Questões de História

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Considerando o fragmento textual e os estudos sobre a colonização da América espanhola, os alunos identificaram corretamente que

  • A.

    a Igreja Católica considerava que os ameríndios praticavam uma religião falsa, a idolatria, que valorizava o culto às imagens vãs e sem fundamentos, inspiradas no politeísmo.

  • B.

    os ameríndios rejeitaram usar os símbolos cristãos, pois as suas imagens religiosas eram mais atrativas do que aquelas advindas da cristandade.

  • C.

    o catolicismo, na América hispânica, influenciado pelo tomismo, impediu práticas indígenas de conversão das imagens imateriais em objetos de culto.

  • D.

    o tomismo que inspirava a ação da Igreja Católica concebia que a adoração às imagens materiais é o maior dos pecados, porque priva Deus da reverência merecida e necessária.

O modelo político adotado durante o Segundo Reinado (1840-1889) foi, por muitos historiadores, denominado de “parlamentarismo às avessas”. Ao usar o termo, os historiadores estão enfatizando que:

  • A.

    o Imperador escolhia o Presidente do Conselho de Ministros que, então, formava seu gabinete e depois recebia, ou não, a aprovação do parlamento , invertendo a ordem do parlamentarismo usado em países como a Inglaterra.

  • B.

    o Imperador definia a composição do parlamento, designando previamente o número de cadeiras para cada partido, e com isso, o Presidente do Conselho de Ministros já estaria definido antes das eleições.

  • C.

    o Imperador não tinha influência na escolha de representantes do poder executivo ou legislativo, tornando o “modelo parlamentar brasileiro” or iginal e diverso de out ros modelos parlamentares exercidos ao longo do século XIX.

  • D.

    a fraude eleitoral impedia que o modelo parlamentar fosse exercido no país de forma correta. Os resultados eram manipulados gerando gabinetes “às avessas”, ou seja, contrários à vontade da maioria.

  • E.

    o partido vencedor das eleições escolhia, entre os seus parlamentares, um representante para servir como Primeiro-Ministro e encarregado de formar o Conselho de Ministros, cabendo ao Imperador ratificar essa decisão do parlamento.

A partir do final dos anos 1970 a historiografia brasileira passou por intensa renovação, sob a influência de vários estudos, como os realizados pela chamada história social inglesa. Essa produção brasileira caracterizou-se

  • A.

    pela consolidação do conceito de documento histórico, sobretudo o escrito, relacionado à estrutura do Estado e visto como expressão fidedigna das ações humanas no passado.

  • B.

    pelo estudo de variados grupos sociais, com foco nos chamados excluídos da história, tendo por objetivo favorecer, no tempo presente, a construção da cidadania.

  • C.

    pelo afastamento do estudo de objetos e temas relacionados à cultura, com o propósito de se concentrar na compreensão dos processos de formação dos Estados Nacionais.

  • D.

    pela formulação do chamado método crítico, com o objetivo de garantir a neutralidade do historiador, a inefabilidade do trabalho e a formulação de uma história voltada para a construção da nacionalidade.

O objetivo do docente era que, ao relacionarem as informações contidas na citada legislação com o contexto histórico estudado, os alunos seriam capazes de

  • A.

    reconhecer a relevância de instrumentos legais na materialização da estabilidade regencial.

  • B.

    compreender o papel exercido pela Guarda Nacional em defesa da libertação dos cativos.

  • C.

    identificar elementos que contribuíram para o fortalecimento do mandonismo local.

  • D.

    constatar uma alternativa possível para as liberdades individuais em detrimento das oligarquias.

Em 1952, o rei Faruk I do Egito foi deposto por um grupo de militares denominado de Movimento dos Oficiais Livres, do qual emergiu rapidamente como liderança o futuro presidente da república egípcia Gamal Abdel Nasser. O governo de Nasser (1954-1970) transformou o Egito sob diversos aspectos. Assinale a alternativa que caracteriza corretamente o períodoemquestão.

  • A.

    O governo Nasser, surgindo em plena Guerra Fria, cedeu às pressões das potências estrangeiras, abrindo a economia egípcia aos produtos ocidentais.

  • B.

    O governo Nasser se alinhou ao bloco soviético e implementou uma revolucionária política industrial e agrária.

  • C.

    Dada a criação de Israel, alguns anos antes, Nasser levou o Egito a uma política de conciliação e aproximação com o Estado israelense.

  • D.

    Pressionado pela Irmandade Muçulmana, grupo fundamentalista religioso, Nasser adotou uma política nacional associada aos valores religiosos do islamismo.

  • E.

