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História - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Considerando os dois documentos, o professor mostrou a aluna que, a partir do caso de Maria Quitéria, podemos inferir que, no processo de luta pela independência do Brasil. Ocorreu a
atuação de mulheres que tinham dificuldades para se portarem nos espaços privados e públicos, pois perdiam a feminilidade durante as experiências de guerra.
participação de mulheres que foram atraídas para o movimento mais por um sentimento de paixão ativistas do que pelo amor à pátria.
presença ativa de mulheres que ocupavam os espaços públicos e privados com gestos, figurinos e adornos tipicamente femininos.
incorporação, pela historiografia tradicional, do decisivo papel da mulher nas decisões políticas de maior relevância.
(...) eram ladrões, assassinos e perjuros (...) A Europa se regozija em perdê-los e a Palestina em recebê-los; são úteis de ambas as maneiras: na sua ausência daqui e na sua presença além.
O texto acima de autoria do Abade Bernardo de Clairvaux, da ordem de Cister, descrevem os cruzados da:
Primeira Cruzada.
Segunda Cruzada.
Terceira e Quarta Cruzada.
Sexta Cruzada.
História - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Ao abordar o tema Primeira República no Brasil, o professor utiliza material publicitário de uma exposição fotográfica recente e trecho de periódico de época a fim de abordar as relações entre república e modernidade no contexto do início do século XX.
Ao compreender o papel dessas grandes exposições no início do século XX, os alunos podem deduzir, com o auxílio do professor, que esse evento, no Brasil,
exaltava os significativos avanços da economia brasileira, sobretudo na industrialização e implementação de políticas voltadas para o desenvolvimento socioeconômico da nação.
traduzia a preocupação internacional com o desenvolvimento dos povos e com os processos de exclusão social trazidos pela Belle Époque.
divulgava para a opinião pública das grandes cidades o sucesso da vocação agrária brasileira, demonstrando o crescimento do país em razão da consolidação da economia cafeeira.
tinha por objetivo criar um sentimento patriótico nos brasileiros e dar visibilidade internacional a prosperidade material e cultural que alcançara a moderna República.
A incapacidade de acelerar o aumento da produção, cujo crescimento anteriormente ocorrido se explicava muito mais pela ampliação das áreas de cultivo, deixando uma parte considerável da população vivendo à beira da inanição, agravando-se ainda mais com as mudanças climáticas ocorridas no século XIV, quando um maior numero de verões teve períodos insuficientes de sol e de mais chuvas, e as temperaturas foram mais baixas do que no século anterior.
O Cenário acima descrito levou uma crise geral e profunda a qual sociedade?
Feudal.
Bizantina.
Francesa.
Romana.
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Para discutir a participação de Vargas na sociedade brasileira, o professor resolveu trabalhar com uma letra de música, reproduzida a seguir.
Considerando o período em que Vargas dirigiu o Brasil, o professor interpretou corretamente que a partir dessa letra musical, era possível identificar
a ironia do compositor sobre a ação manipuladora de Vargas para com as classes populares que, iludidas pela imagem de pai dos pobres e de grande líder da pátria brasileira, apoiaram integralmente o queremismo em 1945.
a crítica sutil feita por Chico Buarque ao Regime Militar, tendo em vista que a letra foi composta, em 1983, a partir de metáforas sublimadas que exaltam uma outra forma de poder para confrontar com os abusos instituídos no país a partir de 1964.
a percepção do compositor sobre o apoio popular conquistado pelo presidente Vargas no seio do operariado, em razão da criação de leis trabalhistas, como o salário mínimo e a regulamentação da jornada de trabalho.
o elogio feito por Chico Buarque à capacidade de articulação e isenção política de Vargas, que exercitou essa habilidade na mediação de conflitos entre as classes sociais e nas negociações internacionais que envolviam o Brasil.
Os principais efeitos da revolução industrial foram:
I. A afirmação do capitalismo como modo de produção dominante;
II. O aumento da produção e da urbanização;
III. O surgimento de novas ideologias como o Socialismo e o Anarquismo;
IV. A falência das antigas corporações e manufaturas;
V. O aumento da população dos campos;
Quais dos itens acima estão corretos:
I, II, III, IV e V.
V.
II, III e V.
I, II, III e IV.
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Durante discussão em sala de aula a respeito do movimento modernista, difundido no Brasil a partir das primeiras décadas do século XX, uma parte da turma externou sua incompreensão em relação a algumas obras representativas desse movimento. Para ampliar a reflexão sobre a temática, foi proposta a análise da tela Abaporu, de 1928, de Tarsila do Amaral.
A imagem selecionada para análise é representativa do movimento modernista no país, na medida em que
sugere a supremacia da arte nacional em detrimento das concepções artísticas importadas, ao rejeitar expressões estéticas convencionais.
expressa a teoria antropofágica, cujo conceito central consistia na proposital deformação dos traços da figura humana, reveladora da criatividade brasileira.
expõe uma proposta estética renovadora de caráter regionalista em evidente contraposição aos movimentos internacionais da arte de vanguarda.
promove a releitura de certa obra artística europeia a partir de sua incorporação a um cenário permeado por elementos naturais nativos.
A chamada guerra dos Bõers (1899 1902), levou as seguintes transformações:
A anexação das republicas do Transvaal e Orange.
A implantação da segregação racial na áfrica do sul.
A independência dos países da África do Norte.
A conquista do Marrocos pela França.
A contribuição mais substantiva da aprendizagem da História é propiciar ao jovem situar-se na sociedade contemporânea para melhor compreendê-la. Como decorrência direta disso está a possibilidade efetiva do desenvolvimento da capacidade de apreensão do tempo enquanto conjunto de vivências humanas, em seu sentido completo. O______________________, compreendido nessa complexidade, utiliza o _________________________, institucionalizado, que possibilita referenciar o lugar dos momentos históricos em seu processo de sucessão e em sua simultaneidade.
Completa corretamente a sequência o expresso ordenadamente em:
Tempo histórico; tempo cronológico
Tempo cronológico; tempo histórico
Tempo histórico; tempo geológico
Tempo geológico; tempo histórico
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Essa prevalência da cotonicultura na economia do Rio Grande do Norte, no contexto sob enfoque, explica-se
pela ampla aceitação da fibra mocó no mercado externo, haja vista a sua qualidade superior, fato que expandiu sobremaneira as vendas de algodão.
por crescentes necessidades da matéria prima pela indústria dos Estados Unidos, condição essencial para a expansão da cultura algodoeira no sertão.
por sua imbricação com o crescimento da industria têxtil no Sudeste do Brasil e o concomitante processo de integração à Divisão Intranacional do Trabalho.
pela íntima vinculação existente com os avanços ocorridos na produção açucareira, situação que provocou crescente demanda por embalagens de tecido rústico.
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