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Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue os itens a seguir.
Os nazistas planejaram eliminar a maioria da população eslava do Leste Europeu.
Analise as afirmativas a seguir, referentes ao 40 ensino de História.
I. O saber histórico escolar, na sua relação com o saber histórico, compreende, de modo amplo, a delimitação de três conceitos fundamentais: o de fato histórico, de sujeito histórico e de tempo histórico.
II. A História Crítica apresenta a história como a seriação dos acontecimentos num eixo espaço-temporal europocêntrico, seguindo um processo evolutivo e uma sequência de etapas que devem cumprir uma trajetória obrigatória.
III. O questionamento sobre o uso exclusivo de fontes escritas levou a investigação histórica a considerar a importância da utilização de outras fontes documentais, aperfeiçoando métodos de leitura de forma a abranger as várias formas de registros produzidos. A comunicação entre os homens, além de escrita, é oral, gestual, figurada, musical e rítmica.
IV. Didaticamente, as relações e as comparações entre o presente e o passado permitem uma compreensão da realidade numa dimensão histórica, que extrapola as explicações sustentadas apenas no passado ou só no presente imediato.
Assinale a alternativa correta:
I e II estão corretas.
Apenas a II e a III estão corretas.
Apenas a I e a III estão corretas.
I, III e IV estão corretas.
Somente a IV está correta.
Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue os itens a seguir.
Para os campos de concentração ou de extermínio eram enviados, além de judeus, outros grupos sociais, incluindo-se testemunhas de Jeová, homossexuais ou comunistas.
O foco no estudo dos processos históricos a partir de uma escala reduzida de análise que privilegie as práticas sociais específicas, os indivíduos anônimos, as ocorrências ordinárias do quotidiano e as realidades locais, enquanto meios para se atingir a compreensão de aspectos específicos de uma sociedade mais ampla enquadra-se nos pressupostos de qual escola historiográfica?
Escola dosAnnales.
Historicismo
Micro-História.
Nova História.
História Regional.
Julgue os itens a seguir, no que se refere à participação do Brasil nas duas grandes guerras mundiais do século XX e ao contexto histórico do país nos dois eventos em questão.
Os conflitos da Primeira Guerra Mundial, em sua maioria, apesar de terem ocorrido em territórios geograficamente distantes do Brasil, geraram impactos significativos na economia brasileira da época.
Em relação ao enfoque metodológico do historicismo alemão, pode-se afirmar que:
privilegiava as relações da cultura com a economia, a política e a sociedade como forma de compreender o processo histórico.
privilegiava os eventos em sua sequência, os personagens ilustres e os eventos políticos, militares e diplomáticos.
buscava na exaustiva análise dos diversos documentos históricos suas relações intrínsecas com o contexto linguístico ao qual estavam inseridos.
orientavam-se por meio da busca de indícios históricos presentes nos eventos quotidianos como forma de chegarem à verdade histórica.
privilegiava a história das massas desfavorecidas, propondo-se enquanto alternativa à história dos vencedores.
Julgue os itens a seguir, no que se refere à participação do Brasil nas duas grandes guerras mundiais do século XX e ao contexto histórico do país nos dois eventos em questão.
Tanto na Primeira quanto na Segunda Guerra mundial o Brasil aliou-se, no início dos conflitos aos países que combateram a Alemanha.
O século XX conheceu, no campo da historiografia, uma extraordinária mudança na concepção do documento e das fontes históricas disponíveis ao historiador. Sobre este aspecto, pode-se afirmar que:
houve, a partir dos pressupostos da escola metódica, uma reavaliação do valor de fontes históricas tradicionalmente utilizadas enquanto documentos históricos. Ou seja, as fontes orais, vestígios arqueológicos, objetos e utensílios deixaram de ter valor documental, dando espaço para as fontes textuais e escritas que permitiam aos historiadores confirmar sua veracidade.
a expansão documental começa com a gradual diversificação do que se entendia por fontes textuais, tradicionalmente registradas por meio da escrita. Por conseguinte, amplia a noção de fontes não textuais, que a partir de então também estariam disponíveis ao historiador: fontes orais, fontes iconográficas, objetos e utensílios, fontes naturais, etc. Marc Bloch foi um expoente desta problematização.
a escola do Annales, da qual Fustel de Coulanges e Georges Duby fizeram parte, foi responsável por uma mudança considerável nos paradigmas historiográficos sobre o documento histórico, bem como nas novas possibilidades metodológicas ao afastarem da análise econômica e da história política a história cultural. A cultura, a partir de então, deveria ser analisada fora da área de influência da economia e da política.
a História Social inglesa, da qual fizeram parte os historiadores Christopher Hill e E. P. Thompson, esteve envolvida na busca de novas fontes e novas concepções de documentos, bem como na ruptura com o materialismo histórico e a superação da metodologia marxista de análise histórica das sociedades.
Lucien Febvre, historiador francês integrante dos Annales, foi o responsável pela sistematização da vertente historiográfica posteriormente conhecida como História das Mentalidades. Nesta modalidade a compreensão dos sentimentos e subconscientes dos atores históricos era possibilitada por meio da análise de relatos obtidos junto à psicologia. Ciência, que com Sigmund Freud, ganhara notoriedade no início do século XX.
Julgue os itens a seguir, no que se refere à participação do Brasil nas duas grandes guerras mundiais do século XX e ao contexto histórico do país nos dois eventos em questão.
Tanto na Primeira quanto na Segunda Guerra Mundial, o Brasil enviou tropas que travaram combates contra os alemães. As batalhas do Somme e a de Monte Castelo foram as mais importantes das que contaram com a presença das forças brasileiras.
A partir das ideias do texto acima, julgue os itens de 105 a 108.
A conspiração dos judeus e a dos trotskistas, mencionadas no texto, foram uma forma de ficção utilizada como propaganda nos regimes nazista, na Alemanha, e stalinista, na União Soviética.
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