Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma categoria central do conhecimento histórico é a dimensão da temporalidade. Levar o aluno a compreender que o tempo histórico não é homogêneo, que comporta durações variadas, é uma importante competência para evitar o anacronismo, que consiste em
utilizar conceitos elaborados para determinada época.
estabelecer critérios particulares para o estudo de uma sociedade.
avaliar épocas distintas com critérios e conceitos distintos.
enfatizar a ação do indivíduo no transcurso do processo histórico.
atribuir às sociedades do passado nossos próprios sentimentos e razões.
Direitos sociais, humanos, civis e políticos são importantes para o desenvolvimento do trabalho do professor de história em sala de aula, o que fortalece um conceito básico dessa disciplina denominado
memória.
cultura.
poder.
trabalho.
cidadania.
A moderna concepção de história e a sua inserção na educação escolar subordinam-se à ideia de que
o objeto da história são as relações humanas no tempo e no espaço.
as bases teóricas e os procedimentos metodológicos superam o domínio cognitivo.
textos analíticos e interpretativos reduzem a capacidade de aprendizado na educação básica.
os processos históricos são determinados por forças externas às ações humanas.
a escrita é a linguagem que possibilita a construção do conhecimento.
Considerando a historicidade dos conceitos estruturadores da história, é correto afirmar, quanto à elaboração e à condução das atividades didáticas dessa disciplina, que o professor deve
subordinar as intervenções didáticas ao conhecimento prévio dos alunos.
problematizar a relação entre o conhecimento prévio dos alunos e os conhecimentos históricos.
diferenciar procedimentos metodológicos e conteúdos específicos da disciplina.
desvincular a realidade socioeconômica escolar do planejamento da disciplina.
reconhecer-se como construtor do conhecimento a ser transmitido aos alunos.
No que se refere às cidades na Europa ocidental entre a Idade Média e a Modernidade, julgue os itens a seguir.
A centralização do poder real no fim da Idade Média ocorreu concomitantemente à ampliação da burocracia, fenômeno que obrigou o monarca a fixar a máquina do Estado em um local específico e contribuiu para o surgimento da noção de cidade capital.
Julgue os itens de 108 a 113, relativos à história moderna.
A ideia de revolução, em seu sentido político, surgiu no século XVII, na Inglaterra, a partir do vocabulário da astronomia, tendo sido, logo em seguida, importada pelos Estados Unidos da América e pela França, onde adquiriu plenamente o sentido atual.
Considerando que a questão tributária no Brasil suscita inúmeras controvérsias devido a deficiências estruturais, julgue o próximo item.
Quanto maior for a tributação direta de um país em relação aos demais, maior será a sua competitividade no comércio internacional, mantidas constantes as demais condições.
A partir da crise dos anos 70 do século XX, surgiram as denominadas políticas de emprego, que consistem em um conjunto de medidas que agem sobre a oferta ou a demanda de trabalho. Com relação a esse assunto, julgue o item abaixo.
As políticas de emprego incluem a formação profissional, o seguro desemprego, o apoio aos micros e pequenos empreendimentos e o programa Bolsa Família.
História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...