Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em 2002 comemora-se o centenário de nascimento do grande poeta brasileiro que foi:
A participação brasileira na Segunda Guerra Mundial:
afirmou-se pelo apoio imediato dado às tropas aliadas.
foi decisiva nas batalhas finais acontecidas na França.
mostrou a forte dependência que o Brasil mantinha em relação aos países europeus.
teve seu início em 1941, devido à presença dos submarinos alemães e italianos no litoral brasileiro.
viveu momentos de indecisão devido às opções políticas do governo de Vargas.
Jorge Amado, que morreu aos 88 anos, em 2001, era reconhecido internacionalmente como:
Os Estados Unidos ocupam um lugar de destaque no mundo contemporâneo. Analisando sua trajetória histórica no século XX, podemos afirmar que eles:
se tornaram a grande potência militar do Ocidente, conseguindo vitórias em todas as guerras em que participaram.
desenvolveram uma política de ajuda aos países pobres; política elogiada pelos órgãos internacionais da economia.
construíram uma sociedade igualitária, exemplo de democracia social para o mundo moderno.
participaram em conflitos nas diversas regiões do mundo, tendo sido derrotados no Vietnã.
produziram parte expressiva da riqueza mundial, seguindo diretrizes econômicas intervencionistas.
A Guerra Fria, caracterizando a disputa do poder mundial entre Estados Unidos e União Soviética, manifestou-se de várias formas, inclusive no campo militar propriamente dito. A esse respeito, marque com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a assertiva falsa, assinalando em seguida a opção correspondente.
V, V, V
V, V, F
F, F, V
F, F, F
V, F, F
Leia com atenção as três afirmativas abaixo:
I - O crescimento das cidades culminou em problemas para a sociedade romana, uma vez que a migração dos camponeses fez crescer o número de pessoas ociosas e ansiosas por melhorias em suas condições de vida. O temor de que revoltas começassem a ocorrer levou aos responsáveis pelo império romano a criarem a política do pão e circo, a qual basicamente pode-se resumir na distribuição de alimentos à população enquanto esta distraia-se com as lutas dos gladiadores romanos nas arenas. Acreditava-se que tornando os problemas sociais menos evidentes, diminuía-se a chance de revoltas.
II - O fim do Império romano não está relacionado às crises de ordem econômica e política.
III - Com o fim do Império Romano, chega ao fim também o período da Idade Antiga e inicia-se o período da Idade Média.
Quais delas estão CORRETAS?
A História Contemporânea teve na Segunda Guerra Mundial (1939–1945) um de seus acontecimentos mais marcantes e definidores. Relativamente ao seu significado histórico e ao mundo que fez nascer, assinale a opção incorreta
A Segunda Guerra Mundial foi marcada pelo confronto de dois grandes blocos: o Eixo, liderado por Alemanha, Itália e Japão, e os Aliados, tendo à frente, sobretudo, os EUA, a URSS e a Inglaterra.
A identidade ideológica mais nítida, durante o conflito, foi a que aproximou os países do Eixo, assentada nas teses nazi-fascistas.
O Brasil participou diretamente da guerra, tendo constituído a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que combateu em território italiano, e a Força Aérea Brasileira (FAB), especialmente usada no patrulhamento do Atlântico Sul.
Terminado o conflito, o mundo testemunhou o declínio da Europa e a ascensão de duas superpotências, os EUA e a URSS, as quais, nos anos seguintes, empenharam-se na disputa por áreas de influência em todas as partes, num cenário de guerra não declarada: era a "guerra fria".
Após a Segunda Guerra, aprofundaram-se as estruturas de dominação colonial sobre a Ásia e a África, o que eliminou a possibilidade de independência nacional nesses continentes.
O cenário internacional contemporâneo é bem diferente daquele surgido com o fim da Segunda Guerra. O fim da URSS foi fator determinante para que ocorresse essa transformação. Assim, nos dias de hoje, é correto afirmar que:
o sistema bipolar de poder mundial, que a "guerra fria" ajudou a compor, deixa de existir a partir do momento em que a URSS desaparece de cena.
com o colapso da URSS, a Rússia viu-se na contingência de desmobilizar suas forças armadas e colocar seu arsenal nuclear sob os cuidados do Conselho de Segurança da ONU.
ao contrário do que se imaginava, a presença militar norte-americana no mundo retraiu-se com o desaparecimento da URSS, agindo quase que exclusivamente a pedido da ONU.
o fim da URSS também alterou radicalmente a situação da República Popular da China, que, liberalizando sua economia e seu regime político, isolou-se em relação ao exterior e assumiu o posto de maior potência asiática.
o esgotamento da "guerra fria" também significou, a partir do final do século XX, o fim de conflitos regionais ou locais motivados por questões étnicas, religiosas e nacionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...