Questões de História

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Considerando os dois documentos, o professor mostrou a aluna que, a partir do caso de Maria Quitéria, podemos inferir que, no processo de luta pela independência do Brasil. Ocorreu a

  • A.

    atuação de mulheres que tinham dificuldades para se portarem nos espaços privados e públicos, pois perdiam a feminilidade durante as experiências de guerra.

  • B.

    participação de mulheres que foram atraídas para o movimento mais por um sentimento de paixão ativistas do que pelo amor à pátria.

  • C.

    presença ativa de mulheres que ocupavam os espaços públicos e privados com gestos, figurinos e adornos tipicamente femininos.

  • D.

    incorporação, pela historiografia tradicional, do decisivo papel da mulher nas decisões políticas de maior relevância.

“(...) eram ladrões, assassinos e perjuros (...) A Europa se regozija em perdê-los e a Palestina em recebê-los; são úteis de ambas as maneiras: na sua ausência daqui e na sua presença além.”

O texto acima de autoria do Abade Bernardo de Clairvaux, da ordem de Cister, descrevem os cruzados da:

  • A.

    Primeira Cruzada.

  • B.

    Segunda Cruzada.

  • C.

    Terceira e Quarta Cruzada.

  • D.

    Sexta Cruzada.

Ao abordar o tema “Primeira República no Brasil”, o professor utiliza material publicitário de uma exposição fotográfica recente e trecho de periódico de época a fim de abordar as relações entre república e modernidade no contexto do início do século XX.

Ao compreender o papel dessas grandes exposições no início do século XX, os alunos podem deduzir, com o auxílio do professor, que esse evento, no Brasil,

  • A.

    exaltava os significativos avanços da economia brasileira, sobretudo na industrialização e implementação de políticas voltadas para o desenvolvimento socioeconômico da nação.

  • B.

    traduzia a preocupação internacional com o desenvolvimento dos povos e com os processos de exclusão social trazidos pela Belle Époque.

  • C.

    divulgava para a opinião pública das grandes cidades o sucesso da vocação agrária brasileira, demonstrando o crescimento do país em razão da consolidação da economia cafeeira.

  • D.

    tinha por objetivo criar um sentimento patriótico nos brasileiros e dar visibilidade internacional a prosperidade material e cultural que alcançara a moderna República.

“A incapacidade de acelerar o aumento da produção, cujo crescimento anteriormente ocorrido se explicava muito mais pela ampliação das áreas de cultivo, deixando uma parte considerável da população vivendo à beira da inanição, agravando-se ainda mais com as mudanças climáticas ocorridas no século XIV, quando um maior numero de verões teve períodos insuficientes de sol e de mais chuvas, e as temperaturas foram mais baixas do que no século anterior”.

 O Cenário acima descrito levou uma crise geral e profunda a qual sociedade?

  • A.

    Feudal.

  • B.

    Bizantina.

  • C.

    Francesa.

  • D.

    Romana.

Para discutir a participação de Vargas na sociedade brasileira, o professor resolveu trabalhar com uma letra de música, reproduzida a seguir.

Considerando o período em que Vargas dirigiu o Brasil, o professor interpretou corretamente que a partir dessa letra musical, era possível identificar

  • A.

    a ironia do compositor sobre a ação manipuladora de Vargas para com as classes populares que, iludidas pela imagem de “pai dos pobres” e de grande líder da pátria brasileira, apoiaram integralmente o “queremismo” em 1945.

  • B.

    a crítica sutil feita por Chico Buarque ao Regime Militar, tendo em vista que a letra foi composta, em 1983, a partir de metáforas sublimadas que exaltam uma outra forma de poder para confrontar com os abusos instituídos no país a partir de 1964.

  • C.

    a percepção do compositor sobre o apoio popular conquistado pelo presidente Vargas no seio do operariado, em razão da criação de leis trabalhistas, como o salário mínimo e a regulamentação da jornada de trabalho.

  • D.

    o elogio feito por Chico Buarque à capacidade de articulação e isenção política de Vargas, que exercitou essa habilidade na mediação de conflitos entre as classes sociais e nas negociações internacionais que envolviam o Brasil.

Os principais efeitos da revolução industrial foram:

I. A afirmação do capitalismo como modo de produção dominante;

II. O aumento da produção e da urbanização;

III. O surgimento de novas ideologias como o Socialismo e o Anarquismo;

IV. A falência das antigas corporações e manufaturas;

V. O aumento da população dos campos;

Quais dos itens acima estão corretos:

  • A.

    I, II, III, IV e V.

  • B.

    V.

  • C.

    II, III e V.

  • D.

    I, II, III e IV.

Durante discussão em sala de aula a respeito do movimento modernista, difundido no Brasil a partir das primeiras décadas do século XX, uma parte da turma externou sua incompreensão em relação a algumas obras representativas desse movimento. Para ampliar a reflexão sobre a temática, foi proposta a análise da tela Abaporu, de 1928, de Tarsila do Amaral.

A imagem selecionada para análise é representativa do movimento modernista no país, na medida em que

  • A.

    sugere a supremacia da arte nacional em detrimento das concepções artísticas importadas, ao rejeitar expressões estéticas convencionais.

  • B.

    expressa a teoria antropofágica, cujo conceito central consistia na proposital deformação dos traços da figura humana, reveladora da criatividade brasileira.

  • C.

    expõe uma proposta estética renovadora de caráter regionalista em evidente contraposição aos movimentos internacionais da arte de vanguarda.

  • D.

    promove a releitura de certa obra artística europeia a partir de sua incorporação a um cenário permeado por elementos naturais nativos.

A chamada guerra dos Bõers (1899 – 1902), levou as seguintes transformações:

  • A.

    A anexação das republicas do Transvaal e Orange.

  • B.

    A implantação da segregação racial na áfrica do sul.

  • C.

    A independência dos países da África do Norte.

  • D.

    A conquista do Marrocos pela França.

A contribuição mais substantiva da aprendizagem da História é propiciar ao jovem situar-se na sociedade contemporânea para melhor compreendê-la. Como decorrência direta disso está a possibilidade efetiva do desenvolvimento da capacidade de apreensão do tempo enquanto conjunto de vivências humanas, em seu sentido completo. O______________________, compreendido nessa complexidade, utiliza o _________________________, institucionalizado, que possibilita referenciar o lugar dos momentos históricos em seu processo de sucessão e em sua simultaneidade.

Completa corretamente a sequência o expresso ordenadamente em:

  • A.

    Tempo histórico; tempo cronológico

  • B.

    Tempo cronológico; tempo histórico

  • C.

    Tempo histórico; tempo geológico

  • D.

    Tempo geológico; tempo histórico

Essa prevalência da cotonicultura na economia do Rio Grande do Norte, no contexto sob enfoque, explica-se

  • A.

    pela ampla aceitação da fibra mocó no mercado externo, haja vista a sua qualidade superior, fato que expandiu sobremaneira as vendas de algodão.

  • B.

    por crescentes necessidades da matéria prima pela indústria dos Estados Unidos, condição essencial para a expansão da cultura algodoeira no sertão.

  • C.

    por sua imbricação com o crescimento da industria têxtil no Sudeste do Brasil e o concomitante processo de integração à Divisão Intranacional do Trabalho.

  • D.

    pela íntima vinculação existente com os avanços ocorridos na produção açucareira, situação que provocou crescente demanda por embalagens de tecido rústico.

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