Questões de História

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Dispondo de imenso poder econômico, político e cultural, a igreja marcou sua presença impregnado com a força da religião o dia a dia dos indivíduos e as instituições medievais. Sob a soberania do Papa, ao qual se subordinavam desde o homem comum até Reis e Imperadores, a Europa era concebida como uma República:

  • A.

    Christiana.

  • B.

    Medieval.

  • C.

    Católica.

  • D.

    Santa.

“A legislação de Sólon sobre a prostituição se apresenta, antes de mais nada, como uma medida de saúde pública, destinada em primeiro lugar a preservar a pureza da raça. Com efeito, foi para servir de derivativo aos ardores dos jovens, para proteger a castidade das mulheres livres e para garantir assim a descendência dos cidadãos que Sólon comprou jovens escravas e as instalou nas casas distribuídas pelos diferentes bairros da cidade”.

(SALLES, Catherine. Nos submundos da Antiguidade. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1987, p. 20).

Acerca das temáticas instigadas pelo texto, julgue os itens e assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    O fato de Sólon distribuir casas de prostituição, instaladas pelo Estado, em diversos bairros de Atenas demonstra que esta cidade soube organizar o seu espaço de tal forma que não houvesse critérios de diferenciação entre os seus habitantes.

  • B.

    A medida tomada pelo legislador ateniense demonstra, duma perspectiva mais ampla, uma preocupação com a cidade e a formação do cidadão.

  • C.

    Através do texto, pode-se compreender que a prostituição passa a ser controlada pelo Estado.

  • D.

    Se os homens gregos eram classificados por critérios de nascimento e riqueza, as mulheres, além desses critérios, eram submetidas a uma hierarquia baseada em atribuições sexuais.

  • E.

    A prostituição na antiguidade não esteve desligada das práticas religiosas, uma prova disso foram os cultos a Afrodite e o comércio sexual nos templos dedicados a esta deusa.

  • A.

    se somente a afirmativa I está correta;

  • B.

    se somente a afirmativa III está correta;

  • C.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas;

  • D.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

Qual o nome do monarca Inglês que confiscou e vendeu parte dos bens da Igreja Católica, fundando assim a Igreja Anglicana:

  • A.

    Henrique II

  • B.

    Henrique III

  • C.

    Henrique VIII

  • D.

    Henrique VI

“De um lado, havia o caráter mágico dos reis, fato antropológico bem conhecido e perfeitamente atestado na Europa medieval. Com efeito, para ela os reis eram intermediários entre o mundo terreno e o mundo divino, desempenhavam o papel de propiciadores de fertilidade e saúde [...]. Acreditava-se que o toque das mãos de Waldemar I da Dinamarca (1154-1182) sobre recém-nascidos favorecesse o crescimento deles, da mesma forma que as sementes jogadas ao solo por ele teriam sua germinação estimulada [...]. Sabe-se que do século XII ao XVIII atribuiu-se ao toque dos reis da França e da Inglaterra o poder de curar escrófulas. Em 1527, os camponeses suecos ainda acreditam que os reis fossem responsáveis pelo clima. O inverso também era verdadeiro: as faltas do rei Anfortas provocaram a esterilidade dele e de seu país, até serem redimidos por Percival”.(FRANCO JÚNIOR, Hilário. O retorno de Artur: o imaginário da política e a política do imaginário no século XII. In: Os três dedos de Adão: ensaios de mitologia medieval. São Paulo: EDUSP, 2010, p. 174). Julgue os itens e, em seguida, assinale a alternativa que traz a sequencia correta:

I Os estudos envolvendo o imaginário e as representações políticas no ocidente medieval e moderno foram responsáveis não só por revelar as relações de poder que envolviam as esferas espirituais e seculares, como também possibilitaram novos campos de investigação e abordagem para a História Política.

II A imagem dos reis como figuras divinizadas foi facilitada pela postura do cristianismo medieval que via o próprio Cristo como o maior de todos os reis. Desse modo, asrepresentações dos reis se confundiam com as de Cristo, o que explica o papel simbólico das cerimônias de coroação/unção daqueles.

