Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
História - História Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
Em 1824, eclodiu no Nordeste um movimento revolucionário Confederação do Equador, de tendência liberal, separatista e republicana, reagindo contra o centralismo monárquico consubstanciado na Constituição outorgada de 1824. Em linhas gerais, o programa da Confederação do Equador preconizava:
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) os itens seguintes, a respeito da trajetória da experiência política brasileira entre 1946 e 1964.
A reação intransigente de Juscelino Kubitschek aos levantes de setores da Aeronáutica contra seu governo, seja no mencionado levante de Jacareacanga, seja no de Aragarças, recusando-se a anistiar os revoltosos, fugia dos padrões de tolerância que caracterizavam o presidente, mas foi entendido como aviso a qualquer aventureiro que pretendesse se insurgir contra as instituições e a ordem democrática.Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) os itens seguintes, a respeito da trajetória da experiência política brasileira entre 1946 e 1964.
Derrotada em suas pretensões presidenciais em três eleições consecutivas (Eurico Gaspar Dutra, em 1945; Getúlio Vargas, em 1950; Juscelino Kubitschek, em 1955), a UDN teve a ilusão de ter chegado ao poder com a vitória de Jânio Quadros, em 1960, candidato ao qual emprestara seu apoio para assegurar a vitória sobre o marechal Teixeira Lott, do então majoritário PSD.Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) os itens seguintes, a respeito da trajetória da experiência política brasileira entre 1946 e 1964.
O texto faz referência à crise política decorrente da vitória eleitoral de Juscelino Kubitschek nas eleições presidenciais de 1955, cerca de um ano após a morte dramática de Getúlio Vargas. Refeita a aliança PSDPTB, que possibilitou a vitória da chapa JKJoão Goulart, ganhou corpo a campanha oposicionista, conduzida basicamente pela União Democrática Nacional (UDN), que contestava o resultado do pleito e se opunha à posse do presidente eleito.Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) os itens seguintes, a respeito da trajetória da experiência política brasileira entre 1946 e 1964.
Companheiro de chapa de Juscelino Kubitschek, o gaúcho João Goulart era o herdeiro natural de Getúlio Vargas, em cujo governo fora ministro do Trabalho, cargo do qual saíra por ter-se recusado a propor aumento de 100% do salário mínimo, como exigia o movimento sindical, por considerá-lo incompatível com a situação econômico-financeira do país, ainda que considerasse justo o percentual defendido pelos representantes dos trabalhadores.Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) os itens subsequentes, relacionados à crise final do regime da Constituição de 1946.
Ao falar em tratativas políticas que enquadrariam João Goulart para que ele fosse empossado, o texto indica a complexa negociação política que possibilitou a aprovação da emenda parlamentarista, o que, para muitos apoiadores do vice-presidente, não passou de autêntico golpe branco, por abolir funções próprias do presidencialismo historicamente vigente na República.Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) os itens subsequentes, relacionados à crise final do regime da Constituição de 1946.
A tensão política vivida pelo Brasil nos primeiros anos da década de 60 refletia, de um lado, o próprio esgotamento do regime em vigor desde a queda do Estado Novo e, de outro, o embate ideológico que, após a vitória da revolução cubana e de sua adesão ao comunismo, envolveu dramaticamente o continente americano.Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) os itens subsequentes, relacionados à crise final do regime da Constituição de 1946.
A Política Externa Independente, lançada no breve governo de Jânio Quadros, sob a liderança de San Tiago Dantas, embora atenuada no período de Goulart, foi um dos símbolos da polarização ideológica daquele contexto histórico, chegando mesmo a suplantar, em importância e na intensidade do debate, o explosivo tema da reforma agrária.Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) os itens subsequentes, relacionados à crise final do regime da Constituição de 1946.
Tendo tomado posse em 31 de janeiro de 1961, Jânio Quadros renunciou em 25 de agosto do mesmo ano. Temendo as consequências do gesto considerado perigoso e injustificável, o Poder Legislativo, sob a presidência do senador Auro Moura Andrade, esforçou-se por demover o presidente de seu intento, tendo postergado ao máximo a leitura do texto da renúncia no plenário do Congresso Nacional.Considerando a abrangência histórica do período a que o texto anterior se refere, julgue (C ou E) os itens que se seguem.
A emenda Dante de Oliveira, no marco de uma campanha popular sem precedentes na história brasileira, teve menos votos a favor do que contra no Congresso Nacional, inviabilizando, naquele momento, o retorno das eleições presidenciais diretas. Para muitos estudiosos, uma razão preponderante para a derrota da emenda foi a divisão entre as lideranças oposicionistas, que nem mesmo chegaram a partilhar o mesmo palanque na campanha, que tinha por lema a frase Eu quero votar para presidente.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...