Questões de Governança de TI da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Governança de TI da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à MPS.BR, julgue o item subsequente.


O processo de gerenciamento de projetos prevê que a partir do nível F seja estabelecida uma estratégia para gerenciamento dos riscos.

Julgue o próximo item, a respeito dos fundamentos de COBIT 5.


O COBIT divide os processos de governança e gestão de TI da organização em dois domínios, e inclui um modelo de referência de processo no qual a gestão é responsável pelo desenvolvimento, pela execução e pelo monitoramento das atividades, em consonância com a direção definida pelo órgão.

Julgue o próximo item, a respeito dos fundamentos de COBIT 5.


O COBIT aborda a governança e gestão da informação correlata a partir da perspectiva de toda a organização, ou seja, o sistema de governança corporativa de TI proposto pelo COBIT integra-se perfeitamente em qualquer sistema de governança, de modo que o COBIT permite regular e controlar tecnologias afins onde quer que essas informações possam ser processadas.

Julgue o seguinte item, relativo a fundamentos da ITIL v3.


A central de serviços, importante função da ITIL, além de ser o ponto focal com o usuário de tecnologia da informação (TI), é responsável por fornecer habilidades técnicas para o suporte de serviços de TI e o gerenciamento de infraestrutura de TI.

Julgue o seguinte item, relativo a fundamentos da ITIL v3.


A ITIL não possui processo específico que realize gerenciamento financeiro, da contabilidade ou de cobrança de um provedor de serviço de tecnologia da informação (TI); no entanto, no desenvolvimento do caso de negócio, é viável incluir informações sobre custos e benefícios financeiros acerca dos serviços de TI envolvidos.

Com relação ao plano de continuidade de negócios, a assinatura digital e a auditoria, julgue o item a seguir.


São objetivos da auditoria a revisão e o exame independentes de registros e atividades do sistema, para testar a adequabilidade dos controles desse sistema, de modo a verificar se há obediência às políticas e aos procedimentos estabelecidos.

Assinale a opção que indica, no contexto do desenho do serviço da ITIL, o valor da disponibilidade semanal de um serviço acordado para funcionar por 8 horas diárias, de segunda à sexta-feira, mas que esteve fora do ar durante 4 horas nessa semana.

    A) 10,0%

    B) 50,0%

    C) 51,4%

    D) 64,0%

    E) 90,0%

No gerenciamento da estratégia dos serviços da ITIL, é preciso fornecer valor para o cliente na forma de serviços de TI. Na criação de valor de negócio de um serviço de TI, devem-se combinar

    A) garantia e utilidade.

    B) funcionalidade e entrega.

    C) pessoas e processos.

    D) provedores de serviço e unidades de serviço compartilhadas.

    E) recursos e habilidades.

De acordo com a ITIL v3, a etapa de identificação e qualificação adequada dos clientes do serviço, assim como de suas necessidades, refere-se ao estágio de vida do serviço de TI denominado

    A) estratégia de serviço.

    B) desenho de serviço.

    C) transição de serviço.

    D) operação de serviço.

    E) melhoria contínua de serviço.

O Programa MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro)

    A) opõe-se à NBR ISO/IEC 12207 no que se refere ao Modelo de Referência MPS para Software, guiando-se pelo RUP (rational unified process).

    B) tem atenção às micro, pequenas e médias empresas brasileiras, por isso é incompatível com o CMMI-DEV.

    C) tem foco restrito na busca de qualidade de desenvolvimento nas empresas privadas de médio e pequeno porte.

    D) tem como objetivo o aumento da competitividade das organizações pela melhoria de seus processos.

    E) possui como componente o Modelo de Referência para Software (MR-MPS-SW), cuja base técnica é a ISO/IEC 20000.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...