Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analisando a atuação do professor de história, considere as alternativas abaixo:
I. "O professor, ao diversificar as fontes e dinamizar a pratica de ensino, democratiza o acesso do saber, possibilita o confronto e o debate de diferentes visões, estimula a incorporação e o estudo da complexidade da cultura e da experiência histórica".
II. "Ensinar e aprender história requer dos professores de história a retomada de uma velha questão: o papel formativo do ensino de história".
III. "É na ação que os saberes do professor são mobilizados, reconstruídos e assumem significados diversos. Isso exige dele sensibilidade, postura crítica, reflexão permanente sobre suas ações, sobre o cotidiano escolar no sentido de rever saberes e práticas".
IV. "A relação ensino-aprendizagem deve ser um convite a um desafio para alunos e professores cruzarem ou mesmo subverterem as fronteiras impostas entre as diferentes culturas e os grupos sociais, entre a teoria e a prática, a política e o cotidiano, a história, a arte e a vida".
Estão corretas:
I, II, III e IV.
O Cubismo surgiu em 1908. A primeira obra cubista e seu autor foram
Sobre o professor de História.
I. "Ensina o aluno a levantar problemas e a reintegrá-los num conjunto mais vasto de outros problemas, procurando transformar, em cada aula de Jistória, temas em problemáticas".
II. "Ciente do conhecimento que possui, deve proporcionar ao seu aluno a apropriação do conhecimento histórico existente através de um esforço e de uma atividade com a qual ele retome a atividade que edificou esse conhecimento".
III. "Possibilitar aos alunos a compreensão de que os acontecimentos históricos não podem ser explicados de maneira simplista. É necessário fazê-los entender que numerosas relações de pesos e características diferentes interferem em sua realização".
IV. "Fazer o aluno perceber que o conhecimento histórico é adquirido e inefável como um dom desenvolvido através de um processo mnenônico".
Estão corretas
somente I, III e IV.
Na Argentina, a ditadura do General Pinochet que assumiu o poder em 1973, num golpe em que morreu o presidente Salvador Allende foi fortemente abalada, no final da década de 80, pelo movimento de oposição popular.
Sobre o parágrafo acima, pode-se afirmar que
não há erro.
há erro na primeira expressão destacada.
há erro na segunda expressão destacada.
há erro na terceira expressão destacada.
há erro na quarta expressão destacada.
Na visão de Paulo Freire, ensinar exige o reconhecimento e a capacidade de assumir a sua identidade cultural e seus reflexos na formação e na prática docente. Com base na concepção do autor, analise as afirmativas a seguir.
I. Assumir a si próprio não significa a exclusão dos outros, ao contrário, implica reconhecer-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva e capaz de amar. Capaz de assumir-se como sujeito, porque também é capaz de reconhecer-se como objeto.
II. O que importa na formação docente não é a repetição mecânica do gesto, mas a compreensão do valor dos sentimentos, das emoções, do desejo e da insegurança a ser superada através do exercício da criticidade e da promoção da curiosidade ingênua em curiosidade epistemológica.
III. Considerar a questão da identidade cultural na dimensão individual e de classe social como também respeitar as diferenças é fator fundamental na prática educativa progressista e na relação professor-aluno.
Assinale a alternativa correta.
I, II e III estão corretas.
Apenas a II está correta.
Apenas a III está correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Qual foi o antigo regime derrubado em 1917 pela Revolução Russa?
Nazismo.
Feudalismo.
Comunismo.
Socialismo
Czarista.
Em relação à presença de escravos africanos na vida social mato-grossense, nos séculos XVIII e XIX, pode-se afirmar que:
caracterizou-se pela passividade dos negros na aceitação da escravidão;
contribuiu para uma violenta revolta negra, baseada no exemplo haitiano, a Revolta dos Haussás;
foi insignificante do ponto de vista demográfico, pois predominou a mão-de-obra dos imigrantes europeus;
foi marcada por atos de resistência à escravidão, formando quilombos como os de Quariterê e Sepotuba;
desapareceu com o declínio da atividade mineradora.
"... foram todos amarrados de braços para trás....seguindo assim a pé (...) foram um a um fuzilados, saqueados, e os cadáveres com os ventres partidos em cruz, para não boiarem, lançados n'água à voracidade das piranhas..."
O texto acima faz parte do depoimento de João Pais de Barros sobre o "Massacre da Baía Garcez", ocorrido em 1901. Tal episódio reflete a:
intensificação da violenta disputa entre os grupos oligárquicos pelo controle da vida política local;
reação de comunidades indígenas à instalação de fazendas de gado na periferia de suas terras;
repressão de usineiros às manifestações dos trabalhadores que, em greve, reivindicavam melhores condições de trabalho;
intervenção militar do governo paraguaio para reconquistar a livre navegação no Rio Paraguai;
ação das tropas federais contra adeptos da Revolução Constitucionalista Paulista que haviam estabelecido um governo paralelo em Corumbá.
Aracati era o principal centro urbano do Ceará, graças à produção e exportação de três produtos fundamentais para a economia cearense. Esses produtos eram
algodão, rapadura e milho.
couro, milho e algodão.
carnaúba, couro e rapadura.
couro, charque e algodão.
As terras ocupadas pelo município do Paulista foram doadas pelo primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho Pereira, ao seu cunhado
Jerônimo de Albuquerque.
Gonçalo Mendes Leitão.
Mem de Sá.
Albuquerque Arcoverde.
José Antônio Barbosa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...