Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"Vocacionada desde as origens para a condição de empório e animado centro de trocas, faz a ligação da zona brejeira com o sertão". O texto refere-se à cidade de:
O rio São Francisco é um exemplo de
teia alimentar.
nicho ecológico.
ecossistema aquático.
ecossistema terrestre.
cadeia alimentar.
Na perspectiva do mundo ocidental, a Idade Contemporânea se iniciou, sob o ponto de vista econômico, com a Revolução Industrial e, em termos políticos, com as revoluções liberais burguesas, cujo símbolo mais expressivo foi a Revolução Francesa de 1789. Ao longo do século XVIII, as idéias iluministas prepararam o terreno para o embate que, ao final, jogou por terra os elementos que sustentavam o Antigo Regime. O século XIX assistiu à consolidação do capitalismo como sistema dominante, cujo permanente processo de expansão levou ao imperialismo. Relativamente a esse cenário histórico, julgue os itens seguintes.
Entre as razões determinantes para a eclosão da Revolução Francesa, destacava-se a fragilidade da dinastia Bourbon, sempre disposta a fazer concessões na ilusão de que, assim agindo, salvaria seu trono.
O filme "Paraíba Mulher Macho" conta o romance entre Anayde Beiriz e João Dantas e destaca, no agitado ambiente político, o episódio utilizado para deflagrar a Revolução de 1930. Este episódio está relacionado:
Ao clima de tensão vivido pela oligarquia cafeeira após a Reforma Tributária e o conseqüente fim da Política dos Governadores.
À política assumida pela sociedade brasileira denominada de populismo.
Ás agressões verbais e choques armados entre Getúlio Vargas e João Pessoa.
Á passagem da Coluna Prestes pela cidade de Piancó.
A participação popular na escola pública contribui para o aprofundamento da democracia, não apenas na educação, mas também na sociedade brasileira como um todo. É o que pensa Luiz Antônio Cunha (Educação, Estado e Democracia no Brasil. 1991:72) que também aponta duas situações extremas que devem ser evitadas. São elas:
transformar a participação de meio em fim, perdendo-se de vista o aperfeiçoamento do conteúdo do ensino e a intromissão de funcionários nas questões pedagógicas da escola.
a interferência de crianças e jovens da definição das diretrizes administrativas e pedagógicas da escola e a presença de candidatos e políticos em reuniões.
a manipulação político-partidária, quando uns tantos correligionários simulam a participação popular e a realização de reuniões em dias letivos.
a intromissão de pais e mães analfabetos nos assuntos educacionais e a presença de dirigentes das secretarias de educação nas reuniões das escolas.
transformar a participação de meio em fim, perdendose de vista o aperfeiçoamento do conteúdo do ensino e a manipulação político-partidária, quando uns tantos correligionários simulam a participação popular.
Na perspectiva do mundo ocidental, a Idade Contemporânea se iniciou, sob o ponto de vista econômico, com a Revolução Industrial e, em termos políticos, com as revoluções liberais burguesas, cujo símbolo mais expressivo foi a Revolução Francesa de 1789. Ao longo do século XVIII, as idéias iluministas prepararam o terreno para o embate que, ao final, jogou por terra os elementos que sustentavam o Antigo Regime. O século XIX assistiu à consolidação do capitalismo como sistema dominante, cujo permanente processo de expansão levou ao imperialismo. Relativamente a esse cenário histórico, julgue os itens seguintes.
Durante o processo revolucionário francês, houve momento em que a burguesia deixou de exercer pleno controle sobre os acontecimentos. Isso se deu na fase da Convenção Nacional, que, sob comando jacobino, radicalizou o caráter popular da Revolução.
José Américo de Almeida foi o principal auxiliar da administração de João Pessoa e articulador do movimento de 1930. Sobre ele podemos afirmar que:
Montou um Estado centralizado de base conservadora.
Apoiou a Revolução de Princesa comandando colunas perrepistas.
Foi interventor da Paraíba por curto espaço de tempo e é conhecido como o "ministro das secas".
Foi o primeiro presidente do Brasil eleito pelo voto direto.
A NÃO aceitação da escravidão em Sergipe gerou
no séc. XVI a fuga dos negros para o oeste formando quilombos.
a formação de ranchos e mocambos somente nos sertões.
a existência de guerrilhas, onde escravos fugitivos atacavam centros urbanos.
a separação entre os negros que ficavam nas senzalas e aqueles que fugiam.
a formação de grandes quilombos nas regiões canavieiras.
Na perspectiva do mundo ocidental, a Idade Contemporânea se iniciou, sob o ponto de vista econômico, com a Revolução Industrial e, em termos políticos, com as revoluções liberais burguesas, cujo símbolo mais expressivo foi a Revolução Francesa de 1789. Ao longo do século XVIII, as idéias iluministas prepararam o terreno para o embate que, ao final, jogou por terra os elementos que sustentavam o Antigo Regime. O século XIX assistiu à consolidação do capitalismo como sistema dominante, cujo permanente processo de expansão levou ao imperialismo. Relativamente a esse cenário histórico, julgue os itens seguintes.
Iniciada na Inglaterra, a Revolução Industrial alterou a fisionomia da sociedade contemporânea, ao mesmo tempo em que consolidou o capitalismo. Entre as principais inovações trazidas por ela, destaca-se a crescente urbanização, além da extraordinária expansão dos meios de transporte e de comunicação.
Os distritos industriais de Campina Grande e João Pessoa foram criados no contexto:
Do desenvolvimento da atividade algodoeira no Estado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...