Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

"Vocacionada desde as origens para a condição de empório e animado centro de trocas, faz a ligação da zona brejeira com o sertão". O texto refere-se à cidade de:

  • A. Guarabira
  • B. Patos
  • C. Campina Grande
  • D. Itabaiana
  • E. Mamanguape

O rio São Francisco é um exemplo de

  • a.

    teia alimentar.

  • b.

    nicho ecológico.

  • c.

    ecossistema aquático.

  • d.

    ecossistema terrestre.

  • e.

    cadeia alimentar.

Na perspectiva do mundo ocidental, a Idade Contemporânea se iniciou, sob o ponto de vista econômico, com a Revolução Industrial e, em termos políticos, com as revoluções liberais burguesas, cujo símbolo mais expressivo foi a Revolução Francesa de 1789. Ao longo do século XVIII, as idéias iluministas prepararam o terreno para o embate que, ao final, jogou por terra os elementos que sustentavam o Antigo Regime. O século XIX assistiu à consolidação do capitalismo como sistema dominante, cujo permanente processo de expansão levou ao imperialismo. Relativamente a esse cenário histórico, julgue os itens seguintes.

Entre as razões determinantes para a eclosão da Revolução Francesa, destacava-se a fragilidade da dinastia Bourbon, sempre disposta a fazer concessões na ilusão de que, assim agindo, salvaria seu trono.

  • C. Certo
  • E. Errado

O filme "Paraíba Mulher Macho" conta o romance entre Anayde Beiriz e João Dantas e destaca, no agitado ambiente político, o episódio utilizado para deflagrar a Revolução de 1930. Este episódio está relacionado:

  • A. À morte de João Pessoa, governador da Paraíba.
  • B.

    Ao clima de tensão vivido pela oligarquia cafeeira após a Reforma Tributária e o conseqüente fim da Política dos Governadores.

  • C.

    À política assumida pela sociedade brasileira denominada de populismo.

  • D.

    Ás agressões verbais e choques armados entre Getúlio Vargas e João Pessoa.

  • E.

    Á passagem da Coluna Prestes pela cidade de Piancó.

A participação popular na escola pública contribui para o aprofundamento da democracia, não apenas na educação, mas também na sociedade brasileira como um todo. É o que pensa Luiz Antônio Cunha (Educação, Estado e Democracia no Brasil. 1991:72) que também aponta duas situações extremas que devem ser evitadas. São elas:

  • a.

    transformar a participação de meio em fim, perdendo-se de vista o aperfeiçoamento do conteúdo do ensino e a intromissão de funcionários nas questões pedagógicas da escola.

  • b.

    a interferência de crianças e jovens da definição das diretrizes administrativas e pedagógicas da escola e a presença de candidatos e políticos em reuniões.

  • c.

    a manipulação político-partidária, quando uns tantos correligionários simulam a participação popular e a realização de reuniões em dias letivos.

  • d.

    a intromissão de pais e mães analfabetos nos assuntos educacionais e a presença de dirigentes das secretarias de educação nas reuniões das escolas.

  • e.

    transformar a participação de meio em fim, perdendose de vista o aperfeiçoamento do conteúdo do ensino e a manipulação político-partidária, quando uns tantos correligionários simulam a participação popular.

Na perspectiva do mundo ocidental, a Idade Contemporânea se iniciou, sob o ponto de vista econômico, com a Revolução Industrial e, em termos políticos, com as revoluções liberais burguesas, cujo símbolo mais expressivo foi a Revolução Francesa de 1789. Ao longo do século XVIII, as idéias iluministas prepararam o terreno para o embate que, ao final, jogou por terra os elementos que sustentavam o Antigo Regime. O século XIX assistiu à consolidação do capitalismo como sistema dominante, cujo permanente processo de expansão levou ao imperialismo. Relativamente a esse cenário histórico, julgue os itens seguintes.

Durante o processo revolucionário francês, houve momento em que a burguesia deixou de exercer pleno controle sobre os acontecimentos. Isso se deu na fase da Convenção Nacional, que, sob comando jacobino, radicalizou o caráter popular da Revolução.

  • C. Certo
  • E. Errado

José Américo de Almeida foi o principal auxiliar da administração de João Pessoa e articulador do movimento de 1930. Sobre ele podemos afirmar que:

  • A.

    Montou um Estado centralizado de base conservadora.

  • B. Representou o coronelato sertanejo no poder.
  • C.

    Apoiou a Revolução de Princesa comandando colunas perrepistas.

  • D.

    Foi interventor da Paraíba por curto espaço de tempo e é conhecido como o "ministro das secas".

  • E.

    Foi o primeiro presidente do Brasil eleito pelo voto direto.

A NÃO aceitação da escravidão em Sergipe gerou

  • a.

    no séc. XVI a fuga dos negros para o oeste formando quilombos.

  • b.

    a formação de ranchos e mocambos somente nos sertões.

  • c.

    a existência de guerrilhas, onde escravos fugitivos atacavam centros urbanos.

  • d.

    a separação entre os negros que ficavam nas senzalas e aqueles que fugiam.

  • e.

    a formação de grandes quilombos nas regiões canavieiras.

Na perspectiva do mundo ocidental, a Idade Contemporânea se iniciou, sob o ponto de vista econômico, com a Revolução Industrial e, em termos políticos, com as revoluções liberais burguesas, cujo símbolo mais expressivo foi a Revolução Francesa de 1789. Ao longo do século XVIII, as idéias iluministas prepararam o terreno para o embate que, ao final, jogou por terra os elementos que sustentavam o Antigo Regime. O século XIX assistiu à consolidação do capitalismo como sistema dominante, cujo permanente processo de expansão levou ao imperialismo. Relativamente a esse cenário histórico, julgue os itens seguintes.

Iniciada na Inglaterra, a Revolução Industrial alterou a fisionomia da sociedade contemporânea, ao mesmo tempo em que consolidou o capitalismo. Entre as principais inovações trazidas por ela, destaca-se a crescente urbanização, além da extraordinária expansão dos meios de transporte e de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os distritos industriais de Campina Grande e João Pessoa foram criados no contexto:

  • A.

    Do desenvolvimento da atividade algodoeira no Estado.

  • B. Da criação da SANBRA e CLAYTON.
  • C. Da implantação da Wallig Nordeste.
  • D. Da proliferação da economia informal.
  • E. Da criação da SUDENE.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...