Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entre 1945 e 1964, em meio a crises sucessivas, o Brasil foi descobrindo a democracia. O golpe que depôs Goulart mergulhou o país em vinte e um anos de regime autoritário. A redemocratização, iniciada em 1985, teve como marco jurídico-político a Constituição Federal de 1988. A respeito desse processo histórico, ocorrido de 1945 até os dias atuais, julgue os próximos itens.

Os anos JK foram marcados pelo desenvolvimentismo, assentado no Plano de Metas, cuja síntese foi a construção de Brasília, sede da nova capital do país.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre 1945 e 1964, em meio a crises sucessivas, o Brasil foi descobrindo a democracia. O golpe que depôs Goulart mergulhou o país em vinte e um anos de regime autoritário. A redemocratização, iniciada em 1985, teve como marco jurídico-político a Constituição Federal de 1988. A respeito desse processo histórico, ocorrido de 1945 até os dias atuais, julgue os próximos itens.

Os 21 anos do regime militar — iniciado em 1964 e sacramentado, no mesmo ano, pelo Ato Institucional n.º 5 — foram homogêneos, ou seja, sem diferenças perceptíveis entre os governos dos generais que se revezaram no poder.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes a acontecimentos históricos do Amazonas.

Com a Cabanagem (1835-1840), o Amazonas rompeu com o governo imperial e tornou-se uma província autônoma em 1850, separando-se definitivamente do Pará e tornando-se Manaus, em 1856.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes a acontecimentos históricos do Amazonas.

A descoberta do Amazonas, associada aos expedientes portugueses, desde a expedição de Francisco Pizarro, teve como interesses geopolíticos confirmar as decisões do Tratado de Tordesilhas (1494) e, consequentemente, assegurar os direitos lusitanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes a acontecimentos históricos do Amazonas.

A relativa ocupação do Amazonas deveu-se, em boa medida, à emigração dos nordestinos, que, em decorrência da economia da borracha, mudou o perfil ocupacional da região.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes a acontecimentos históricos do Amazonas.

O crescimento econômico da zona franca de Manaus na década de 90 do século XX permitiu ao governo estadual implantar projetos emigratórios para o interior do estado, o que dinamizou a redistribuição populacional e ativou o setor agropastoril da região.

  • C. Certo
  • E. Errado

Poucos dias após a instituição do Estado Novo (novembro de 1937), o período ditatorial da Era Vargas, foi promulgado decreto-lei com o objetivo de organizar a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Seu primeiro artigo conceituava esse patrimônio como “o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”.

Considerando o fragmento de texto acima como motivador, julgue os itens seguintes, referentes a conceitos de patrimônio histórico e de patrimônio cultural.

Atualmente, no Brasil, diferentemente do ocorrido no passado, a gestão da documentação governamental é de responsabilidade da administração pública, mas as providências para possibilitar sua consulta, franqueando-a aos interessados, ficam a cargo de conselho formado por representantes da sociedade civil e de organizações não governamentais, aprovados pelo Congresso Nacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, referentes a aspectos conceituais no âmbito do patrimônio cultural.

Transmitido pelas gerações e sempre recriado por grupos e pelas comunidades, em face de sua interação com a natureza, de seu ambiente e de sua história, o patrimônio imaterial gera sentimento de identidade e de continuidade, o que acaba por ajudar a promover o respeito à diversidade cultural e à própria criatividade humana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a divergência exposta acima, é desejável que o professor, ao trabalhar com o conceito histórico de Absolutismo,

  • A.

    inicie a aula definindo o conceito, sem a preocupação de discuti-lo, para que o aluno não se perca nas várias versões existentes e na dificuldade de abstração.

  • B.

    use documentos de época para ilustrar o que é burguesia, clero e nobreza, a fim de que o aluno possa julgar quem foi o culpado pelo Absolutismo.

  • C.

    situe o fenômeno respeitando a periodização clássica da História, indicando seu papel na evolução que a Idade Moderna representou em relação à Idade Média.

  • D.

    apresente tanto as versões corretas como as equivocadas do conceito, para que o aluno aprenda a identificar definições verdadeiras.

  • E.

    considere diferentes bases teóricas, a fim de dinamizar a discussão do conceito, que deve ser construído junto com os alunos.

Julgue os itens subsequentes, referentes a aspectos conceituais no âmbito do patrimônio cultural.

A denominação patrimônio cultural imaterial aplica-se a práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, razão pela qual dela se afastam, por intrínseca contradição conceitual, instrumentos, objetos, artefatos e lugares.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...