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História - Educação em História - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Os PCN's de História para o ensino fundamental definiram como conceitos básicos da disciplina:
sujeito histórico, revolução e independência.
fato histórico, sujeito histórico e tempo histórico.
tempo histórico, espaço geográfico e paisagem.
fato histórico, relações sociais e mudança social.
tempo histórico, ator social e mudança social.
História - Educação em História - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, são objetivos gerais do ensino da História:
1. situar acontecimentos históricos e localizá-los em uma multiplicidade de tempos.
2. valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade social, considerando critérios éticos.
3. dominar a noção de tempo histórico, desenvolvendo atividades de organização do tempo cronológico e de sucessão
4. contribuir para a formação do Estado Nacional, orientando-se pelas idéias da moral e do civismo.
Estão corretas apenas:
1, 2 e 4.
2, 3 e 4.
1, 2 e 3.
1 e 2.
1 e 3
História - Educação em História - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Nas últimas duas décadas, têm sido elaboradas proposições de renovação do ensino da História para a Educação Básica que têm como objetivo:
possibilitar a formação no aluno da visão de ensino como transmissão de conhecimentos históricos para a conservação da memória
promover um currículo que assuma existirem múltiplas possibilidades ao trabalho de professores e alunos a ser pautado pela diversidade cultural e social.
extinguir em definitivo as permanências dos Estudos Sociais, possibilitando um tratamento uniforme dos conteúdos e abordagens conceituais homogêneas.
estabelecer uma atitude crítica em relação à segmentação passado/presente/futuro, tendo em vista a impossibilidade da formação do conceito de tempo histórico pela criança.
propor situações de aprendizagem que recuperem a experiência humana, a ser organizada em círculos concêntricos, de forma linear e cronológica.
História - Educação em História - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de História propõem uma nova organização do currículo para o Ensino Fundamental. Segundo esse documento curricular, o ensino da História nortear-se-á pelos seguintes princípios e idéias, à exceção de:
incorporação dos conceitos de cultura e civilização com a realização de estudos culturais, aproximando a História das Ciências Humanas e Sociais.
valorização da idéia de diversidade cultural e questionamento da tese da superioridade cultural que fundamenta o preconceito e o racismo.
problematização da realidade social e afirmação da participação de "pessoas comuns" na construção da História.
valorização da concepção de tempo contínuo, evolutivo, igual e único para toda a humanidade, abordagem essencial ao estilo de aprendizagem da criança.
seleção e uso de diferentes fontes históricas, visando a apropriação pelo aluno das competências de leitor de diferentes linguagens.
História - Educação em História - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As afirmações abaixo se referem ao ensino e aprendizagem da História nos termos definidos pelos PCN's da área.
1. O trabalho com as noções de transformação e permanência envolve a dimensão temporal e está relacionado à formação da identidade.
2. Não se aprende História apenas no espaço escolar, porém a escola tem a desempenhar um papel específico em relação às aprendizagens do conhecimento histórico.
3. O ensino e a aprendizagem da História envolvem seleção criteriosa de conteúdos e métodos que contemplem o fato, o sujeito e o tempo históricos.
4. O professor de História cumpre papel importante na construção de relações entre o conteúdo estudado e as experiências vividas e na integração com outras áreas.
Estão corretas:
1 e 2 apenas .
3 e 4 apenas.
1 e 2 apenas.
1, 2 e 3 apenas
1, 2, 3 e 4.
Sobre o professor de história, considere as seguintes proposições:
I. As práticas escolares exigem dos professores de história muito mais que o conhecimento específico da disciplina, adquirido na formação universitária.
II. O que o professor de história ensina na sala de aula deve ir muito além de sua especialidade, advindo, daí, a necessidade de articular diferentes saberes no processo de formação.
III. As dimensões éticas e políticas da formação do professor de história são insignificantes, pois o objeto do ensino da história é constituído de tradições e idéias, elementos concretos.
IV. A preocupação do professor não é refletir sobre a história construída pelos homens, mas localizar e interpretar fatos; utilizando instrumental das ciências sociais.
