Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dispondo de imenso poder econômico, político e cultural, a igreja marcou sua presença impregnado com a força da religião o dia a dia dos indivíduos e as instituições medievais. Sob a soberania do Papa, ao qual se subordinavam desde o homem comum até Reis e Imperadores, a Europa era concebida como uma República:
Christiana.
Medieval.
Católica.
Santa.
A legislação de Sólon sobre a prostituição se apresenta, antes de mais nada, como uma medida de saúde pública, destinada em primeiro lugar a preservar a pureza da raça. Com efeito, foi para servir de derivativo aos ardores dos jovens, para proteger a castidade das mulheres livres e para garantir assim a descendência dos cidadãos que Sólon comprou jovens escravas e as instalou nas casas distribuídas pelos diferentes bairros da cidade.
(SALLES, Catherine. Nos submundos da Antiguidade. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1987, p. 20).
Acerca das temáticas instigadas pelo texto, julgue os itens e assinale a alternativa INCORRETA:
O fato de Sólon distribuir casas de prostituição, instaladas pelo Estado, em diversos bairros de Atenas demonstra que esta cidade soube organizar o seu espaço de tal forma que não houvesse critérios de diferenciação entre os seus habitantes.
A medida tomada pelo legislador ateniense demonstra, duma perspectiva mais ampla, uma preocupação com a cidade e a formação do cidadão.
Através do texto, pode-se compreender que a prostituição passa a ser controlada pelo Estado.
Se os homens gregos eram classificados por critérios de nascimento e riqueza, as mulheres, além desses critérios, eram submetidas a uma hierarquia baseada em atribuições sexuais.
A prostituição na antiguidade não esteve desligada das práticas religiosas, uma prova disso foram os cultos a Afrodite e o comércio sexual nos templos dedicados a esta deusa.
História - História Geral - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
se somente a afirmativa I está correta;
se somente a afirmativa III está correta;
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas;
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas;
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Qual o nome do monarca Inglês que confiscou e vendeu parte dos bens da Igreja Católica, fundando assim a Igreja Anglicana:
Henrique II
Henrique III
Henrique VIII
Henrique VI
De um lado, havia o caráter mágico dos reis, fato antropológico bem conhecido e perfeitamente atestado na Europa medieval. Com efeito, para ela os reis eram intermediários entre o mundo terreno e o mundo divino, desempenhavam o papel de propiciadores de fertilidade e saúde [...]. Acreditava-se que o toque das mãos de Waldemar I da Dinamarca (1154-1182) sobre recém-nascidos favorecesse o crescimento deles, da mesma forma que as sementes jogadas ao solo por ele teriam sua germinação estimulada [...]. Sabe-se que do século XII ao XVIII atribuiu-se ao toque dos reis da França e da Inglaterra o poder de curar escrófulas. Em 1527, os camponeses suecos ainda acreditam que os reis fossem responsáveis pelo clima. O inverso também era verdadeiro: as faltas do rei Anfortas provocaram a esterilidade dele e de seu país, até serem redimidos por Percival.(FRANCO JÚNIOR, Hilário. O retorno de Artur: o imaginário da política e a política do imaginário no século XII. In: Os três dedos de Adão: ensaios de mitologia medieval. São Paulo: EDUSP, 2010, p. 174). Julgue os itens e, em seguida, assinale a alternativa que traz a sequencia correta:
I Os estudos envolvendo o imaginário e as representações políticas no ocidente medieval e moderno foram responsáveis não só por revelar as relações de poder que envolviam as esferas espirituais e seculares, como também possibilitaram novos campos de investigação e abordagem para a História Política.
II A imagem dos reis como figuras divinizadas foi facilitada pela postura do cristianismo medieval que via o próprio Cristo como o maior de todos os reis. Desse modo, asrepresentações dos reis se confundiam com as de Cristo, o que explica o papel simbólico das cerimônias de coroação/unção daqueles.
III O caráter divino atribuído aos reis medievais entrava em choque com a postura ideológica da Igreja Católica. Ao se posicionar como um Deus, os reis colocavam em xeque a principal ideologia que alicerça o catolicismo: o monoteísmo.
V-F-V.
V-V-F.
V-V-V
F-V-V.
V-F-F.
O dia da Abolição da escravatura é comemorado em:
13 de janeiro;
13 de fevereiro;
13 de março;
13 de maio;
Qual a doutrina política que defendia a necessidade de suprimir qualquer forma de governo tendo entre seus precursores o inglês Willian Godwin, o alemão Max Stirner e no francês Pierre-Joseph Proudhon?
Socialismo.
Comunismo.
Anarquismo.
Populismo.
O texto a seguir foi retirado do romance A insustentável leveza do ser:
Desde a Revolução Francesa, metade da Europa se intitulou de esquerda e a outra metade recebeu a classificação de direita. É praticamente impossível definir uma ou outra destas noções através dos princípios teóricos em que elas se apóiam. Não há nisso nada de surpreendente: os movimentos políticos não se baseiam em atitudes racionais, mas em representações, em imagens, em palavras, em arquétipos, cujo conjunto constitui esse ou aquele kitsch político.
KUNDERA, Milan. A insustentável leveza do ser. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995, p. 259.
Sobre a Revolução Francesa e suas consequências para a política ocidental, julgue os itens e assinala a alternativa correta:
Encarada pela historiografia de viés marxista como a vitória da burguesia e do capitalismo sobre a nobreza e o feudalismo, a Revolução Francesa só recentemente foi revisitada e colocada como marco inicial do mundo contemporâneo.
As mudanças políticas decorrentes das disputas ideológicas travadas durante o conflito tiveram seus impactos restritos ao continente europeu, o que explica a pouca atenção dada pela historiografia brasileira ao movimento.
Inspiradas pelas ideias iluministas, as correntes político-ideológicas que se destacaram durante a Revolução girondinos, jacobinos, planície , viram com desconfiança a participação popular, optando por um governo classista e comandado por intelectuais.
No campo simbólico, os lideres revolucionários cuidaram de construir a imagem de uma nova França. Alguns exemplos disso foram as instituições de um novo calendário, nova bandeira, novo hino e novas leis para o país.
Sob o lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, os revolucionários franceses propunham a construção de uma nova sociedade sem que houvesse diferenças, de qualquer tipo, entre as camadas sociais.
A denominação Guerra dos Mascates, relativa ao conflito entre os moradores de Olinda e Recife (1710-11), foi dada como título de um romance de José de Alencar, na década de 1870 [...]. Antes do romance, o conflito era geralmente designado como sedição, sublevação ou alteração de Pernambuco [...]. O nome Guerra dos Mascates dado no século XIX aos acontecimentos de Pernambuco do início do século XVIII, e assumido pela historiografia, é anacrônico [...].
(FARIA, Sheila de Castro. Verbete Mascate. In: VAINFAS, Ronaldo (org.). Dicionário do Brasil Colonial (1500-1808). Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, p. 383).
Na tipificação de revoltas elaborada pela historiografia brasileira, encontramos, junto ao grupo à que também pertence a Guerra dos Mascates, o movimento da:
Confederação do Equador.
Revolta dos Malês.
Inconfidência Mineira.
Cabanagem.
Revolta da Chibata.
O Catolicismo Social ou Socialismo Cristão, movimento que pregava a aplicação dos ensinamentos cristão com o objetivo de corrigir os males criados pelo industrialismo, defendendo a organização sindical e a justiça social, teve suas primeiras manifestações através de:
sacerdote Francês Robert Lamennais.
Papa Leão XIII.
Miguel Bakunin.
Papa Pio XI.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...