre bacias hidrográficas brasileiras, considere as seguintes afirmativas:
1. Os limites extraterritoriais das grandes bacias hidrográficas brasileiras sujeitam o país a uma série de acordos internacionais para seu uso comum.
2. No Brasil, a Bacia Amazônica abrange uma área de 3,8 km², ou seja, quase a metade do território nacional.
3. Do ponto de vista da navegação e transporte, as bacias hidrográficas mais utilizadas estão na região Sul.
4. O rio São Francisco, de bacia homônima, é considerado o rio da integração nacional, porque serve a diversas regiões do país.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Quanto às redes de drenagem que compõem as bacias hidrográficas no território paranaense, é correto afirmar:
Apresentam baixa densidade hidrográfica.
São temporárias.
São tipicamente exorréicas.
Caracterizam-se pela intermitência.
Têm regime nival.
A partir da figura acima, que representa as regiões geoeconômicas do Brasil, é correto afirmar:
Na região compreendida pelos estados amazônicos, as atividades industriais estão concentradas em Manaus, que representa, nos dias atuais, um importante pólo industrial.
O que define cada uma das regiões geoeconômicas é a homogeneidade do PIB dos seus estados componentes.
A delimitação das regiões geoeconômicas obedece aos limites administrativos de cada estado brasileiro.
A região geoeconômica do Centro-Sul é a mais desenvolvida, devido à proximidade com os outros países que integram o Mercosul.
A região geoeconômica do Nordeste foi delimitada considerando-se os parâmetros de extensão do semi-árido nordestino e o vazio populacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...