Questões de Governança de TI da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Governança de TI da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo os níveis de maturidade do MR-MPS-SW, atingir o nível D é uma combinação entre processos e sua capacidade. Sabendo-se que AP é atributo de processo, isso significa que

    A) deve-se implementar o processo gerência de riscos e satisfazer os AP do 1.1 ao 2.2.

    B) os processos gerência de configuração e gerência de recursos humanos não devem ser implementados.

    C) devem ser implementados no máximo cinco processos.

    D) todos os processos dos níveis G, F, E e D devem ser implementados e os AP do 1.1 ao 4.2 devem ser satisfeitos.

    E) deve-se implementar o processo desenvolvimento de requisitos e satisfazer os AP do 1.1 ao 3.2.

De acordo com o MPS.BR (Guia Geral MPS de Software), se houver a implementação completa do atributo de processo (AP) 3.1 — “O processo é definido” —, e o processo medição atingir o nível C, isso significa que

    A) o processo será objeto de análise de desempenho, selecionado a partir do conjunto de processos padrão da organização e das necessidades de informação dos usuários.

    B) são identificados métodos adequados para monitorar a efetividade e adequação do processo.

    C) os objetivos quantitativos para qualidade e desempenho do processo da organização foram definidos e estão alinhados às necessidades de informação e aos objetivos de negócio.

    D) os objetivos de medição do processo foram definidos a partir das necessidades de informação.

    E) os relacionamentos mensuráveis entre elementos do processo que contribuem para o desempenho do processo são identificados.

O processo responsável por compartilhar perspectivas, ideias, experiência e informações, assim como por garantir que elas estejam disponíveis no lugar certo e no momento certo, com vistas a apoiar todas as atividades do processo e facilitar a tomada de decisão, é denominado

    A) gerenciamento de processos de negócio, tanto na ITIL v3 quanto no COBIT 5.

    B) gerenciamento de portfólio, tanto na ITIL v3 quanto no COBIT 5.

    C) gerenciamento de conhecimento, na ITIL v3, e gerenciar o conhecimento, no COBIT 5.

    D) gerenciamento de qualidade, na ITIL v3, e gerenciar a qualidade, no COBIT 5.

    E) gerenciamento de catálogo, na ITIL v3, e gerenciar o catálogo, no COBIT 5.

O COBIT 5 sugere um modelo de referência que define e descreve processos, agrupando-os em domínios. Assinale a opção que apresenta o domínio de abrangência estratégica e tática que identifica as formas pelas quais a TI pode contribuir melhor para o atendimento dos objetivos de negócio, envolvendo comunicação e gerenciamento em diversas perspectivas.

    A) governança

    B) construir, adquirir e implementar

    C) entrega, serviço e suporte

    D) monitorar, avaliar e analisar

    E) alinhar, planejar e organizar

Assinale a opção que apresenta a disciplina que, no COBIT 5, garante que as necessidades, condições e opções das partes interessadas sejam avaliadas para determinar objetivos corporativos balanceados e acordados a serem atingidos, estabelecendo prioridades, tomando decisões e monitorando o desempenho e a conformidade em relação à direção e aos objetivos acordados.

    A) gerenciamento

    B) abordagem holística

    C) necessidades das partes interessadas

    D) governança

    E) habilitadores da governança

A respeito do processo responsável por gerenciar as alterações de maneira controlada, incluindo alterações padrão e manutenção de emergência relacionadas a processos de negócios, aplicativos e infraestrutura, assinale a opção correta, à luz da ITIL v3 e do COBIT 5.

    A) Na ITIL, há o processo gerenciamento de mudanças, que lida com as mudanças e a mitigação do risco de impactar negativamente a estabilidade ou a integridade do ambiente alterado. O COBIT, por ter foco na governança, não tem processo específico para tal fim.

    B) No COBIT, há o processo gerenciamento de mudança, que visa gerenciar as alterações de maneira controlada, incluindo alterações padrão e manutenção de emergência relacionadas a aplicativos e infraestrutura. A ITIL, por ter foco no gerenciamento de serviços, não tem processo específico para o tal fim.

    C) Na ITIL, na transição de serviços, e no COBIT, em construir, adquirir e implementar, há processo específico que visa controlar o ciclo de vida das mudanças, permitindo que elas sejam feitas com o mínimo de interrupção dos serviços de TI.

    D) Não há processos específicos que gerenciem a mudança na ITIL nem no COBIT, mas há processo que subsidia as mudanças. No COBIT e na ITIL, as mudanças são indiretamente gerenciadas, respectivamente, por gerenciar ativos e por gerenciamento de ativos e da configuração.

    E) Nem a ITIL nem o COBIT gerenciam as mudanças, porque a ITIL tem foco na evolução de serviços de TI e o COBIT, na governança de TI.

No que se refere ao processo para identificação, avaliação e controle de riscos em uma organização, assinale a opção correta, à luz da ITIL v3 e do COBIT 5.

    A) No COBIT, há processo específico para identificar, avaliar e reduzir continuamente os riscos relacionados à TI alinhados aos direcionamentos da organização. Diferentemente, a ITIL não possui um processo específico para o mesmo fim na transição de serviços.

    B) Na ITIL, há o processo gerenciar riscos no desenho de serviços, e, no COBIT, há processo de mesmo nome no domínio APO (alinhar, planejar e organizar).

    C) Na ITIL, especificamente na estratégia, há o processo gerenciamento da segurança da informação, cujo objetivo é identificar, avaliar e reduzir continuamente os riscos relacionados à TI. No COBIT, não há processo com esse objetivo.

    D) Tanto a ITIL quanto o COBIT possuem processo para gerenciar os riscos: no COBIT, chama-se garantir a otimização de riscos; na ITIL, chama-se gerenciamento de riscos da TI. Ambos encontram-se na publicação referente à estratégia.

    E) Não há no COBIT nem na ITIL processo específico que trate de risco; o que há em ambos são processos que gerenciam a segurança da informação alinhados aos objetivos da TI.

Na ITIL v3, associadas ao processo de disponibilidade, estão definidas métricas como:

• tempo médio entre falhas (TMEF);

• tempo médio entre incidentes de serviço (TMEIS);

• tempo médio para restaurar serviço (TMRS);

• tempo médio para reparo (TMPR).

A respeito de tais métricas, é correto afirmar que

    A) TMPR mede o tempo para reparar um serviço de TI, incluindo o tempo necessário para recuperar ou restaurar o serviço.

    B) TMEIS é o resultado da soma de TMEF com TMRS.

    C) TMPR é o resultado da subtração de TMEF e TMRS.

    D) TMEIS é menor que TMRS e maior que TMEF.

    E) TMEF é o tempo médio entre o momento em que um sistema ou serviço de TI falha até a sua próxima falha.

Para cada novo serviço de TI, mudança importante ou obsolescência de serviço de TI, a ITIL v3 recomenda produzir um documento que defina todos os aspectos do serviço de TI, incluindo-se seus requisitos em cada fase do seu ciclo de vida. Esse documento é

    A) o pacote de desenho de serviço.

    B) o pacote de nível de serviço.

    C) a requisição de mudança.

    D) o acordo de nível de serviço.

    E) a análise de impacto no negócio.

No que se refere a governança de TI, COBIT 2019 e ITIL 4, julgue os itens a seguir.


No ciclo de vida, o estágio desenho do serviço é definido pela ITIL 4 como o desenho dos serviços de TI apropriados e inovadores, incluídas suas arquiteturas, seus processos, suas políticas e sua documentação, para atender os requisitos de negócio atuais e futuros.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...