Estão corretas as proposições
I e II somente.
I, II e III somente.
I, III e IV somente.
II, III e IV somente.
I, II, III e IV.
Analisando o significado da produção do saber histórico na prática docente, considere as proposições abaixo.
I. Ensinar história requer um diálogo permanente com diferentes saberes, produzidos em diferentes níveis e espaços.
II. O objetivo da história é reconstituir, explicar e compreender seu objeto: a história real, logo, o objeto do conhecimento é o real em movimento, as ações de homens e mulheres em sociedade, ou seja, a experiência humana. Sendo esse movimento contraditório, evidencia manifestações também contraditórias.
III. O real chega até os professores, alunos, pesquisadores por meio de evidências (incompletas, parciais). Do diálogo mediado pelo professor entre as concepções teóricas, os outros saberes e as múltiplas evidências, nasce o conhecimento histórico, limitado, provisório, seletivo e incompleto.
IV. O trabalho com projetos de pesquisas em história propicia a educação para a cidadania. Trata-se de uma metodologia democrática, que parte dos sujeitos, sendo planejada, construída e avaliada pelos próprios sujeitos históricos do processo de ensino: alunos e professores. Estão corretas as proposições
I, II e III somente
Sobre o trabalho do professor, de acordo com os novos rumos do ensino da História, considere as seguintes alternativas:
I. Diante da velocidade das transformações observadas nos dias atuais e da impossibilidade de prever os desafios que nossos alunos irão enfrentar daqui a alguns anos, torna-se necessário que eles sejam instrumentalizados para aprender e analisar novos fenômenos.
II. As novas propostas sobre o ensino da história têm enfatizado que, além da aquisição dos conteúdos tradicionais, é necessário desenvolver nos alunos estruturas intelectuais que lhes permitam operacionalizar novas situações apresentadas pela realidade social.
III. É importante desenvolver no aluno a capacidade de memorizar um grande volume de informações, formando um elenco de acontecimentos amarrados por uma linha do tempo, que comporte mais memorização do que reflexão.
IV. Levar o aluno a entender que o objetivo da história é conhecer o fato em si e entender o seu significado, porque o centro do conhecimento histórico ou o objeto da história é o conhecimento e não a rede de significado que é construída em torno dele. Estão corretas as proposições
I e II somente.
I e III somente.
II e IV somente.
I, II e III somente.
I, II, III e IV.
Sobre o ensino da História, analise as proposições abaixo.
I. "A transformação do ensino de História é estratégica não só na luta pelo rompimento com as práticas homogeneizadoras e críticas mas também na criação de novas práticas escolares".
II. "O objetivo do saber histórico escolar é constituído de tradições, idéias, símbolos e significados que dão sentido às diferentes experiências históricas".
III. "O professor de história, num determinado contexto escolar, com sua maneira própria de agir, ser, viver e ensinar, transforma um conjunto de conhecimentos históricos em saberes efetivamente ensináveis e faz com que os alunos não só compreendam mas assimilem e incorporem esses ensinamentos de variadas formas".
IV. "No espaço da sala de aula, é possível o professor de história fazer emergir o plural, a memória daqueles que tradicionalmente não têm direito à história, unindo os fios do presente e do passado, num processo ativo de desalienação. Mas também pode, inconsciente ou deliberadamente, operar o contrário, apenas perpetuando mitos e estereótipos da memória dominante".
Estão corretas
somente I, II e III
somente I, II e IV
O sistema da época moderna O Antigo Regime é composto pelos seguintes elementos: capitalismo comercial, política mercantilista, sistema colonial, intolerânc ia rel igiosa, laic i zação cul tural e _______________________, que é a característica mais marcante desse conjunto. Nesse longo período de transição o _______________________ exerce um poder autocrático. Não se trata, pois, meramente de um estado de transição entre o Estado Feudal e o Estado Burguês emergente.
As lacunas são preenchidas correta e respectivamente com as palavras
terror -jacobino
feudalismo -senhor feudal
absolutismo -soberano
socialismo- czar
renascimento - homem
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