Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre as ondas revolucionárias europeias do século XIX, analise as afirmativas abaixo e marque a resposta correta.
I. A fase revolucionária francesa encerrada com a derrota de Napoleão Bonaparte e com o Congresso de Viena foi suficiente para aniquilar as bases do poder aristocrático francês, o que favoreceu a ocorrência dos movimentos burgueses de 1830 e 1848 na França.
II. Uma das características mais decisivas da fase revolucionária europeia de 1848 foi a redução da escala geográfica da revolução em comparação com a grande revolução de 1789.
III. A primeira leva revolucionária europeia pós-Napoleão ocorreu em nações que não ocupavam as posições centrais de poder no contexto continental do período.
Sobre o processo de colonização europeia no continente africano, analise as afirmativas abaixo e marque a resposta correta.
I. O grande ponto de interesse das nações europeias envolvidas no processo de colonização do continente africano foi o controle das bacias comerciais dos rios Níger e Congo.
II. A criação do Estado Livre do Congo, de iniciativa de Leopoldo II da Bélgica, foi um dos principais motivos que levaram ao processo de partilha do continente africano.
III. Os interesses econômicos e políticos das nações europeias foram ratificados com a assinatura de diversos tratados com potentados africanos, o que facilitou a colonização.
Poucos anos após o fim da Segunda Grande Guerra, vivia-se já a relação conhecida por Guerra Fria. Assinale a opção que caracteriza a União Soviética nos anos inciais da década de 1950.
Sobre os momentos que antecedem a Primeira Grande Guerra, é correto afirmar que
I. foi no período conhecido por Paz Armada que o serviço militar se tornou obrigatório nas principais potências econômicas europeias.
II. o processo de industrialização fez fortalecer o nacionalismo dos países, levando à crença de que cada potência era superior na história mundial.
III. a formação das alianças se deveu à necessidade que as potências envolvidas tinham em proteger mutuamente suas economias.
Na análise de Marco Antonio Pamplona sobre a obra de Benedict Anderson, ele afirma que Anderson compreende as nações como comunidades dotadas de características que se encontram, entre outras, presentes nas opções abaixo. Marque aquela opção que contém três das características das nações elencadas nessa análise.
Sobre os processos de independência da África inglesa (Gâmbia, Nigéria, Gana e Serra Leoa), analise as afirmativas abaixo e marque a resposta correta.
I. Os seus processos de luta são marcados pela ausência de surtos revolucionários.
II. Conseguiram suas independências a partir de um conjunto de reformas políticas.
III. Os acordos políticos retiraram a administração britânica do poder.
O ideário liberal nascido no território europeu teve difusão posterior na América, instrumentalizando movimentos rebeldes e de ruptura em diversas regiões coloniais, entre as quais a América Portuguesa. Assinale a opção que contém duas características do liberalismo brasileiro.
O desastre de Chernobyl serviu para denunciar ao mundo graves problemas do regime soviético ao tempo da Guerra Fria. E, de alguma forma, contribuíram para impulsionar reformas. Analise as afirmativas abaixo, relacionadas ao movimento histórico de reformas de Gorbachev, e marque a resposta correta.
I. Foram aprovadas leis sobre o trabalho individual privado e sobre a autonomia de empresa.
II. Foram estabelecidos instrumentos legais e institucionais com o objetivo de aperfeiçoar o controle estatal sobre a economia e o trabalho, como meio de elevar a eficência.
III. Foi criado o Congresso dos Deputados do Povo, a ser eleito pela população, com a responsabilidade de eleger um soviet supremo que escolheria o presidente do país.
Sobre os processos de suspensão do tráfico de escravos e da abolição da escravatura no Brasil, assinale a opção correta.
Sobre o processo político que levou à independência do Brasil ante Portugal, analise as afirmativas abaixo e marque a resposta correta.
I. A presença do príncipe regente D. Pedro no Rio de Janeiro foi um fator decisivo para que a independência e a sua consolidação ocorressem de forma pacífica e consensual para os brasileiros.
II. Quando ocorreu a declaração da independência brasileira, a unidade de todas as províncias e regiões estava ainda distante de ser uma realidade.
III. É correto afirmar-se que o núcleo político e social decisivo para a realização da ruptura com Portugal em 1822 localizava-se no eixo centro-sul, especialmente nas províncias de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...