Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre 1889 e 1930, a primeira República brasileira redefinidiu os parâmetros da vida política, econômica e social do país. Entre as características do período, podem citar-se:
centralização política, partidos nacionais e grande afluxo de imigrantes.
modernismo nas artes, produção agrícola diversificada e urbanização crescente.
censura na imprensa, indústria diversificada em expansão e conflitos regionais.
autonomia dos Estados da federação, partidos regionais e o crescimento de uma classe média urbana.
modernismo nas artes, censura na imprensa e centralização política.
defendia que a transposição para o Brasil dos princípios socialistas de liberdade e igualdade implicava na demolição do sistema colonial e a extinção da opressão que pesava sobre os escravos negros.
foi uma revolta armada, de caráter liberal, que conseguiu se expandir por várias províncias e buscou apoio internacional dos Estados Unidos e da Inglaterra.
é considerada a mais expressiva revolta na história da colônia, bem como a mais ampla, ousada e profunda, uma vez que propunha o rompimento dos laços com Portugal e Inglaterra.
reduziu a escombros não só o sistema colonial, mas também a escravidão, o sistema latifundiário e a economia agroexportadora, permitindo a passagem do Brasil da condição de colônia à de nação independente.
Diante de alguns eventos políticos e de seus conhecimentos sobre o período 1945-1964, pode-se afirmar que:
a disputa ideológica entre esquerda e direita caracterizou-se no conflito entre as forças políticas mais expressivas do período: militares e políticos liberais da UDN (União Democrática Nacional) contra sindicalistas e políticos socialistas doPSD(Partido Social Democrático).
com a morte de Getúlio Vargas em 1954, o varguismo sofreu um duro golpe.Apartir de então, os sindicatos e as centrais operárias passariam a apoiar Juscelino Kubitscheck e seu projeto Trabalhista.
o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) expressava a voz dos sindicatos e centrais de operários. Sua força política pode ser comprovada diante da presença deste partido nas alianças políticas de todos os governos no pós-Segunda Guerra: 1950, 1955 e 1960.
Jânio Quadros elegeu-se, em 1961, presidente pelo PTN (Partido Trabalhista Nacional) com apoio daUDN(União Democrática Nacional), com forte apelo moralista e discurso contra a corrupção. Seu símbolo de campanha era uma vassoura. Seu mandato durou apenas seis meses.
a renúncia de Jânio Quadros instaurou uma grave crise política que desdobrou-se na tentativa de grupos militares impedirem a posse do vice-presidente João Goulart, identificado ao comunismo. Apesar da garantia de sua posse e o respeito à Constituição, João Goulart encontrou dificuldades para governar sem o apoio dos sindicatos e centrais sindicais.
Sobre o contexto das manifestações do ano de 1968 na América Latina, é incorreto afirmar que
em países como Uruguai, México e Chile havia um cenário democrático que duraria pouco tempo, dando lugar a uma escalada autoritária que culminaria nos golpes militares do início da década seguinte.
a generalização de movimentos sociais com aspirações reformistas, sem inclinações evidentemente revolucionárias, visando ao afastamento do exemplo cubano de 1959, obrigaria uma radicalização indesejada naquele contexto.
houve a aproximação de alguns setores da Igreja Católica com ações da esquerda revolucionária.
houve a vigência de ditaduras militares e a intensificação de preceitos da Doutrina de Segurança Nacional em países como Argentina e Brasil.
Juscelino Kubitschek, em sua campanha eleitoral para o cargo de presidente, em 1955, teve como slogan de campanha:
O petróleo é nosso.
Brasil, ame-o ou deixe-o.
Ninguém segura este país.
Cinquenta anos em cinco.
Varre, varre, vassourinha, varre varre a bandalheira.
Em1930, a República brasileira passou por uma crise política e econômica que levou a uma ruptura nas instituições vigentes. Existe um grande debate historiográfico acerca do processo que levou à eclosão do movimento de 1930. São fatores importantes para entender a crise política de 1930:
a crise mundial de 1929, as dissensões entre as oligarquias regionais e a ascensão de uma classe média urbana.
crítica às eleições fraudulentas da Primeira República feita pelos intelectuais modernistas e a revolta dos imigrantes europeus.
a insatisfação de setores do exército com a política das oligarquias regionais, a crise na exportação do café e a decadência do movimento operário.
a centralização política empreendida pelas oligarquias paulistas e a unificação da oposição num bloco político que agregava militares, intelectuais, comunistas e católicos
o autoritarismo centralizador da Política dos Governadores, a censura à imprensa, a restrição à existência de partidos políticos e o controle sobre a Igreja.
propusessem programas que pregavam a concentração do poder nas mãos do monarca, dissolvendo o Parlamento e instituindo mudanças no Conselho de Estado, que passaria a ter funções meramente administrativas.
garantissem a representação da sociedade nas duas esferas do poder legislativo, ou seja, que os poderes se tornassem harmônicos e independentes, o que atendia aos interesses da monarquia e das camadas sociais urbanas.
lutassem por reformas políticas moralizadoras de cunho liberal que não se chocassem com os princípios que embasavam a monarquia, ou seja, que acarretassem a superação do regime aristocrático e elitista.
defendessem os mesmos interesses, ou seja, os interesses do núcleo agroexportador escravocrata, que detinha o poder e aspirava à preservação da ordem monárquica e à manutenção da tranquilidade social.
Ao longo dos oito anos de governo FHC (1995-2002), medidas, tais como flexibilização das leis trabalhistas, taxas de juros elevadas para atrair o capital estrangeiro, privatização das empresas estatais, desregulação do mercado nacional, corte de gastos governamentais destinados a serviços e programas sociais, destacaram-se entre as mais relevantes deste período. Este conjunto de medidas permitem caracterizar a política deste governo como sendo:
Socialista.
Neoliberal.
Keynesiana
Nacional-desenvolvimentist
Comunista.
Leia com atenção as assertivas abaixo.
I. Diferentemente da laicidade do Estado peculiar à Modernidade, na cidade-estado ateniense, a assembleia estava encarregada de diversas questões religiosas, como a instituição de novos cultos, a construção de templos e a realização de festivais e sacrifícios. II. Apesar da igualdade de manifestação, alguns políticos atenienses podiam possuir títulos herdados e distinção em seus trajes, assim como ocorria entre os nobiles romanos. III. As reformas do legislador Sólon foram responsáveis pela ampliação da manifestação política nas assembleias atenienses e por uma plena harmonia política que levou ao chamado Século de Ouro. É correto o que se afirma emI e III, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
A proclamação da República no Brasil correspondeu ao encontro de duas forças diversas: a do exército e a dos fazendeiros de café. Com a instauração do Governo Provisório, presidido pelo Marechal Deodoro da Fonseca, foram tomadas algumas medidas importantes.
Dentre elas, pode se citar:
A separação do Estado e da Igreja com a consequente instituição do casamento civil.
Lei Áurea, dando um fim definitivo à escravidão, de forma imediata.
A anistia da família imperial que pode permanecer em território brasileiro, ainda que não gozando de privilégios.
A vitaliciedade do Senado para os senadores eleitos nas eleições pós-república.
O banimento de todos os estrangeiros que se negassem a ser naturalizados brasileiros.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...