Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As secas, a diminuição da produção agrícola e a fome agravaram ainda mais a situação. Nos campos vazios, os sobreviventes exigiram melhores condições de trabalho e uma parcela maior da produção. (...) Ao mesmo tempo, nas cidades, os reis tentavam impor aos artesãos os antigos salários, anteriores à epidemia. Mas era impossível voltar no tempo. (...) Na França, o campesinato sublevou-se, num movimento que ficou conhecido como jacqueries (...) Tais mobilizações ameaçaram a própria sobrevivência da nobreza e do clero. (Braik, 2007)
O trecho acima caracteriza o contexto histórico que marcou
a crise do Império Romano do Ocidente e a formação do Feudalismo.
a crise que marcou o século XIV na Europa Ocidental.
as invasões magiares durante a Alta Idade Média.
a crise do Antigo Regime e as Revoluções Burguesas.
o movimento iluminista durante a Era das Revoluções.
(...) o mercantilismo deve ser entendido como um conjunto de ideias e práticas econômicas que caracterizam a história econômica europeia e, principalmente, a política econômica dos Estados modernos europeus durante o período situado entre os séculos XV, XVI e XVIII. (Falcon, 1987) As práticas mercantilistas variaram no tempo e no espaço, ou seja, não foram aplicadas simultaneamente por todos os Estados europeus. E, ainda assim, todas elas apresentaram características comuns, tais como:
I. Intervenção do Estado na economia, com o objetivo de regulamentá-la.
II. Busca de superávit na balança comercial.
III. Metalismo e protecionismo alfandegário.
IV. Comercialismo através da livre concorrência.
Quais estão corretas?
Apenas I e III.
Apenas II e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Em 1947, o Congresso dos Estados Unidos, por meio do Comitê de Atividades Antiamericanas, investigou a infiltração comunista em Hollywood. Essa investigação reavivou a caça às bruxas e as listas negras em Hollywood, afastando dezenas de atores, diretores e roteiristas talentosos. Várias personalidades da Meca do Cinema denunciaram seus colegas, mas houve um núcleo de diretores, produtores e roteiristas que se recusou a depor. Conhecidos como Os Dez de Hollywood, eles passaram de seis meses a um ano de prisão por essa atitude de firmeza. Em seguida, os Dez foram colocados na lista negra. Alguns não conseguiram mais trabalhar, enquanto outros roteiristas tiveram de escrever sob pseudônimo.
O texto acima ilustra um momento da história dos Estados Unidos denominado
Big Stick.
Destino Manifesto.
Doutrina Truman.
Macarthismo.
Plano Marshall.
A Tragédia de Tracunhaém é a denominação do episódio histórico
em que centenas de indígenas, que habitavam o território entre Pernambuco e Paraíba, foram massacrados por conquistadores portugueses, em um ataque surpresa liderado por Frutuoso Barbosa.
ocorrido no rio de mesmo nome, quando uma frota de embarcações portuguesas foi alvo do ataque de tribos indígenas e de colonizadores holandeses, sendo todos os tripulantes mortos.
que resultou na morte de todos os colonos que habitavam o engenho de mesmo nome, motivando a determinação dos portugueses em controlar mais rigorosamente a região por meio da criação da capitania da Paraíba.
no qual uma forte epidemia de varíola se alastrou e dizimou, em poucos meses, várias aldeias indígenas e as populações que habitavam diversas vilas em Pernambuco, na Paraíba e no Rio Grande do Norte.
decorrente do enfrentamento entre colonizadores franceses e portugueses, aliados a tribos indígenas, que terminou com a destruição completa dos vilarejos da capitania de Itamaracá, e um grande número de mortos de ambos os lados.
As dificuldades encontradas pelos portugueses na conquista da Paraíba tiveram relação com
a prévia ocupação francesa na região, e as alianças entre os franceses e as tribos Potiguaras.
a animosidade dos índios Tabajaras que, ao resistirem às tentativas de ocupação, provocou seu extermínio.
os ataques empreendidos pelas vilas coloniais, fundadas por espanhóis e densamente fortificadas.
o descaso da Coroa com a conquista dessa região, uma vez que nenhum tipo de exploração econômica havia sido implantado.
o fracasso das sucessivas expedições de conquista que, devido às intempéries marítimas, jamais chegaram ao seu destino.
