Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A crise econômica das duas décadas após 1973, quando ocorreu a crise do petróleo, alimentou parte do separatismo nacionalista em vários países, inclusive no Brasil. Considerando esse fenômeno, assinale a opção correta.
Crise econômica e separatismo são duas coisas que nunca ocorrem concomitantemente.
No Brasil, separatistas do Rio Grande do Sul deram sinais de sua existência.
Partidos separatistas, que manifestavam retórica humanitária e de solidariedade com os mais pobres, surgiram em quase todas as regiões da América Latina.
A Liga Lombarda, surgida na Calábria, pregava a secessão dessa região italiana.
Com o fim da bipolaridade mundial, oficializada com o colapso soviético, só uma possível potência imperial, conforme se afirma no texto, persiste, referência que remete aos
Estados Unidos da América.
integrantes da União Européia.
países asiáticos emergentes, como a China.
O Contestado, região entre o Paraná e Santa Catarina, foi palco de um movimento de cunho milenarista-messiânico, conhecido como Guerra do Contestado. Nesse movimento, alguns fatos foram entendidos como um sinal do fim dos tempos, como a (s)
mudanças capitalistas que haviam sido introduzidas em terras fronteiriças do Paraná com a instalação da estrada de ferro Jundiaí Railway Company, desalojando os posseiros.
Considerando as realizações do Modernismo, assinale a opção correta.
O Modernismo não partilhou do crescimento das cidades americanas.
Brasília é uma realização do movimento modernista na arquitetura.
O Modernismo chegou ao século XXI revigorado pelo triunfo do mundo ocidental sobre o socialismo real.
O Modernismo representou, na arquitetura, uma reação às propostas urbanistas de Le Corbusier.
Assinale a opção correta com relação às idéias do texto.
A economia dos EUA não teve um bom desempenho entre as duas guerras mundiais porque esse país teve de socorrer financeiramente as potências beligerantes da Europa.
A crise mundial a que se refere o texto teve seu clímax durante a grande depressão econômica do início da década de 30 do século XX.
Entre as raízes européias do problema aludidas no texto, identifica-se a política adotada na Conferência de Paz de Versalhes (1919) de impor à Alemanha o menor pagamento possível relativo às chamadas reparações, para que esse país pudesse recuperar-se economicamente.
Os EUA, por serem a maior economia do mundo no período da grande depressão, sofreram menos os efeitos desta.
No final do século XIX e no início do século XX, as relações de produção na sociedade gomífera da Amazônia caracterizavam-se pelo (pela)
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico brasileiro do período colonial ao século XIX, julgue os itens de 51 a 61.
A colonização do Brasil coincidiu com a denominada Idade Moderna, destacada, na Europa, pelas práticas políticas absolutistas e econômicas mercantilistas.
Acerca dos países beligerantes da Europa a que se refere o texto, assinale a opção correta.
A Grã-Bretanha saiu da Primeira Guerra Mundial com sua economia fortalecida.
A França insistiu, no âmbito das negociações de paz, em recuperar todos os custos da guerra.
A Alemanha foi declarada uma das principais responsáveis pela guerra.
A Rússia, por ter-se mantido neutra durante toda a Primeira Guerra Mundial, pôde fazer a Revolução de 1917.
Em março de 1942, o Brasil assinou em Washington uma série de acordos sobre matérias-primas estratégicas para a guerra, entre as quais a borracha. Esses acordos serviram para incrementar o (a)
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico brasileiro do período colonial ao século XIX, julgue os itens de 51 a 61.
Infere-se do texto que a chegada dos portugueses ao Brasil inseria-se no projeto maior comumente chamado de comércio oriental, fortemente assentado nas especiarias, de larga aceitação no mercado europeu.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...