Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: Considere o texto a seguir para responder às questões de números 37 e 38
Como nos mostra o ensaio História e Ensino: o tema do sistema de fábrica visto através de filmes, de Carlos Alberto Vesentini [In: Circe Bittencourt (org), p. 163-175], obras cinematográficas como Tempos Modernos (1936) de Charles Chaplin, podem ser utilizadas em sala de aula para a discussão do tempo da fábrica.
Nesse caso, seria recomendável que o professor considerasse tal filme
um material ilustrativo de uma aula expositiva sobre o predomínio do tempo da fábrica nas sociedades capitalistas.
um documento que possui historicidade e cuja análise requer determinados procedimentos metodológicos, que contemplem a natureza de sua linguagem.
um registro do período entre-guerras, no século XX, que deve ser usado para discutir exclusivamente temáticas referentes a seu contexto de produção.
uma obra fiel à documentação da realidade, portadora de conteúdo histórico neutro, que pode ser diretamente assimilado pelos alunos.
uma fonte de entretenimento que, por seu caráter artístico, é atemporal e privilegiada para a discussão de qualquer tema.
A abordagem, pelos livros didáticos, das guerras de independência hispano-americanas é marcada pela apresentação das biografias de líderes militares denominados libertadores, como José Artigas, herói nacional no Uruguai, San Martín, na Argentina ou Bernardo OHiggins, no Chile. Kalina Silva sugere (In: Carla Pinsky, 2009) que o uso de biografias como essas, em sala de aula, é
nocivo à concepção crítica de História e deve ser evitado, pois reproduz a velha História dos grandes homens.
pouco recomendado, pois esse tipo de abordagem contraria o gosto popular predominante.
admissível apenas para grandes nomes das artes e das ciências, uma vez que políticos e militares não devem ser individualizados.
interessante quando se inclui a discussão do processo historiográfico que mitificou aqueles personagens.
permitido quando os biografados constituem bom exemplos para os alunos, caso de alguns líderes religiosos e de esquerda.
Segundo o autor, o texto é um exemplo da história ensinada às crianças na África do Sul e que proporciona a
identificação de uma visão paternalista e autoritária dos colonizadores europeus na partilha do continente.
severa crítica aos livros que dissociam o passado da África negra do passado da Europa ocidental.
análise crítica dos problemas das reservas negras e da segregação de negros pelo branco.
fundamentação moral e histórica ao apartheid e justifica o pequeno espaço das reservas negras.
conscientização dos jovens e estimula as revoltas contra as reservas negras e o apartheid.
Observe a imagem.
A análise da imagem possibilita ao professor trabalhar com seus alunos
a ausência da ideologia comunista no cenário político da Revolução de 1930.
as influências do nazifascismo europeu no Movimento Integralista Brasileiro.
a origem dos ideais socialistas dos movimentos operários na década de 1920.
o símbolo de rebeldia que identificava o programa de ação e luta tenentista.
as características políticas das lutas brasileiras antifascistas nos anos 1930.
A partir dos textos e da imagem é correto afirmar que trazer para a sala de aula conteúdos de história da África e do Brasil africano levam a uma discussão sobre a
A partir dos textos e da imagem é correto afirmar que trazer para a sala de aula conteúdos de história da África e do Brasil africano levam a uma discussão sobre a
forma como os africanos organizam o entendimento do mundo que os cerca e das relações das pessoas entre si e com o mundo.
tradição oral das sociedades africanas e dos fatores responsáveis pela aistoricidade dos povos que habitam o continente africano.
importância da colonização europeia no continente africano e demonstram o papel de se introduzir a cultura civilizada nos grupos primitivos.
passividade dos reinos e impérios africanos frente a dominação colonialista, responsável pela cisão entre o norte do Saara e a região subsaariana.
Sobre as tendências historiográficas no Brasil, em especial a denominada História Social, é correto afirmar:
Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
I. A ruptura historiográfica promovida por Lucien Febvre e March Bloch a partir de 1929 tinha como suposto a prevalência dos fenômenos individuais sobre os coletivos.
II. A linha teórico-metodológica defendida pela Revista dos Annales considerava que o historiador deveria ater-se aos fenômenos de médio e longo prazo, em detrimento daqueles de curta duração.
III. Os princípios fundamentais da historiografia rankeana foram absorvidos pela Escola dos Annales, apesar da sua crítica à prevalência do objeto político-administrativo.
Com relação a aspectos conceituais e metodológicos da ciência histórica, bem como a elementos significativos acerca dos primórdios da humanidade e das primeiras civilizações, julgue os itens a seguir.
A razão, o equilíbrio, a elegância, a harmonia e a clareza foram aspectos marcantes da cultura greco-romana, notadamente nos campos da literatura, das artes visuais e da arquitetura, que exerceram intensa influência na cultura ocidental.
Considerando que, na Europa Ocidental, ao longo da Idade Média, se definiram novas estruturas políticas, econômicas, sociais, culturais e religiosas, julgue os itens subsecutivos.
Nesse longo período medieval, a mentalidade e a sensibilidade dos homens orientavam-se ao simbólico, às metáforas, à crença em revelações, ao repúdio aos prazeres materiais e à busca da salvação da alma.
Considerando que, na Europa Ocidental, ao longo da Idade Média, se definiram novas estruturas políticas, econômicas, sociais, culturais e religiosas, julgue os itens subsecutivos.
A existência de monarquias centralizadas restringiu o poder da nobreza laica e eclesiástica, sobretudo da primeira, ao inibir o estabelecimento de laços de solidariedade e fidelidade entre os nobres.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...