Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em sala de aula, o professor de História pode explorar com os alunos a análise de documentos

  • A. imagéticos, se tiverem sido produzidos no período estudado, visto que imagens de outras épocas que remetem a tempos passados não possuem a confiabilidade necessária para serem tomadas como documentos históricos.
  • B. escritos, uma vez que a interpretação de textos é a única forma de problematização de um documento ao alcance de alunos que ainda não possuem instrução e ferramentas para compreender historicamente outras linguagens.
  • C. materiais, pois o manuseio de objetos e utensílios tornam a experiência de interpretação histórica algo concreto e não requer conhecimento e preparação do professor para lidar com esse tipo de docume
  • D. oficiais, preferencialmente produzidos pelo Estado e já usados em pesquisas historiográficas, por se mostrarem os mais confiáveis e virem acompanhados de interpretações seguras.
  • E. orais, na medida em que sejam contextualizados e problematizados segundo os princípios que orientam metodologicamente a história oral, incluindo suas especificidades e a possível complementação com outros tipos de documentos.

Os textos relacionam]se ao:

  • A. Liberalismo.
  • B. Bulionismo.
  • C. Capitalismo.
  • D. Mercantilismo.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) os próximos itens, a respeito do período da história brasileira por ele focalizado.

O lançamento do Manifesto dos Mineiros, em plena Segunda Guerra Mundial, constituiu o ponto de partida de um movimento interno oposicionista, de cunho liberal, que expressava descontentamento com uma ordem política autoritária, de contornos fascistas, que tão claramente caracterizava o Estado Novo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um professor ao propor o estudo do texto do historiador Fernando Novais, sobre a crise do sistema colonial, em sala de aula, tem como objetivo que os alunos compreendam que

  • A. o surgimento de uma nova divisão internacional do trabalho, gerada pela industrialização, estimulou as disputas entre as principais potências pelas colônias em áreas de dominação portuguesa, gerando a crise do Antigo Sistema Colonial.
  • B. o desenvolvimento da colonização na América portuguesa, a partir da descoberta de metais e pedras preciosas e da constituição da sociedade mineradora, culmina nas tensões do final do século XVIII e na crise do Antigo Sistema Colonial.
  • C. a crise do Antigo Sistema Colonial está diretamente relacionada com o interesse do capitalismo em incentivar a autonomia da colônia para a nova nação continuar fornecendo matérias-primas e importando produtos industrializados europeus.
  • D. a crise mais geral da sociedade europeia, resultante da desestruturação do mercado mundial, articulou-se à crise do Antigo Sistema Colonial e à instabilidade econômica e política gerada pelo desenvolvimento da industrialização na Inglaterra.
  • E. a crise está diretamente relacionada com o modo de produção capitalista, cujas exigências não poderiam ser atendidas pelos mecanismos básicos do Antigo Sistema Colonial, já que este fora o instrumento do capital comercial.

A afirmativa confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar os antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas, que caracterizam a II Guerra como a continuidade da I, apontada nos trechos anteriores, identifica‐se:

  • A. A disputa dos EUA pela hegemonia mundial, que acabou por enfraquecer as nações europeias.
  • B. A redução do controle pelos organismos internacionais na fabricação de armas e uso da tecnologia para fins bélicos.
  • C. O crescente nacionalismo econômico e o aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos.
  • D. O desaparecimento do equilíbrio entre os países europeus e a consequente desagregação dos blocos econômicos anteriormente estabelecidos.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) os próximos itens, a respeito do período da história brasileira por ele focalizado.

Levado pelas circunstâncias a cerrar fileiras contra o Eixo na Segunda Guerra Mundial, a ditadura varguista viveu a contradição — que se mostrou insolúvel — de lutar externamente pela liberdade enquanto mantinha o país submetido a um rígido regime ditatorial. Nessa perspectiva, a vitória aliada nos campos de batalha impulsionou o sentimento oposicionista que culminou com a deposição de Vargas em outubro de 1945, poucos meses depois de encerrado o conflito.

  • C. Certo
  • E. Errado

A estratégia utilizada pelo professor de História de solicitar a exploração de todas as informações contidas num documento, como o de Joel Rufino dos Santos, além de reforçar o conhecimento já aprendido,

  • A. possibilita o desenvolvimento da capacidade de explicação, caracterização, conceituação e síntese histórica do aluno.
  • B. significa trabalhar e estudar conteúdos reais que dizem respeito a vida pública e privada, individual ou coletiva do aluno.
  • C. ensina o aluno a tomar os conteúdos da disciplina como referência e aproximá-los, de forma mais ou menos motivadora.
  • D. contribui para a criação, no aluno, de capacidades de memorizar, comparar e localizar os conhecimentos históricos.
  • E. ajuda o aluno a observar as mudanças e as permanências, a construir enunciados, os conceitos e as hipóteses históricas.

Na Revolução Francesa, o caráter antifeudal e burguês foi normalmente considerado relevante, pelo menos por boa parte dos historiadores. A propósito desse processo revolucionário e dos atores sociais envolvidos, analise as afirmativas a seguir.

I. A Revolução foi liderada por uma burguesia emergente, cuja ideologia dominante baseava‐se em alguns princípios iluministas.

II. A burguesia tentou eliminar os privilégios aristocráticos e ao mesmo tempo neutralizar as aspirações das camadas urbanas e rurais.

III. Com o apoio dos sans‐cullottes, o terceiro estado impediu a radicalização do movimento, pelo menos na zona urbana.

IV. Com o apoio de Napoleão Bonaparte, os jacobinos conseguiram controlar a hegemonia política e econômica e colocar ordem ao caos.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. II e IV.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) os próximos itens, a respeito do período da história brasileira por ele focalizado.

Ressalvadas as especificidades de cada período, é possível traçar um paralelo entre o Estado Novo e o regime militar implantado em 1964: de modo semelhante ao de Getúlio Vargas, que tentou conduzir a reforma política que o manteria no poder, o regime militar procurou conduzir, a partir de Ernesto Geisel, o processo de abertura “lenta, gradual e segura” como forma de manter o controle do processo de transição no qual haveria o retorno do poder civil e a volta dos militares aos quartéis.

  • C. Certo
  • E. Errado

A utilização de documentos escritos com os alunos, em sala de aula, como o texto de João Luís Fragoso e Francisco Carlos Teixeira da Silva, é indispensável como fundamento do método de ensino, principalmente porque

  • A. comunica ao aluno um suporte informativo e mostra os acontecimentos tal qual se sucederam no país.
  • B. transmite ao aluno um conjunto de fatos, que compuseram o passado da história política do Brasil.
  • C. ensina a História para explicar a genealogia da nação brasileira, desde a origem até a atualidade.
  • D. permite o diálogo do aluno com realidades passadas e desenvolve nele o sentido da análise histórica.
  • E. serve de comprovação do fato histórico estudado e legitima a aula narrada pelo professor de História.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...