Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos impactos da expansão marítima europeia a partir do século XV, julgue os itens subsequentes.
Após as viagens iniciais de Vasco da Gama, Portugal foi capaz de constituir um império comercial ao largo do oceano Índico e em partes da Índia.
o debate sobre os problemas que a escravidão legou ao país, visando melhorar a situação dos afrodescendentes na sociedade brasileira atual.
o ideal de liberdade do Quilombo dos Palmares, a sua resistência aos opressores, e tem em Zumbi, a figura paradigmática na sua luta.
as várias formas de resistência à escravidão nos Quilombos, enfatizando a importância da liderança de Zumbi para a conquista da liberdade.
a questão do racismo, do preconceito e da descriminação e a resistência dos afrodescendentes com relação a esses problemas na sociedade.
a temática afro-brasileira pela via cultural, restabelecendo os laços com a África através da figura de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A partir do século XVIII, os direitos do homem passaram a fazer parte do debate político. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão originou-se do processo revolucionário francês e da escola de pensamento conhecida como Iluminismo.
a ampliação do trabalho assalariado, o declínio do regime escravista colonial e a urbanização na área das Minas.
o fim do monopólio comercial, a liberação da produção de manufaturas e a recuperação agrícola na colônia.
o incremento do comércio nas Minas, o bandeirismo e o consequente processo de centralização administrativa.
a formação do mercado interno, a urbanização das Minas e a consequente integração econômica do Brasil.
o desenvolvimento da economia açucareira, a expansão da colonização para as Minas e a criação de cidades.
A partir do século XVIII, os direitos do homem passaram a fazer parte do debate político. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
A abolição da escravidão nos EUA foi expressa pela primeira vez na Bill of Rights, publicada em 1791.
provocou profundas alterações nos costumes da população ao promover a liberalização e o crescimento do mercado consumidor brasileiro.
permitiu que o comércio externo da colônia fosse feito sem a intermediação portuguesa, o que acelerou o processo de independência do Brasil.
promoveu a implantação de numerosas manufaturas na colônia, tornando-a menos dependente das importações de produtos vindos da Europa.
retardou a introdução de ideias liberais defendidas pelos filósofos iluministas que incentivaram as lutas pela autonomia política e econômica da colônia.
incentivou movimentos de libertação ao estimular a distribuição de terras e promover significativa alteração qualitativa na ordem social da colônia.
A partir do século XVIII, os direitos do homem passaram a fazer parte do debate político. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Apesar de assegurar as liberdades individuais, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão não foi, por si só, capaz de impedir o surgimento do processo revolucionário conhecido como Terror.
marginalizava da vida política a maioria da população brasileira.
ampliava o direito da população à participação política brasileira.
reduzia as desigualdades entre a população da cidade e campo.
limitava a influência da aristocracia rural nas decisões políticas.
eliminava os fatores econômicos na organização do eleitorado.
A partir do século XVIII, os direitos do homem passaram a fazer parte do debate político. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
De acordo com a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América (EUA), um dos textos políticos fundadores da ideia de direitos do homem, todos os homens são criados iguais.
assegurou a hegemonia política dos Estados Unidos sobre a navegação do Atlântico Norte que ficou permanentemente sob a fiscalização e o controle dos norte-americanos.
abalou o esforço desprendido pelos alemães na América Latina que viram seu poderio militar enfraquecer durante a expansão na África Ocidental e no Nordeste brasileiro.
barrou a expansão alemã que pretendia dar um salto da África Ocidental à América do Sul, passando pelo Nordeste brasileiro, ocupado antes por tropas norteamericanas.
deteve principalmente as ameaças alemãs sobre os países da América Central, cuja produção petrolífera era vital para a economia dos países aliados, durante a guerra.
consistiu em uma manobra estratégica fundamental na luta contra o perigo do avanço do nazifascismo em países da América do Sul, economicamente empobrecidos pela guerra.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...