Questões de História

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Uma categoria central do conhecimento histórico é a dimensão da temporalidade. Levar o aluno a compreender que o tempo histórico não é homogêneo, que comporta durações variadas, é uma importante competência para evitar o anacronismo, que consiste em

  • A.

    utilizar conceitos elaborados para determinada época.

  • B.

    estabelecer critérios particulares para o estudo de uma sociedade.

  • C.

    avaliar épocas distintas com critérios e conceitos distintos.

  • D.

    enfatizar a ação do indivíduo no transcurso do processo histórico.

  • E.

    atribuir às sociedades do passado nossos próprios sentimentos e razões.

Direitos sociais, humanos, civis e políticos são importantes para o desenvolvimento do trabalho do professor de história em sala de aula, o que fortalece um conceito básico dessa disciplina denominado

  • A.

    memória.

  • B.

    cultura.

  • C.

    poder.

  • D.

    trabalho.

  • E.

    cidadania.

A moderna concepção de história e a sua inserção na educação escolar subordinam-se à ideia de que

  • A.

    o objeto da história são as relações humanas no tempo e no espaço.

  • B.

    as bases teóricas e os procedimentos metodológicos superam o domínio cognitivo.

  • C.

    textos analíticos e interpretativos reduzem a capacidade de aprendizado na educação básica.

  • D.

    os processos históricos são determinados por forças externas às ações humanas.

  • E.

    a escrita é a linguagem que possibilita a construção do conhecimento.

Considerando a historicidade dos conceitos estruturadores da história, é correto afirmar, quanto à elaboração e à condução das atividades didáticas dessa disciplina, que o professor deve

  • A.

    subordinar as intervenções didáticas ao conhecimento prévio dos alunos.

  • B.

    problematizar a relação entre o conhecimento prévio dos alunos e os conhecimentos históricos.

  • C.

    diferenciar procedimentos metodológicos e conteúdos específicos da disciplina.

  • D.

    desvincular a realidade socioeconômica escolar do planejamento da disciplina.

  • E.

    reconhecer-se como construtor do conhecimento a ser transmitido aos alunos.

No que se refere às cidades na Europa ocidental entre a Idade Média e a Modernidade, julgue os itens a seguir.

A centralização do poder real no fim da Idade Média ocorreu concomitantemente à ampliação da burocracia, fenômeno que obrigou o monarca a fixar a máquina do Estado em um local específico e contribuiu para o surgimento da noção de cidade capital.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 108 a 113, relativos à história moderna.

A ideia de revolução, em seu sentido político, surgiu no século XVII, na Inglaterra, a partir do vocabulário da astronomia, tendo sido, logo em seguida, importada pelos Estados Unidos da América e pela França, onde adquiriu plenamente o sentido atual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a questão tributária no Brasil suscita inúmeras controvérsias devido a deficiências estruturais, julgue o próximo item.

Quanto maior for a tributação direta de um país em relação aos demais, maior será a sua competitividade no comércio internacional, mantidas constantes as demais condições.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da crise dos anos 70 do século XX, surgiram as denominadas políticas de emprego, que consistem em um conjunto de medidas que agem sobre a oferta ou a demanda de trabalho. Com relação a esse assunto, julgue o item abaixo.

As políticas de emprego incluem a formação profissional, o seguro desemprego, o apoio aos micros e pequenos empreendimentos e o programa Bolsa Família.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A. abolição das economias nacionais devido à fusão de indústrias e de empresas capitalistas em escala global.
  • B. criação de blocos econômicos internacionais com a participação dos países de economia socialista.
  • C. dificuldades econômicas conjugadas com a descrença na capacidade de sua solução pelos meios democráticos.
  • D. independência das colônias africanas devido ao d esequilíbrio provocado pelas revoluções nacionalistas.
  • E. enfraquecimento do Estado na maioria das nações devido ao controle da economia pelos trabalhadores.

  • A. democratização do uso de armas nucleares, o que tornou possível o seu emprego por pequenos grupos de guerrilheiros.
  • B. existência de equilíbrio nuclear entre as maiores p otências, somada à grande corrida armamentista.
  • C. expansão da ideologia da paz armada, que estimulou as potências a equiparem os países pobres com armas nucleares.
  • D. predominância de uma potência nuclear em escala global, que interfere militarmente nos países subdesenvolvidos.
  • E. formação de uma associação internacional de potências nucleares, que garantiu uma paz duradoura e ntre os p aíses.
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