Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    o efetivo desenvolvimento econômico da África subsaariana veio apenas com a presença colonizadora europeia após a segunda metade do século XV, pois mesmo com um emaranhado de redes políticas, o reino do Congo desconhecia princípios básicos de organização econômica.

  • B.

    antes da chegada portuguesa no continente africano, em meados do século XV, não havia organizações políticas e sistemas econômicos complexos na África, e o reino do Congo constituiu-se numa exceção quase única, condição explicada pela sua ligação com povos do Magrebe.

  • C.

    para as pretensões mercantilistas e escravistas do Império Português, o reino do Congo apresentava poucos atrativos, o que determinou o desinteresse português na exploração efetiva da região e a desistência na conquista militar dessa fração da África Negra.

  • D.

    a concepção de uma África subsaariana, construída pelos europeus no decorrer do Mundo Moderno, como um espaço sem Estado e sem história não se confirma, ainda mais em função do estabelecimento de relações simétricas entre o reino do Congo e o reino de Portugal.

  • E.

    a maior parte dos povos que habitavam a chamada África Negra, não teve plenas condições de um desenvolvimento econômico autônomo até a chegada dos colonizadores europeus, pois estes, em especial os portugueses, estabeleceram os princípios básicos de mercado.

  • A.

    política nacional reformista compatibilizou o combate ao surto inflacionário com a política de desenvolvimento da periferia urbana.

  • B.

    modernização da economia foi acompanhada da estagnação do crescimento e do avanço da favelização nas grandes cidades.

  • C.

    favelização avançou lado a lado com o crescimento econômico, como uma espécie de contraface do “Milagre” econômico.

  • D.

    mecanização da produção agrícola fixou o trabalhador no campo; contudo, promoveu a miséria e a pobreza da população nas cidades.

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    I, III e IV.

  • A.

    foram ditaduras originadas de golpes e fizeram amplo uso da repressão e da violência contra os cidadãos.

  • B.

    representaram os anseios do povo brasileiro e se caracterizaram pela conciliação com setores mais populares.

  • C.

    promoveram uma acentuada disseminação da pequena propriedade rural e uma política de desagregação social no país.

  • D.

    encaminharam-se para a reafirmação do nacionalismo e para a manutenção de uma política externa independente.

  • A.

    diversidade idiomática existente entre bascos, castelhanos e catalães.

  • B.

    coexistência étnico-religiosa entre muçulmanos, judeus e cristãos.

  • C.

    cooperação socioeconômica entre suevos, vândalos e visigodos.

  • D.

    integração etnocultural entre árabes, francos e lusitanos.

  • E.

    intolerância da atual população espanhola frente à imigração.

  • A.

    implantação do capitalismo no campo, que transformou os latifúndios em terras produtivas e a luta pela reforma agrária em coisa do passado.

  • B.

    transformação do latifúndio em grandes empresas rurais produtivas, gerando milhões de emprego no campo, estimulando o êxodo urbano.

  • C.

    superação do antigo “modelo” brasileiro de reforma agrária, encerrando o ciclo de distributivismo equitativo de terras improdutivas no país.

  • D.

    expulsão da população do campo e sua concentração nas grandes cidades, provocando a favelização e o “inchaço” da periferia urbana.

  • A.

    denuncia o extermínio de um povo e a crueldade da invasão europeia nas Américas.

  • B.

    enaltece a persistência e coragem dos astecas por enfrentarem a supremacia militar europeia.

  • C.

    deprecia o ameríndio evocando sua covardia e incapacidade para resistir à conquista espanhola.

  • D.

    aponta a fragilidade dos índios, vítimas de sua própria ignorância e inferioridade cultural.

  • E.

    enfatiza o fatalismo da conquista e a superioridade técnica dos europeus.

  • A.

    Nicolau Eimeric, que iniciou o movimento dos bogomilos, condenava as arbitrariedades do clero e a existência de diferentes ordens religiosas, aceitando os dogmas e o poder exercido pela Igreja por considerá-los manifestações da vontade divina.

  • B.

    Johann Tetzel, líder da seita conhecida posteriormente como pseudoapóstolos, denunciou a cobiça e a corrupção do clero regular e condenou seu distanciamento da pobreza evangélica.

  • C.

    Wat Tyler, teólogo criador do movimento dualista, pregou a antítese entre Deus, criador do espírito, e o demônio, criador da matéria, condenando a veneração da cruz, dos ícones e de qualquer ornamento religioso.

  • D.

    John Huss (ou Jan Hus), cujos seguidores ficaram conhecidos como hussitas, criticou a imoralidade e os privilégios do clero, opondo-se ao dogma da infalibilidade papal e defendendo o uso dos idiomas nacionais nos cultos religiosos.

  • E.

    Bernardo Guidoni (ou Gui), que defendeu a constituição de comunidades religiosas autônomas e independentes, criticando a burocracia eclesiástica e a excomunhão de pecadores e influenciou o movimento menonita.

  • A.

    a presença significativa de católicos na América do Norte desde os primórdios da colonização, sempre mais importantes e maiores em número que os protestantes.

  • B.

    a prática de escravizar povos indígenas e não exterminá- los, garantindo a sobrevivência de um grande número de nativos que hoje vivem em reservas.

  • C.

    a ampla utilização de trabalhadores livres nas manufaturas e nas grandes propriedades, convivendo lado a lado com escravos nas duas situações.

  • D.

    o sistema de plantation do sul dos Estados Unidos, em que predominava uma forma de produção semelhante à encontrada em alguns países de colonização ibérica.

  • E.

    a inexistência de um mercado interno dinâmico em qualquer uma das colônias da América, todas voltadas para o comércio externo e produzindo para as metrópoles.

  • A.

    apologética, que enfatiza os grandes acontecimentos.

  • B.

    materialista, inspirada no marxismo.

  • C.

    reducionista, marcada pelo maniqueísmo.

  • D.

    cultural, que abandona aspectos sociais.

  • E.

    pós-moderna, que relativiza aspectos econômicos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...