Questões sobre Treinamento e Desenvolvimento

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Acerca de gestão de pessoas, julgue o próximo item.


Para capacitação de pessoas em organizações, pode-se fazer uso de videoconferências, programas de realidade virtual, jogos e simulações.

Um treinamento pode ser aplicado para um aperfeiçoamento técnico ou comportamental. Uma organização treina seus funcionários objetivando alguns resultados. Assinale a alternativa que não apresenta resultado com treinamentos.

    A) Aumento de produtividade

    B) Otimização da eficiência

    C) Aumento do Turn-over

    D) Melhoria do clima organizacional

    E) Aumento da motivação pessoal

Sobre os objetivos específicos da área de treinamento de uma organização, analise as afirmativas abaixo:
I. Treinamento tem como objetivo específico a formação profissional, tem como meta alcançar um grau ideal de capacidade laboral para determinada profissão.
II. Treinamento tem como objetivo específico a especialização, oferecendo ao treinando um campo de conhecimento ou prática específica dentro da área de trabalho para otimização dos resultados.
III. Treinamento tem como objetivo específico a reciclagem, que tem como finalidade básica rever conceitos, conhecimentos ou práticas de trabalho, renovando-os ou atualizando-os de acordo com as necessidades.
Assinale a alternativa correta.

    A) Apenas as afirmativas II e III estão corretas

    B) As afirmativas I, II e III estão corretas

    C) Apenas a afirmativa I está correta

    D) Apenas a afirmativa II está correta

    E) Apenas a afirmativa III está correta

Segundo Salas, as organizações sabem que, para serem viaveis e competitivas nesta ? “planície”, elas precisam ser coleções de habilidades adaptáveis em sua força de trabalho e ter empregados, executivos e gestores com conhecimentos e habilidades atualizados. Com base nas teorias e nas políticas de desenvolvimento organizacional, julgue o item.


A educação é direcionada à atuação do funcionário no cargo atual, já o treinamento prepara os indivíduos para que desempenhem atividades em um futuro breve.

Segundo Salas, as organizações sabem que, para serem viaveis e competitivas nesta ? “planície”, elas precisam ser coleções de habilidades adaptáveis em sua força de trabalho e ter empregados, executivos e gestores com conhecimentos e habilidades atualizados. Com base nas teorias e nas políticas de desenvolvimento organizacional, julgue o item.


O treinamento e o desenvolvimento são ações voltadas para o crescimento profissional do funcionário e precisam estar alinhados ao trabalho desempenhado na organização.

Segundo Salas, as organizações sabem que, para serem viaveis e competitivas nesta ? “planície”, elas precisam ser coleções de habilidades adaptáveis em sua força de trabalho e ter empregados, executivos e gestores com conhecimentos e habilidades atualizados. Com base nas teorias e nas políticas de desenvolvimento organizacional, julgue o item.


Os elementos que compõem o sistema de treinamento, desenvolvimento e educação são a avaliação de necessidades, o planejamento, a execução e a avaliação, que mantêm entre si trocas constantes de informações e resultados.

Segundo Salas, as organizações sabem que, para serem viaveis e competitivas nesta ? “planície”, elas precisam ser coleções de habilidades adaptáveis em sua força de trabalho e ter empregados, executivos e gestores com conhecimentos e habilidades atualizados. Com base nas teorias e nas políticas de desenvolvimento organizacional, julgue o item.


As organizações atuais não se preocupam apenas com o treinamento e o desenvolvimento do seu colaborador, mas também com o processo de transferência de conhecimento nos diferentes níveis da empresa.

Com relação ao desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.

As trilhas de aprendizagem são tipos de treinamentos socioemocionais voltados para o desenvolvimento de competências humanas somente a longo prazo em profissionais que atuam na gestão de pessoas.

Com relação a treinamento, desenvolvimento de pessoas e organizações de aprendizagem, julgue o item a seguir.
Como estratégia positiva e diferenciada de gestão de pessoas, muitas organizações dizem realizar a gestão de talentos, fazendo referência a todos os trabalhadores e suas respectivas competências, contudo essa estratégia apresenta equívocos, uma vez que, por definição, nem todos os trabalhadores podem ser designados como talentos.

Com relação a treinamento, desenvolvimento de pessoas e organizações de aprendizagem, julgue o item a seguir.

As organizações que aprendem são aquelas que investem nos seus trabalhadores para que eles tenham domínio pessoal do próprio aprender, desenvolvam modelos mentais que os auxiliem a colocar em prática esse aprendizado e, além disso, saibam fomentar visões partilhadas da missão da organização, aprendizagem em grupo e pensamento sistêmico.

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