A fundação, no final do século XVI, de conventos e mosteiros na Paraíba, então denominada Filipéia de Nossa Senhora das Neves, foi vista com bons olhos pelos colonos, pois estes
encontravam-se em minoria, acuados por tribos hostis, razão que os fez solicitar da Coroa e do Papa a instalação de missões jesuíticas fortificadas, no interior das quais pudessem habitar.
pretendiam fazer prevalecer o catolicismo e combater as religiões protestantes, como o calvinismo trazido pelos conquistadores franceses, ao qual a população local havia aderido massivamente.
acreditavam que a presença de religiosos contribuiria para a catequização e a pacificação das aldeias indígenas nas proximidades, garantindo a segurança da população branca.
ansiavam estabelecer trocas comerciais com os índios, como o escambo, prática que até então não havia sido implementada, uma vez que somente os freis eram os únicos autorizados a fazer esse tipo de transação.
reivindicavam a presença de ordens religiosas naquele território uma vez que, as famílias se sentiam desamparadas pela Igreja, desde a expulsão dos jesuítas, no século anterior.
Missionários e bandeirantes tiveram importante papel no processo de conquista do interior da Paraíba. As bandeiras eram
expedições que, em geral, se valiam do curso natural dos rios e tinham por objetivo aprisionar índios para vendê-los como escravos.
incursões oficiais da Coroa no interior do território brasileiro a fim de abrir caminhos e construir vias férreas.
caravanas de colonos responsáveis pela instalação nas vilas, de uma grande cruz e a bandeira portuguesa, como símbolos da colonização.
tropas militares bem armadas e chefiadas por um colonizador europeu, conhecedor da região, a fim de eliminar tribos hostis.
grupos de viajantes estrangeiros interessados em pesquisar, explorar e mapear a fauna, a flora e os nativos do continente americano.
Em 1574 aconteceu um incidente conhecido como "Tragédia de Tracunhaém", no qual índios mataram todos os moradores de um engenho chamado Tracunhaém em Pernambuco. Esse episódio ocorreu devido ao rapto e posterior desaparecimento de uma índia, filha do cacique potiguar, no Engenho de Tracunhaém. Com base no conhecimento da História da Paraíba, é correto afirmar que essa Tragédia contribuiu para
a aliança entre os índios Potiguaras e portugueses e para o progresso da Paraíba.
o desmembramento da capitania de Itamaracá e para a formação da capitania da Paraíba.
a autonomia administrativa de colônia e para a expansão das bandeiras no interior da Paraíba.
a resistência indígena à conquista portuguesa e para a expansão da pecuária na Paraíba.
o ingresso de Ordens religiosas na capitania e para a catequização dos índios da Paraíba.
aos acordos de paz entre os missionários e índios do grupo Tapuias.
ao estímulo português a conflitos entre índios Potiguaras e invasores.
à agressividade dos indígenas na luta entre portugueses e Tapuias.
à rivalidade existente entre os indígenas Tabajaras e Potiguaras.
aos constantes conflitos entre os franceses e os Tupis-Guaranis.
Segundo o historiador José Octávio de A. Mello, foram responsáveis pela ocupação do litoral e brejos e do interior da Paraíba, nos séculos XVI e XVII, respectivamente,
a sesmaria, grande propriedade produtora de algodão, e o binômio couro/tabaco.
a produção agrícola voltada para o comércio interno, e o binômio algodão/tabaco.
o latifúndio, unidade produtora de cana-de-açúcar, e o binômio pecuária/algodão no sertão.
o minifúndio, unidade produtora de alimento e matéria- prima, e a monocultura de açúcar no litoral.
a economia de subsistência, com base na mão de obra livre, e a agroindústria açucareira no sertão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...