Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca de projetos de instalações pluviais e de estudos ambientais, julgue os itens que se seguem.
A licença ambiental de operação é obtida apenas depois de concedidas a licença prévia e a de instalação.
Acerca de comportamento pluviométrico, julgue os próximos itens.
A precipitação associada à orografia resulta da condensação decorrente da ascensão de massas de ar quentes e úmidas a barlavento de barreiras naturais.
Em 2005, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou um novo sistema brasileiro de classificação de solos (2ª versão). Sobre os solos brasileiros, assinale a opção incorreta.
Neossolos Quartzarênicos são solos arenosos, profundos e compostos essencialmente de quartzo.
Latossolos Vermelhos são os solos predominantes do bioma Cerrado e a sua coloração avermelhada é devido ao mineral hematita.
As três subordens dos Argissolos são Húmicos, Flúvicos e Háplicos.
Neossolos não possuem horizonte B.
Gleissolos são permanentemente ou periodicamente saturados com água.
(a) por tombamento; (b) em cunha; (c) planar; (d) arredondada;
(a) planar; (b) em cunha; (c) por tombamento; (d) circular;
(a) planar; (b) em cunha; (c) por tombamento; (d) por queda de bloco;
(a) por queda de bloco; (b) em cunha; (c) planar; (d) circular;
(a) por queda de bloco; (b) planar; (c) por tombamento; (d) arredondada.
A respeito de projetos de portos de hidrovias e de pontes, bem como de infraestrutura civil para transmissão de energia elétrica, julgue os itens seguintes.
As obras de transmissão elétrica devem abranger projetos relativos a traçado, linha de transmissão, torres de alta tensão, fundações, subestações elevatórias e rebaixadas e edificações.
Formação Furnas, Grupo Itararé, Formação Aquidauana, Grupo Guatá e Grupo Passa Dois são constituídos por extensos pacotes de rochas sedimentares presentes no Estado de São Paulo, formados em ambiente preponderantemente marinho, da Era
Mesozoica.
Pré-Cambriana.
Cenozoica.
Paleozoica.
Arqueana.
A figura acima destaca uma informação do censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revela desigualdade na distribuição da população brasileira entre campo e cidade ao longo dos anos. Com relação a esse assunto e considerando o gráfico acima, julgue os itens a seguir.
A modernização da agropecuária, ocorrida a partir da segunda metade do século XX, reduziu a oferta de postos de trabalho no campo, o que ocasionou maior concentração da população nas cidades.
Em relação a cartas de riscos geológicos, assinale a opção correta.
Devem representar a situação potencial (suscetibilidade), uma vez que a confecção dessas cartas são demoradas e os eventos geológicos de alto risco possuem elevado dinamismo.
Devem ser elaboradas em escalas 1:5.000 ou superiores, uma vez que as zonas de risco devem ser identificadas com elevada acurácia nas cartas.
A legenda deve informar as unidades cronoestratigráfi - cas da área de estudo.
Riscos elevados, médios e baixos devem ser representados pelas cores vermelha, amarela e verde nas cartas de riscos geológicos.
Os diferentes níveis de riscos podem ser representados na forma de polígonos (regiões), linhas (trechos) ou pontos (moradias).
A espacialização de informações em SIGs é cada vez mais usada como ferramenta para gestão de uso e ocupação das terras. Sobre o tema Geodiversidade, muitos autores têm buscado uma metodologia que possa representá-la. No Mapa da Geodiversidade do Brasil, o Serviço Geológico do Brasil SGB utilizou-se de um sistema de banco de dados georreferenciado. No que se refere ao Mapa da Geodiversidade do Brasil, obtido segundo a metodologia do SGB, NÃO é correto afirmar que:
as bases utilizadas foram: geologia, estruturas, modelo digital do terreno, mosaico de imagens de satélite e mapa de drenagem;
quanto à litologia, foram separados os seguintes níveis básicos de informação: tipo de rocha, grau de coesão, tamanho dos grãos, textura, geometria e expressividade do corpo rochoso, deformação, estruturas, posicionamento tectônico, entre outros;
foram utilizadas informações temáticas de infraestrutura, recursos minerais, unidades de conservação, dados da rede hidrológica e de água subterrânea, áreas pela mineração, informações da Zona Econômica Exclusiva da Plataforma Continental (ZEE), gasodutos e oleodutos, dados paleontológicos e geoturísticos;
a escala do mapa resultante foi de 1:1.000.000, onde foram identificados 23 domínios geológico-ambientais, subdivididos em 108 unidades geológico-ambientais;
foram identificados domínios e sua unidades geológico-ambientais, segmentadas segundo a influência da geologia nas adequabilidades limitações e potencialidades frente ao uso e ocupação, relacionando-a a obras, agriculturas, fontes poluidoras, recursos hídricos subterrâneos, potencial mineral, aspectos ambientais e potencial turístico.
A respeito de projetos de portos de hidrovias e de pontes, bem como de infraestrutura civil para transmissão de energia elétrica, julgue os itens seguintes.
O projeto de ponte é composto por desenho representativo da geometria da estrutura, fundações, detalhes relativos a formas, armaduras e protensões e definição das taxas de armadura em relação ao concreto e, em relação a cada elemento da estrutura, devem constar detalhes de drenagem, obras complementares, detalhes dos aparelhos de apoio, juntas de dilatação, iluminação, sinalização, especificações técnicas, critérios de medição e memorial descritivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...