Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre 1945 e 1964, em meio a crises sucessivas, o Brasil foi descobrindo a democracia. O golpe que depôs Goulart mergulhou o país em vinte e um anos de regime autoritário. A redemocratização, iniciada em 1985, teve como marco jurídico-político a Constituição Federal de 1988. A respeito desse processo histórico, ocorrido de 1945 até os dias atuais, julgue os próximos itens.
Os anos JK foram marcados pelo desenvolvimentismo, assentado no Plano de Metas, cuja síntese foi a construção de Brasília, sede da nova capital do país.
Entre 1945 e 1964, em meio a crises sucessivas, o Brasil foi descobrindo a democracia. O golpe que depôs Goulart mergulhou o país em vinte e um anos de regime autoritário. A redemocratização, iniciada em 1985, teve como marco jurídico-político a Constituição Federal de 1988. A respeito desse processo histórico, ocorrido de 1945 até os dias atuais, julgue os próximos itens.
Os 21 anos do regime militar iniciado em 1964 e sacramentado, no mesmo ano, pelo Ato Institucional n.º 5 foram homogêneos, ou seja, sem diferenças perceptíveis entre os governos dos generais que se revezaram no poder.
Julgue os itens seguintes, referentes a acontecimentos históricos do Amazonas.
Com a Cabanagem (1835-1840), o Amazonas rompeu com o governo imperial e tornou-se uma província autônoma em 1850, separando-se definitivamente do Pará e tornando-se Manaus, em 1856.
Julgue os itens seguintes, referentes a acontecimentos históricos do Amazonas.
A descoberta do Amazonas, associada aos expedientes portugueses, desde a expedição de Francisco Pizarro, teve como interesses geopolíticos confirmar as decisões do Tratado de Tordesilhas (1494) e, consequentemente, assegurar os direitos lusitanos.
Julgue os itens seguintes, referentes a acontecimentos históricos do Amazonas.
A relativa ocupação do Amazonas deveu-se, em boa medida, à emigração dos nordestinos, que, em decorrência da economia da borracha, mudou o perfil ocupacional da região.
Julgue os itens seguintes, referentes a acontecimentos históricos do Amazonas.
O crescimento econômico da zona franca de Manaus na década de 90 do século XX permitiu ao governo estadual implantar projetos emigratórios para o interior do estado, o que dinamizou a redistribuição populacional e ativou o setor agropastoril da região.
Poucos dias após a instituição do Estado Novo (novembro de 1937), o período ditatorial da Era Vargas, foi promulgado decreto-lei com o objetivo de organizar a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Seu primeiro artigo conceituava esse patrimônio como o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.
Considerando o fragmento de texto acima como motivador, julgue os itens seguintes, referentes a conceitos de patrimônio histórico e de patrimônio cultural.
Atualmente, no Brasil, diferentemente do ocorrido no passado, a gestão da documentação governamental é de responsabilidade da administração pública, mas as providências para possibilitar sua consulta, franqueando-a aos interessados, ficam a cargo de conselho formado por representantes da sociedade civil e de organizações não governamentais, aprovados pelo Congresso Nacional.
Julgue os itens subsequentes, referentes a aspectos conceituais no âmbito do patrimônio cultural.
Transmitido pelas gerações e sempre recriado por grupos e pelas comunidades, em face de sua interação com a natureza, de seu ambiente e de sua história, o patrimônio imaterial gera sentimento de identidade e de continuidade, o que acaba por ajudar a promover o respeito à diversidade cultural e à própria criatividade humana.
Considerando a divergência exposta acima, é desejável que o professor, ao trabalhar com o conceito histórico de Absolutismo,
inicie a aula definindo o conceito, sem a preocupação de discuti-lo, para que o aluno não se perca nas várias versões existentes e na dificuldade de abstração.
use documentos de época para ilustrar o que é burguesia, clero e nobreza, a fim de que o aluno possa julgar quem foi o culpado pelo Absolutismo.
situe o fenômeno respeitando a periodização clássica da História, indicando seu papel na evolução que a Idade Moderna representou em relação à Idade Média.
apresente tanto as versões corretas como as equivocadas do conceito, para que o aluno aprenda a identificar definições verdadeiras.
considere diferentes bases teóricas, a fim de dinamizar a discussão do conceito, que deve ser construído junto com os alunos.
Julgue os itens subsequentes, referentes a aspectos conceituais no âmbito do patrimônio cultural.
A denominação patrimônio cultural imaterial aplica-se a práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, razão pela qual dela se afastam, por intrínseca contradição conceitual, instrumentos, objetos, artefatos e lugares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...