Questões de História

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Atenção: Considere o texto a seguir para responder às questões de números 37 e 38

Como nos mostra o ensaio História e Ensino: o tema do sistema de fábrica visto através de filmes, de Carlos Alberto Vesentini [In: Circe Bittencourt (org), p. 163-175], obras cinematográficas como Tempos Modernos (1936) de Charles Chaplin, podem ser utilizadas em sala de aula para a discussão do tempo da fábrica.

Nesse caso, seria recomendável que o professor considerasse tal filme

  • A.

    um material ilustrativo de uma aula expositiva sobre o predomínio do tempo da fábrica nas sociedades capitalistas.

  • B.

    um documento que possui historicidade e cuja análise requer determinados procedimentos metodológicos, que contemplem a natureza de sua linguagem.

  • C.

    um registro do período entre-guerras, no século XX, que deve ser usado para discutir exclusivamente temáticas referentes a seu contexto de produção.

  • D.

    uma obra fiel à documentação da realidade, portadora de conteúdo histórico neutro, que pode ser diretamente assimilado pelos alunos.

  • E.

    uma fonte de entretenimento que, por seu caráter artístico, é atemporal e privilegiada para a discussão de qualquer tema.

A abordagem, pelos livros didáticos, das guerras de independência hispano-americanas é marcada pela apresentação das biografias de líderes militares denominados “libertadores”, como José Artigas, herói nacional no Uruguai, San Martín, na Argentina ou Bernardo O’Higgins, no Chile. Kalina Silva sugere (In: Carla Pinsky, 2009) que o uso de biografias como essas, em sala de aula, é

  • A.

    nocivo à concepção crítica de História e deve ser evitado, pois reproduz a velha História dos “grandes homens”.

  • B.

    pouco recomendado, pois esse tipo de abordagem contraria o gosto popular predominante.

  • C.

    admissível apenas para grandes nomes das artes e das ciências, uma vez que políticos e militares não devem ser individualizados.

  • D.

    interessante quando se inclui a discussão do processo historiográfico que mitificou aqueles personagens.

  • E.

    permitido quando os biografados constituem bom exemplos para os alunos, caso de alguns líderes religiosos e de esquerda.

Segundo o autor, o texto é um exemplo da história ensinada às crianças na África do Sul e que proporciona a

  • A.

    identificação de uma visão paternalista e autoritária dos colonizadores europeus na partilha do continente.

  • B.

    severa crítica aos livros que dissociam o passado da África negra do passado da Europa ocidental.

  • C.

    análise crítica dos problemas das “reservas” negras e da segregação de negros pelo branco.

  • D.

    fundamentação moral e histórica ao apartheid e justifica o pequeno espaço das “reservas” negras.

  • E.

    conscientização dos jovens e estimula as revoltas contra as “reservas” negras e o apartheid.

Observe a imagem.

A análise da imagem possibilita ao professor trabalhar com seus alunos

  • A.

    a ausência da ideologia comunista no cenário político da Revolução de 1930.

  • B.

    as influências do nazifascismo europeu no Movimento Integralista Brasileiro.

  • C.

    a origem dos ideais socialistas dos movimentos operários na década de 1920.

  • D.

    o símbolo de rebeldia que identificava o programa de ação e luta tenentista.

  • E.

    as características políticas das lutas brasileiras antifascistas nos anos 1930.

A partir dos textos e da imagem é correto afirmar que trazer para a sala de aula conteúdos de história da África e do Brasil africano levam a uma discussão sobre a

  • A.

    A partir dos textos e da imagem é correto afirmar que trazer para a sala de aula conteúdos de história da África e do Brasil africano levam a uma discussão sobre a

  • B.

    forma como os africanos organizam o entendimento do mundo que os cerca e das relações das pessoas entre si e com o mundo.

  • C.

    tradição oral das sociedades africanas e dos fatores responsáveis pela aistoricidade dos povos que habitam o continente africano.

  • D.

    importância da colonização europeia no continente africano e demonstram o papel de se introduzir a cultura civilizada nos grupos primitivos.

  • E.

    passividade dos reinos e impérios africanos frente a dominação colonialista, responsável pela cisão entre o norte do Saara e a região subsaariana.

Sobre as tendências historiográficas no Brasil, em especial a denominada História Social, é correto afirmar:

  • A. os seus referenciais teóricos dialogavam com os da historiografia rankeana.
  • B. o Instituto Histórico e Geográfico foi o principal campo de atuação dos historiadores sociais.
  • C. a redução da escala de análise do objeto de pesquisa e a aproximação com a antropologia são características do campo da história social.
  • D. apesar da paulatina consolidação da história social no Brasil, boa parte das pesquisas ainda se concentra no âmbito da chamada história total.
  • E. as abordagens historiográficas das décadas de 1950 e 1960 não foram influenciadas pela história econômica e social dos Annales, pois estavam ligadas às discussões da Escola Sociológica Paulista.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

I. A ruptura historiográfica promovida por Lucien Febvre e March Bloch a partir de 1929 tinha como suposto a prevalência dos fenômenos individuais sobre os coletivos.

II. A linha teórico-metodológica defendida pela Revista dos Annales considerava que o historiador deveria ater-se aos fenômenos de médio e longo prazo, em detrimento daqueles de curta duração.

III. Os princípios fundamentais da historiografia rankeana foram absorvidos pela Escola dos Annales, apesar da sua crítica à prevalência do objeto político-administrativo.

  • A. somente I está correta
  • B. somente II está correta
  • C. somente III está correta
  • D. somente I e II estão corretas
  • E. somente II e III estão corretas

Com relação a aspectos conceituais e metodológicos da ciência histórica, bem como a elementos significativos acerca dos primórdios da humanidade e das primeiras civilizações, julgue os itens a seguir.

A razão, o equilíbrio, a elegância, a harmonia e a clareza foram aspectos marcantes da cultura greco-romana, notadamente nos campos da literatura, das artes visuais e da arquitetura, que exerceram intensa influência na cultura ocidental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que, na Europa Ocidental, ao longo da Idade Média, se definiram novas estruturas políticas, econômicas, sociais, culturais e religiosas, julgue os itens subsecutivos.

Nesse longo período medieval, a mentalidade e a sensibilidade dos homens orientavam-se ao simbólico, às metáforas, à crença em revelações, ao repúdio aos prazeres materiais e à busca da salvação da alma.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que, na Europa Ocidental, ao longo da Idade Média, se definiram novas estruturas políticas, econômicas, sociais, culturais e religiosas, julgue os itens subsecutivos.

A existência de monarquias centralizadas restringiu o poder da nobreza laica e eclesiástica, sobretudo da primeira, ao inibir o estabelecimento de laços de solidariedade e fidelidade entre os nobres.

  • C. Certo
  • E. Errado
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