Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os efeitos da grande depressão sobre a política dos países da América Latina foram dramáticos e imediatos. Com relação às mudanças políticas registradas nessa região no período considerado, assinale a opção correta.
A Argentina fez uma revolução liberal e iniciou uma era de governos civis.
A democracia e o liberalismo ganharam força nos países da região.
Doze países mudaram de governo ou regime entre 1930 e 1931, dez deles, por meio de golpe militar.
O movimento da Frente Popular do Chile foi derrotado e instaurada a ditadura de Carlos Ibañez, em 1931.
A política da segunda fase da economia da borracha tentou enfraquecer a estrutura de aviamento tão característica da primeira fase. Contudo, essa tentativa foi inócua, visto que
a Rubber Development Company (RDC), órgão que deveria fornecer gêneros essenciais diretamente ao seringal, passara a operar por intermédio dos comerciantes da região.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico brasileiro do período colonial ao século XIX, julgue os itens de 51 a 61.
A expedição de Martim Afonso marcou, a rigor, o efetivo início da colonização portuguesa no Brasil.
Acerca do fascismo, assinale a opção correta.
O fascismo não prosperou onde os velhos regimes permaneceram em boa ordem de funcionamento.
O fascismo foi a expressão do grande capital.
Inclui-se entre as condições ideais para o triunfo da ultradireita o fato de os movimentos socialistas estarem preparados para realizar a revolução social.
O fascismo fortaleceu os sindicatos, um fator que atraiu os trabalhadores para essa corrente ideológica.
O cultivo de cana-de-açúcar foi implantada no Brasil colônia, pois
o açúcar era um produto muito rentável para o comércio europeu, sua técnica de cultivo já era conhecida dos portugueses e propiciava uma solução para a necessidade de ocupação e povoamento do território.
os jesuítas, nas missões, introduziram com sucesso esse cultivo, que se adaptou bem ao clima quente, úmido e ao solo de massapé do litoral nordestino, tornando-se muito lucrativo para a exportação.
a coroa portuguesa firmou vantajosos acordos financeiros com mercadores holandeses, que centralizaram, de forma eficiente, o controle da produção e da distribuição comercial.
o pau-brasil e o ouro encontrados inicialmente foram explorados de forma predatória e se esgotaram, havendo a necessidade da introdução de um cultivo permanente, em larga escala.
os bandeirantes passaram a aprisionar índios e a negociar a compra de escravos com comerciantes responsáveis pelo tráfico negreiro, fornecendo mãode- obra excedente que foi aproveitada em plantações de cana.
A "Batalha da Borracha" implicou a
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico brasileiro do período colonial ao século XIX, julgue os itens de 51 a 61.
O sistema de capitanias, por suas características, algumas das quais mencionadas no texto, fixou a tendência de se promover, no Brasil, a distribuição eqüitativa de terras, em glebas de reduzida dimensão, processo que se aprofundaria nos séculos seguintes.
O Acordo de Munique de 29 de setembro de 1938, firmado entre Alemanha, Grã-Bretanha, França e Itália, inscreve-se no âmbito da chamada política de apaziguamento. A respeito desse acordo, assinale a opção correta.
Em Munique, discutiu-se uma tomada de posição contra o inimigo comum, a Rússia.
Esse acordo evidenciou o medo da França e da Grã-Bretanha, que haviam concedido a Hitler um triunfo fácil, os Sudetos, na região da Checoslováquia.
Por esse acordo, os países signatários esperavam apaziguar o revanchismo da França e estimular a disputa entre Alemanha e Rússia.
Em Munique, a França e a Grã-Bretanha demonstraram uma avaliação realista da situação e implementaram a corajosa política de apaziguamento.
Entre os anos de 1821 e 1823 ocorreram vários conflitos armados na Bahia, especialmente em Salvador, resultando em muitos mortos e feridos. Esses conflitos tiveram como causa
a revolta popular encabeçada por Maria Quitéria de Jesus Medeiros contra esquadras inglesas que invadiram Salvador para tentar garantir o controle de Portugal sobre a região.
a chamada conjuração baiana, momento em que a população humilde e a classe média se insurgiram, lideradas por Cipriano Barata, para reivindicar o fim da dominação de Portugal sobre o Brasil.
o movimento republicano e abolicionista, alimentado pelo partido republicano baiano que conquistara o apoio de marinheiros e soldados para enfrentar as tropas da Corte Portuguesa.
a luta dos chamados "patriotas", setores da sociedade e do governo baiano favoráveis à independência, contra forças portuguesas lideradas por Inácio Luís Madeira de Melo, concentradas em Salvador.
As oligarquias que dominaram os Estados brasileiros na Primeira República eram
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...