Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analisando a atuação do professor de história, considere as alternativas abaixo:

I. "O professor, ao diversificar as fontes e dinamizar a pratica de ensino, democratiza o acesso do saber, possibilita o confronto e o debate de diferentes visões, estimula a incorporação e o estudo da complexidade da cultura e da experiência histórica".

II. "Ensinar e aprender história requer dos professores de história a retomada de uma velha questão: o papel formativo do ensino de história".

 III. "É na ação que os saberes do professor são mobilizados, reconstruídos e assumem significados diversos. Isso exige dele sensibilidade, postura crítica, reflexão permanente sobre suas ações, sobre o cotidiano escolar no sentido de rever saberes e práticas".

 IV. "A relação ensino-aprendizagem deve ser um convite a um desafio para alunos e professores cruzarem ou mesmo subverterem as fronteiras impostas entre as diferentes culturas e os grupos sociais, entre a teoria e a prática, a política e o cotidiano, a história, a arte e a vida".

 Estão corretas:

  • A. somente I, II e III.
  • B. somente I, II e IV.
  • C. somente I, III e IV.
  • D. somente II, III e IV.
  • E.

    I, II, III e IV.

O Cubismo surgiu em 1908. A primeira obra cubista e seu autor foram

  • A. Os petiscos de Java- Gros.
  • B. O Beijo -Kandinsky.
  • C. Impressões do Sol Nascente -Monet.
  • D. As Senhoritas de Avignon- Picasso.
  • E. Ta matete- Gaugin.

Sobre o professor de História.

I. "Ensina o aluno a levantar problemas e a reintegrá-los num conjunto mais vasto de outros problemas, procurando transformar, em cada aula de Jistória, temas em problemáticas".

II. "Ciente do conhecimento que possui, deve proporcionar ao seu aluno a apropriação do conhecimento histórico existente através de um esforço e de uma atividade com a qual ele retome a atividade que edificou esse conhecimento".

 III. "Possibilitar aos alunos a compreensão de que os acontecimentos históricos não podem ser explicados de maneira simplista. É necessário fazê-los entender que numerosas relações de pesos e características diferentes interferem em sua realização".

IV. "Fazer o aluno perceber que o conhecimento histórico é adquirido e inefável como um dom desenvolvido através de um processo mnenônico".

Estão corretas

  • A. somente I e II.
  • B. somente II e IV.
  • C. somente I, II e III.
  • D.

    somente I, III e IV.

  • E. I, II, III e IV.

Na Argentina, a ditadura do General Pinochet que assumiu o poder em 1973, num golpe em que morreu o presidente Salvador Allende foi fortemente abalada, no final da década de 80, pelo movimento de oposição popular.

Sobre o parágrafo acima, pode-se afirmar que

  • A.

    não há erro.

  • B.

    há erro na primeira expressão destacada.

  • C.

    há erro na segunda expressão destacada.

  • D.

    há erro na terceira expressão destacada.

  • E.

    há erro na quarta expressão destacada.

Na visão de Paulo Freire, ensinar exige o reconhecimento e a capacidade de assumir a sua identidade cultural e seus reflexos na formação e na prática docente. Com base na concepção do autor, analise as afirmativas a seguir.

 I. Assumir a si próprio não significa a exclusão dos outros, ao contrário, implica reconhecer-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva e capaz de amar. Capaz de assumir-se como sujeito, porque também é capaz de reconhecer-se como objeto.

II. O que importa na formação docente não é a repetição mecânica do gesto, mas a compreensão do valor dos sentimentos, das emoções, do desejo e da insegurança a ser superada através do exercício da criticidade e da promoção da curiosidade ingênua em curiosidade epistemológica.

III. Considerar a questão da identidade cultural na dimensão individual e de classe social como também respeitar as diferenças é fator fundamental na prática educativa progressista e na relação professor-aluno.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    I, II e III estão corretas.

  • B.

    Apenas a II está correta.

  • C.

    Apenas a III está correta.

  • D.

    Apenas I e II estão corretas.

  • E.

    Apenas I e III estão corretas.

Qual foi o antigo regime derrubado em 1917 pela Revolução Russa?

  • A.

    Nazismo.

  • B.

    Feudalismo.

  • C.

    Comunismo.

  • D.

    Socialismo

  • E.

    Czarista.

 

Em relação à presença de escravos africanos na vida social mato-grossense, nos séculos XVIII e XIX, pode-se afirmar que:

  • A.

    caracterizou-se pela passividade dos negros na aceitação da escravidão;

  • B.

    contribuiu para uma violenta revolta negra, baseada no exemplo haitiano, a Revolta dos Haussás;

  • C.

    foi insignificante do ponto de vista demográfico, pois predominou a mão-de-obra dos imigrantes europeus;

  • D.

    foi marcada por atos de resistência à escravidão, formando quilombos como os de Quariterê e Sepotuba;

  • E.

    desapareceu com o declínio da atividade mineradora.

"... foram todos amarrados de braços para trás....seguindo assim a pé (...) foram um a um fuzilados, saqueados, e os cadáveres com os ventres partidos em cruz, para não boiarem, lançados n'água à voracidade das piranhas..."

O texto acima faz parte do depoimento de João Pais de Barros sobre o "Massacre da Baía Garcez", ocorrido em 1901. Tal episódio reflete a:

  • A.

    intensificação da violenta disputa entre os grupos oligárquicos pelo controle da vida política local;

  • B.

    reação de comunidades indígenas à instalação de fazendas de gado na periferia de suas terras;

  • C.

    repressão de usineiros às manifestações dos trabalhadores que, em greve, reivindicavam melhores condições de trabalho;

  • D.

    intervenção militar do governo paraguaio para reconquistar a livre navegação no Rio Paraguai;

  • E.

    ação das tropas federais contra adeptos da Revolução Constitucionalista Paulista que haviam estabelecido um governo paralelo em Corumbá.

Aracati era o principal centro urbano do Ceará, graças à produção e exportação de três produtos fundamentais para a economia cearense. Esses produtos eram

  • A.

    algodão, rapadura e milho.

  • B.

    couro, milho e algodão.

  • C.

    carnaúba, couro e rapadura.

  • D.

    couro, charque e algodão.

As terras ocupadas pelo município do Paulista foram doadas pelo primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho Pereira, ao seu cunhado

  • A.

    Jerônimo de Albuquerque.

  • B.

    Gonçalo Mendes Leitão.

  • C.

    Mem de Sá.

  • D.

    Albuquerque Arcoverde.

  • E.

    José Antônio Barbosa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...