Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que concerne à execução de obras de construção civil e a projetos de arquitetura, estruturais e de instalações, julgue os itens subsequentes.
O sistema construtivo para lajes mistas, também conhecidas como steel deck, é feito de aço estrutural e apresenta, em sua geometria, ranhuras que garantem o contato do concreto com o aço.
Considerando que, na indústria do petróleo, os trabalhos do segmento upstream são iniciados essencialmente com atividades de geofísica, julgue os itens seguintes.
O fluxo de trabalhos de geofísica, para subsidiar uma locação de poço, possui as etapas de levantamento ou aquisição, de processamento e de interpretação de dados. A etapa de interpretação é realizada, na maioria das vezes, pelo geólogo.A adsorção, a extração sólido-líquido e a troca iônica são operações classificadas como operações unitárias de transferências de
calor e massa.
quantidade de movimento.
massa.
calor.
Nos estudos geomorfológicos voltados para o controle de erosão dos solos, a densidade de drenagem (DD) relação entre comprimento total da drenagem e área total da bacia é um parâmetro importante que deve ser considerado, uma vez que fornece indícios sobre a intensidade com que uma área está sendo dissecada. Considere duas bacias hidrográficas hipotéticas A e B com as seguintes características:
Bacia A: comprimento total da drenagem = 150 metros; área = 1,5 km2;
Bacia B: comprimento total da drenagem = 1.500 metros; área = 15 km2.
Das opções abaixo, assinale a correta.
A densidade de drenagem da Bacia A é maior que a da Bacia B.
A unidade de medida de DD é dada em unidades de área.
Bacias com predomínio de drenagens com padrão dendrítico normalmente apresentam valores de DD maiores que bacias com predomínio de drenagens com padrão radial.
DD com valor unitário significa que a bacia é circular.
Valores elevados de DD indicam que a bacia é bem drenada (drenagem superficial).
O solo altamente evoluído, laterizado, rico em argilominerais 1:1 e oxi-hidróxidos de ferro e alumínio é denominado:
gleissolo;
espodossolo;
latossolo;
argissolo;
cambissolo.
No que concerne à execução de obras de construção civil e a projetos de arquitetura, estruturais e de instalações, julgue os itens subsequentes.
O gesso, material muitas vezes utilizado como revestimento de tetos e paredes, pode ser aplicado por projeção mecânica da pasta de gesso.
Ainda acerca do segmento upstream, julgue os itens subsequentes.
No futuro, a ANP deverá realizar licitações de blocos terrestres para explorar, como fonte alternativa, o gás de folhelhos (shale gas). Essa rocha atua no sistema petrolífero ora como geradora, ora como selante (parte da trapa) e ora como reservatório.
Acerca das técnicas de remediação, assinale a opção correta.
A técnica de precipitação é um método químico de remediação de águas superficiais e subterrâneas, bem como de efluentes contaminados com metais pesados. O processo consiste na adição de compostos químicos que alteram o estado físico dos metais, levando à formação de compostos insolúveis.
O uso de técnicas de biorremediação para a degradação de contaminantes pelos microrganismos por respiração anaeróbia requer a presença no solo de receptores de elétrons como oxigênio, nitratos, sulfatos e dióxido de carbono.
Os processos de remediação por bombeamento consistem basicamente no bombeamento de água limpa no solo, sob pressão, através de canais de distribuição com o intuito de remover o contaminante por meio de sua solubilização na água. A água contendo o contaminante é coletada e posteriormente tratada por técnicas ex situ.
A técnica de remediação air sparging consiste na injeção de vapor de água na zona saturada do solo, para transferir contaminantes orgânicos de alto peso molecular da fase aquosa à fase vapor.
Uma das modelagens mais conhecidas de erosão de solos é a Equação Universal de Perda de Solo (EUPS). Ela é uma equação empírica dada por:
PS = R K L S C P
em que:
PS = perda de solo (unidades em t.ha-1.ano-1);
R = erosividade da chuva;
K = erodibilidade do solo;
L = comprimento da encosta;
S = declividade da encosta;
C = uso e manejo do solo.
O fator P refere-se a:
práticas conservacionistas do solo.
profundidade do solo.
permeabilidade do solo.
pedregosidade do solo.
proporção relativa de materiais orgânico e mineral.
Os movimentos de massa são classificados de acordo com:
permeabilidade, declividade e a natureza do movimento;
a natureza do material, permeabilidade e a declividade;
velocidade do movimento, porosidade e a declividade;
a porosidade, permeabilidade e a natureza do movimento;
a natureza do material, velocidade do movimento e a natureza do movimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...