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Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A questão está relacionada ao mapa dos Domínios Morfoclimáticos Brasileiros, de Aziz Ab'Sáber, e aos textos seguintes:
I. esse domínio encontra-se em planaltos de altitude média, variando entre 800 e 1 300 m, revestidos por bosques de diferentes densidades e extensões, inclusive mosaicos de pradarias mistas e bosquetes, ora em galerias ora nas encostas e eventualmente nas cabeceiras de drenagem;
II. área ecológica típica de zona temperada cálida, subúmida, sujeita a uma certa estiagem de fim de ano. É o domínio das colinas, as quais a tradição convencionou chamar de coxilhas;
III. a despeito da rasura das terras baixas regionais e do labirinto hidrográfico nelas embutido ou a elas associado, existem notáveis visuais, no conjunto das paisagens, a partir das pequenas elevações dos tabuleiros e seus terraços.
Os textos I, II e III referem-se, respectivamente, aos domínios indicados no mapa pelos números:
1, 3 e 6.
2, 4 e 5.
3, 2 e 5.
4, 1 e 3.
5, 6 e 1.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A questão está relacionada ao mapa apresentado.
As áreas hachuradas no mapa têm em comum o fato de serem
cinturões orogênicos.
depressões.
núcleos cristalinos arqueados.
planaltos residuais.
planaltos em bacias sedimentares.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Segundo Conti, 1966, as causas da escassez de precipitações, no semi-árido brasileiro,
estão relacionadas à barreira formada pela Chapada do Araripe.
dependem da formação de células de baixa pressão, que dificultam a evaporação.
devem ser procuradas na presença contínua da massa equatorial continental.
são atribuídas a sua localização na faixa intertropical do Globo.
são múltiplas e ainda não inteiramente explicadas.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A questão está relacionada ao mapa e aos textos apresentados a seguir.
I. Do ponto de vista das médias térmicas, esse clima se caracteriza por apresentar valores anuais quase sempre inferiores a 18º C, com variações determinadas pela altitude e proximidade do mar. A amplitude térmica é mais acentuada que no restante do país.
II. Nessa área, as temperaturas médias anuais estão acima dos 18º C e há uma nítida alternância entre estação seca e chuvosa. Na maior parte do país as chuvas ocorrem entre outubro e março e a seca, de abril a setembro.
Os textos I e II referem-se aos tipos climáticos indicados no mapa, respectivamente, pelos números
1 e 5.
3 e 2.
4 e 6.
5 e 1.
6 e 3.
Geografia - Educação em Geografia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Em uma sala de aula do 3.° e 4.º ciclos do ensino fundamental, o professor de Geografia propõe uma atividade de leitura de mapas. Como avaliação da atividade, o professor pode considerar que o aluno realizou aquisições complexas se ele
soube reconhecer os pontos cardeais e encontrou as coordenadas de um ponto.
leu uma carta regional simples e explicou a localização de um fenômeno por correlação entre duas cartas.
conseguiu calcular a altitude de um ponto e a distância deste em relação a outro ponto.
mediu corretamente uma determinada distância sobre uma carta a partir de uma escala numérica.
diferenciou declives, reconheceu e situou as formas de relevo e de utilização do solo.
Geografia - Educação em Geografia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, de modo geral, enfatizam a necessidade de o professor trabalhar com a realidade próxima do aluno no processo de construção do conhecimento em sala de aula. No caso da Geografia, por exemplo, pode-se trabalhar com
a realização de visitas às prefeituras e/ou câmaras municipais, além de promover palestras com autoridades do poder público, para que os alunos compreendam noções de cidadania, direitos e deveres.
a construção de mapas mentais, para conhecer o nível de consciência espacial dos alunos, além de possibilitar a introdução de elementos da linguagem cartográfica, como escala, legenda e orientação.
a exposição de conceitos fundamentais, como espaço, lugar e território, de forma abstrata, para desenvolver nos alunos a capacidade de realizar análises complexas sobre o seu espaço vivido.
mapas topográficos em escala detalhada (1:10.000), que permitirão aos alunos uma visão objetiva de seu espaço próximo, com a possibilidade de introdução de noções como o uso do solo urbano e o impacto ambiental.
atividades ao ar livre, como passeios no entorno da unidade escolar e/ou praças próximas, sobre as quais os alunos poderão desenvolver noções de lateralidade e reversibilidade.
Geografia - Cartografia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Considere o mapa apresentado.
Assinale a alternativa que indica a ausência de um elemento fundamental na construção desse mapa.
As coordenadas geográficas, que apresentariam a correta localização deste espaço no globo terrestre.
A legenda, que é fundamental para a compreensão das informações codificadas como símbolos no mapa.
Os pontos cardeais, fundamentais para a orientação no processo de leitura das informações apresentadas.
As curvas de nível, pois este é uma mapa topográfico, que serve para representar elementos da natureza.
A visão tridimensional, normalmente utilizada em mapas de uso cotidiano em áreas urbanas ou lugares turísticos.
Geografia - Cartografia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
De acordo com Maria Elena Simielli, 1999, a alfabetização cartográfica deve se iniciar nos dois primeiros ciclos do ensino fundamental. Espera-se que, ao final do segundo ciclo, o aluno tenha desenvolvido noções de
proporção e escala.
correlação e dedução.
rede viária e hidrografia.
planta e croqui.
rotação e translação.
Geografia - Meio Rural - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Segundo Oliveira, 1999, o campo brasileiro apresenta uma situação contraditória, pois ocorre simultaneamente
o aumento das áreas de pastagens e das terras improdutivas.
a diminuição dos latifúndios e dos minifúndios.
o crescimento da mecanização e do trabalho manual.
o aumento do trabalho assalariado e do trabalho familiar.
o crescimento do arrendamento e da parceria.
Geografia - Meio Rural - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Considere as seguintes afirmações sobre a violência no campo, no Brasil:
I. na região do Bico do Papagaio, a implantação de grandes projetos agropecuários gerou grande número de conflitos entre fazendeiros e posseiros;
II. na Amazônia, surgiu a peonagem ou "escravidão branca" como relação de trabalho em vários empreendimentos agropecuários;
III. os conflitos no campo tiveram início na década de 1980 quando a ditadura militar buscava criar um projeto de ocupação efetiva da Amazônia;
IV. nas outras regiões brasileiras, de povoamento mais antigo, não existem os conflitos de terra, pois a estrutura fundiária já está cristalizada.
Está correto somente o que se afirma em
I e II.
I e III.
I e IV.
II e III.
III e IV.
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