III O caráter divino atribuído aos reis medievais entrava em choque com a postura ideológica da Igreja Católica. Ao se posicionar como um Deus, os reis colocavam em xeque a principal ideologia que alicerça o catolicismo: o monoteísmo.

  • A.

    V-F-V.

  • B.

    V-V-F.

  • C.

    V-V-V

  • D.

    F-V-V.

  • E.

    V-F-F.

O dia da Abolição da escravatura é comemorado em:

  • A.

    13 de janeiro;

  • B.

    13 de fevereiro;

  • C.

    13 de março;

  • D.

    13 de maio;

  • E. 13 de junho.

Qual a doutrina política que defendia a necessidade de suprimir qualquer forma de governo tendo entre seus precursores o inglês Willian Godwin, o alemão Max Stirner e no francês Pierre-Joseph Proudhon?

  • A.

    Socialismo.

  • B.

    Comunismo.

  • C.

    Anarquismo.

  • D.

    Populismo.

O texto a seguir foi retirado do romance A insustentável leveza do ser:

“Desde a Revolução Francesa, metade da Europa se intitulou de esquerda e a outra metade recebeu a classificação de direita. É praticamente impossível definir uma ou outra destas noções através dos princípios teóricos em que elas se apóiam. Não há nisso nada de surpreendente: os movimentos políticos não se baseiam em atitudes racionais, mas em representações, em imagens, em palavras, em arquétipos, cujo conjunto constitui esse ou aquele kitsch político”.

KUNDERA, Milan. A insustentável leveza do ser. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995, p. 259.

Sobre a Revolução Francesa e suas consequências para a política ocidental, julgue os itens e assinala a alternativa correta:

  • A.

    Encarada pela historiografia de viés marxista como a vitória da burguesia e do capitalismo sobre a nobreza e o feudalismo, a Revolução Francesa só recentemente foi revisitada e colocada como marco inicial do mundo contemporâneo.

  • B.

    As mudanças políticas decorrentes das disputas ideológicas travadas durante o conflito tiveram seus impactos restritos ao continente europeu, o que explica a pouca atenção dada pela historiografia brasileira ao movimento.

  • C.

    Inspiradas pelas ideias iluministas, as correntes político-ideológicas que se destacaram durante a Revolução – girondinos, jacobinos, planície –, viram com desconfiança a participação popular, optando por um governo classista e comandado por intelectuais.

  • D.

    No campo simbólico, os lideres revolucionários cuidaram de construir a imagem de uma nova França. Alguns exemplos disso foram as instituições de um novo calendário, nova bandeira, novo hino e novas leis para o país.

  • E.

    Sob o lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, os revolucionários franceses propunham a construção de uma nova sociedade sem que houvesse diferenças, de qualquer tipo, entre as camadas sociais.

“A denominação Guerra dos Mascates, relativa ao conflito entre os moradores de Olinda e Recife (1710-11), foi dada como título de um romance de José de Alencar, na década de 1870 [...]. Antes do romance, o conflito era geralmente designado como “sedição”, “sublevação” ou “alteração de Pernambuco” [...]. O nome Guerra dos Mascates dado no século XIX aos acontecimentos de Pernambuco do início do século XVIII, e assumido pela historiografia, é anacrônico [...]”.

(FARIA, Sheila de Castro. Verbete Mascate. In: VAINFAS, Ronaldo (org.). Dicionário do Brasil Colonial (1500-1808). Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, p. 383).

Na tipificação de revoltas elaborada pela historiografia brasileira, encontramos, junto ao “grupo” à que também pertence a Guerra dos Mascates, o movimento da:

  • A.

    Confederação do Equador.

  • B.

    Revolta dos Malês.

  • C.

    Inconfidência Mineira.

  • D.

    Cabanagem.

  • E.

    Revolta da Chibata.

O Catolicismo Social ou Socialismo Cristão, movimento que pregava a aplicação dos ensinamentos cristão com o objetivo de corrigir os males criados pelo industrialismo, defendendo a organização sindical e a justiça social, teve suas primeiras manifestações através de:

  • A.

    sacerdote Francês Robert Lamennais.

  • B.

    Papa Leão XIII.

  • C.

    Miguel Bakunin.

  • D.

    Papa Pio XI.

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