Questões de Geografia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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A questão está relacionada ao mapa dos Domínios Morfoclimáticos Brasileiros, de Aziz Ab'Sáber, e aos textos seguintes:

I. esse domínio encontra-se em planaltos de altitude média, variando entre 800 e 1 300 m, revestidos por bosques de diferentes densidades e extensões, inclusive mosaicos de pradarias mistas e bosquetes, ora em galerias ora nas encostas e eventualmente nas cabeceiras de drenagem;
II. área ecológica típica de zona temperada cálida, subúmida, sujeita a uma certa estiagem de fim de ano. É o domínio das colinas, as quais a tradição convencionou chamar de coxilhas;
III. a despeito da rasura das terras baixas regionais e do labirinto hidrográfico nelas embutido ou a elas associado, existem notáveis visuais, no conjunto das paisagens, a partir das pequenas elevações dos tabuleiros e seus terraços.

Os textos I, II e III referem-se, respectivamente, aos domínios indicados no mapa pelos números:

  • A.

    1, 3 e 6.

  • B.

    2, 4 e 5.

  • C.

    3, 2 e 5.

  • D.

    4, 1 e 3.

  • E.

    5, 6 e 1.

A questão está relacionada ao mapa apresentado.

As áreas hachuradas no mapa têm em comum o fato de serem

  • A.

    cinturões orogênicos.

  • B.

    depressões.

  • C.

    núcleos cristalinos arqueados.

  • D.

    planaltos residuais.

  • E.

    planaltos em bacias sedimentares.

Segundo Conti, 1966, as causas da escassez de precipitações, no semi-árido brasileiro,

  • A.

    estão relacionadas à barreira formada pela Chapada do Araripe.

  • B.

    dependem da formação de células de baixa pressão, que dificultam a evaporação.

  • C.

    devem ser procuradas na presença contínua da massa equatorial continental.

  • D.

    são atribuídas a sua localização na faixa intertropical do Globo.

  • E.

    são múltiplas e ainda não inteiramente explicadas.

A questão está relacionada ao mapa e aos textos apresentados a seguir.

I. Do ponto de vista das médias térmicas, esse clima se caracteriza por apresentar valores anuais quase sempre inferiores a 18º C, com variações determinadas pela altitude e proximidade do mar. A amplitude térmica é mais acentuada que no restante do país.
II. Nessa área, as temperaturas médias anuais estão acima dos 18º C e há uma nítida alternância entre estação seca e chuvosa. Na maior parte do país as chuvas ocorrem entre outubro e março e a seca, de abril a setembro.

Os textos I e II referem-se aos tipos climáticos indicados no mapa, respectivamente, pelos números

  • A.

    1 e 5.

  • B.

    3 e 2.

  • C.

    4 e 6.

  • D.

    5 e 1.

  • E.

    6 e 3.

Em uma sala de aula do 3.° e 4.º ciclos do ensino fundamental, o professor de Geografia propõe uma atividade de leitura de mapas. Como avaliação da atividade, o professor pode considerar que o aluno realizou aquisições complexas se ele

  • A.

    soube reconhecer os pontos cardeais e encontrou as coordenadas de um ponto.

  • B.

    leu uma carta regional simples e explicou a localização de um fenômeno por correlação entre duas cartas.

  • C.

    conseguiu calcular a altitude de um ponto e a distância deste em relação a outro ponto.

  • D.

    mediu corretamente uma determinada distância sobre uma carta a partir de uma escala numérica.

  • E.

    diferenciou declives, reconheceu e situou as formas de relevo e de utilização do solo.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, de modo geral, enfatizam a necessidade de o professor trabalhar com a realidade próxima do aluno no processo de construção do conhecimento em sala de aula. No caso da Geografia, por exemplo, pode-se trabalhar com

  • A.

    a realização de visitas às prefeituras e/ou câmaras municipais, além de promover palestras com autoridades do poder público, para que os alunos compreendam noções de cidadania, direitos e deveres.

  • B.

    a construção de mapas mentais, para conhecer o nível de consciência espacial dos alunos, além de possibilitar a introdução de elementos da linguagem cartográfica, como escala, legenda e orientação.

  • C.

    a exposição de conceitos fundamentais, como espaço, lugar e território, de forma abstrata, para desenvolver nos alunos a capacidade de realizar análises complexas sobre o seu espaço vivido.

  • D.

    mapas topográficos em escala detalhada (1:10.000), que permitirão aos alunos uma visão objetiva de seu espaço próximo, com a possibilidade de introdução de noções como o uso do solo urbano e o impacto ambiental.

  • E.

    atividades ao ar livre, como passeios no entorno da unidade escolar e/ou praças próximas, sobre as quais os alunos poderão desenvolver noções de lateralidade e reversibilidade.

Considere o mapa apresentado.

Assinale a alternativa que indica a ausência de um elemento fundamental na construção desse mapa.

  • A.

    As coordenadas geográficas, que apresentariam a correta localização deste espaço no globo terrestre.

  • B.

    A legenda, que é fundamental para a compreensão das informações codificadas como símbolos no mapa.

  • C.

    Os pontos cardeais, fundamentais para a orientação no processo de leitura das informações apresentadas.

  • D.

    As curvas de nível, pois este é uma mapa topográfico, que serve para representar elementos da natureza.

  • E.

    A visão tridimensional, normalmente utilizada em mapas de uso cotidiano em áreas urbanas ou lugares turísticos.

De acordo com Maria Elena Simielli, 1999, a alfabetização cartográfica deve se iniciar nos dois primeiros ciclos do ensino fundamental. Espera-se que, ao final do segundo ciclo, o aluno tenha desenvolvido noções de

  • A.

    proporção e escala.

  • B.

    correlação e dedução.

  • C.

    rede viária e hidrografia.

  • D.

    planta e croqui.

  • E.

    rotação e translação.

Segundo Oliveira, 1999, o campo brasileiro apresenta uma situação contraditória, pois ocorre simultaneamente

  • A.

    o aumento das áreas de pastagens e das terras improdutivas.

  • B.

    a diminuição dos latifúndios e dos minifúndios.

  • C.

    o crescimento da mecanização e do trabalho manual.

  • D.

    o aumento do trabalho assalariado e do trabalho familiar.

  • E.

    o crescimento do arrendamento e da parceria.

Considere as seguintes afirmações sobre a violência no campo, no Brasil:
I. na região do Bico do Papagaio, a implantação de grandes projetos agropecuários gerou grande número de conflitos entre fazendeiros e posseiros;
II. na Amazônia, surgiu a peonagem ou "escravidão branca" como relação de trabalho em vários empreendimentos agropecuários;
III. os conflitos no campo tiveram início na década de 1980 quando a ditadura militar buscava criar um projeto de ocupação efetiva da Amazônia;
IV. nas outras regiões brasileiras, de povoamento mais antigo, não existem os conflitos de terra, pois a estrutura fundiária já está cristalizada.

Está correto somente o que se afirma em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II e III.

  • E.

    III e IV.

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