    O governo Nasser se notabilizou por uma política externa não alinhada a nenhuma das superpotências da Guerra Fria e, internamente, defendeu um nacionalismo laico.

  • A.

    buscar a compreensão das relações entre presente e passado, conferindo maior sentido ao conhecimento histórico, ao analisar as questões contemporâneas considerando diferentes momentos históricos.

  • B.

    reconstituir os acontecimentos históricos em uma perspectiva cronológica, sempre no sentido do passado para o presente, aproximando-se da realidade vivenciada pelos alunos.

  • C.

    preocupar-se com a narrativa dos acontecimentos históricos, voltados para a busca de uma verdade absoluta, por meio da adoção de um rigoroso método científico.

  • D.

    valorizar a neutralidade do historiador, que deve evitar o posicionamento político em nome de uma coletividade estável e marcada pela ausência de conflitos.

Após ler o fragmento, o professor pediu aos alunos para consultarem os apontamentos e estabelecerem uma comparação entre os gulags e os campos de concentração nazista. Sintetizando a comparação, o professor concluiu que os gulags

  • A.

    eram penitenciárias públicas organizadas em torno de uma atividade produtiva específica e estavam voltadas para o aumento da produtividade na União Soviética; os campos nazistas realizavam várias experiências violentas com os prisioneiros, entre elas, as experiências médicas que levavam à morte uma grande quantidade de pessoas.

  • B.

    eram campos de concentração imaginados por Stalin para castigar seus inimigos políticos e, ao mesmo tempo, aumentar a produção na União Soviética; os campos de concentração nazista foram organizados por Hitler com o objetivo primordial de usar a mão de obra dos presos para construir estradas, trabalhar nas minas e plataformas petrolíferas.

  • C.

    possuíam uma burocracia que controlava minuciosamente os dados sobre os prisioneiros, tornando possível um controle absoluto do número de detentos, das habilidades que possuíam, das suas limitações e do grau de instrução que detinham; os campos nazistas trabalhavam com os prisioneiros sem estabelecer qualquer distinção entre eles.

  • D.

    eram estritamente campos de trabalho para presos políticos que se levantaram contra Stalin, mas não desenvolviam uma ação deliberada para assassinar pessoas; os campos nazistas tinham por objetivo exterminar sistematicamente grupos considerados inferiores, tais como judeus, homossexuais, ciganos católicos e eslavos.

Com o fim do Estado Novo, diversos partidos foram criados e uma nova constituição foi proclamada. Quais partidos participaram dos debates que levaram à assinatura da nova carta constitucional, em setembro de 1946?

  • A.

    União Democrática Nacional , Partido Republicano Paulista e Aliança Renovadora Nacional.

  • B.

    Partido Social Democrático, Partido Comunista do Brasil e PartidoTrabalhista Brasileiro.

  • C.

    Aliança Libertadora Nacional, Ação Integralista Brasileira e União Democrática Nacional.

  • D.

    Partido Agrário Nacional, Partido Libertador e Aliança Liberal.

  • E.

    Partido do Movimento Democrático Brasileiro, Partido de Representação Popular e Partido Trabalhista Brasileiro.

Desde que a História consolidou-se como uma área do conhecimento específica, no século XIX, a concepção de tempo se alterou inúmeras vezes. Hoje, os historiadores compreendem o tempo histórico como

  • A.

    semelhante ao tempo físico e astronômico, medido pelos calendários lunares e solares, que englobam as noções de ciclo, evolução e futuro.

  • B.

    conjunto de elementos naturais que devem ser organizados para afastar os historiadores de categorias como ruptura, continuidade e simultaneidade.

  • C.

    equivalente ao tempo vivido pelos seres humanos e delimitado entre dois polos, o nascimento e a morte, acrescido da ideia de futuro.

  • D.

    construção social, organizada e sistematizada pelas diferentes sociedades e responsável por ordenar aspectos como os ritmos de trabalho e lazer.

A partir desses documentos e do conhecimento sobre o pensamento iluminista, pode-se afirmar corretamente que as reflexões de Rousseau se diferenciam das idéias de outros autores iluministas na medida em que

  • A.

    defende a construção de uma nova ordem gerida por um Contrato Social, segundo a qual o progresso humano viria com a superação do estado natural.

  • B.

    relativiza a importância da razão como elemento decisivo para o progresso e sugere outros aspectos que precisam ser considerados para a conquista da felicidade dos homens.

  • C.

    questiona a bondade natural dos homens com base na idéia de que a razão individualista dificulta a construção de projetos sociais coletivos.

  • D.

    aponta a Monarquia Esclarecida como única alternativa para conter a propriedade privada, considerada por ele o principal entrave para a felicidade humana.

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