Questões de História

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Assinale a opção correta acerca da democratização dos meios de destruição.

  • A.

    Os habitantes de Estados-nações tradicionais estão imunes à democratização da violência.

  • B.

    A violência urbana é um fenômeno restrito aos grupos sociais do chamado Terceiro Mundo.

  • C.

    Os ataques terroristas aos EUA em 11 de setembro de 2001 revelaram outra perspectiva dos meios de destruição, visto que foram utilizados aviões comerciais.

  • D.

    A democratização dos meios de destruição fez baixar os custos públicos na manutenção do monopólio da violência.

Um dos mais expressivos movimentos pela redemocratização do país, com seu slogan "Eu quero votar para Presidente", foi a campanha pelo (a)

  • A.

    eleição do mineiro Tancredo Neves, numa composição de chapa com um militar da "linha moderada", o que agradava muito a oposição política e o status quo.

  • B. eleição direta para presidente, capitaneada pelo PMDB e endossada pelo clero católico, marcada por inúmeros comícios regionais, como o de São Paulo, que reuniu um milhão de pessoas.
  • C. fim do governo de Geisel, que era considerado um dos mais rigorosos da chamada "linha dura" do Exército e que não admitia a volta do governo aos civis.
  • D. nomeação de Paulo Maluf, político de São Paulo, para assumir a presidência após o governo do general Figueiredo.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico brasileiro do período colonial ao século XIX, julgue os itens de 51 a 61.

Pelo destaque dado no texto à preponderância portuguesa na formação étnico-cultural brasileira, conclui-se que o autor desconsidera o fato de o idioma falado no país resultar de influências maiores dos indígenas e dos africanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos mecanismos da Revolução Industrial, julgue os itens a seguir.

I A revolução técnica que surgiu entre 1750 e 1850 foi apenas um movimento no interior de um processo de longa evolução que conduziu à tomada do poder pela burguesia.

II As políticas de laissez-faire e laissez-passer foram instrumentos de hegemonia burguesa, na medida em que propunham a liberalização do comércio e da produção.

 III Mais que a luta pela liberdade, a Revolução Industrial trouxe em seu âmago o interesse burguês de exercer sua hegemonia por meio da exploração e da concentração do capital.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Estão certos apenas os itens I e II.

  • B.

    Estão certos apenas os itens I e III.

  • C.

    Estão certos apenas os itens II e III.

  • D.

    Todos os itens estão certos.

A campanha pelas eleições diretas para presidente da República teve início em 1983 com a apresentação de um (uma)

  • A.

    proposta ao Congresso Nacional pelo jornal Folha de S.Paulo que exigia a participação de um político paulista na sucessão presidencial.

  • B. emenda substitutiva à Constituição pela ARENA, que desejava participar das eleições diretas para presidente com um candidato mineiro.
  • C. emenda constitucional ao Congresso Nacional, por um jovem deputado do PMDB, Dante de Oliveira.
  • D. ato constitucional pelos partidários de Ulysses Guimarães, que desejavam vê-lo como presidente eleito diretamente pelo Congresso Nacional.

 

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico brasileiro nas décadas iniciais do regime republicano, julgue os itens subseqüentes.

As oligarquias mencionadas no texto eram os grupos políticos que dominavam os estados da federação brasileira na Primeira República.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 97 a 101, relativos à formação do mundo contemporâneo.

A Revolução Industrial inglesa, matriz de portentoso processo de formação de um mercado mundial capitalista, foi um fenômeno que não se restringiu à dimensão econômica, tendo também implicações sociais e políticas globais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Constituição de 1988 (art. 210) representou um avanço na educação escolar indígena ao,

  • A. reconhecer que o ensino fundamental para os índios deveria ser ministrado por professores universitários que dominassem a língua das variadas etnias.
  • B. assegurar às comunidades indígenas o ensino fundamental regular ministrado em língua portuguesa e o direito de utilização da língua indígena e de processos próprios de aprendizagem.
  • C. incluir os conteúdos científicos e culturais na educação básica os quais deveriam ser ministrados exclusivamente na língua pátria.
  • D. manter programas de formação humana para atuar nas escolas indígenas que deveriam funcionar sob a supervisão direta do Ministério da Igualdade Racial.

 

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico brasileiro nas décadas iniciais do regime republicano, julgue os itens subseqüentes.

Apesar das fraudes eleitorais, era comum a alternância do poder na Primeira República e, não raro, candidatos oposicionistas à presidência venciam os concorrentes indicados pela situação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 97 a 101, relativos à formação do mundo contemporâneo.

As revoluções atlânticas, entre os séculos XVIII e XIX, cujo símbolo político mais nítido foi a Revolução Francesa, marcaram a transição do mundo moderno europeu para o mundo contemporâneo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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