Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito do Congresso de Viena (1814-1815), a ordem internacional por ele estabelecida e eventos correlacionados a esse tema, julgue (C ou E) os itens subsequentes. A Quádrupla Aliança, selada em 1815 entre a Grã-Bretanha, o Império Austríaco, o Império Russo e o Reino da Prússia, impediu a participação da França no Congresso de Viena e assegurou a exclusão desse país do círculo das grandes potências europeias até a metade do século XIX.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do Congresso de Viena (1814-1815), a ordem internacional por ele estabelecida e eventos correlacionados a esse tema, julgue (C ou E) os itens subsequentes. A Guerra da Crimeia — um dos maiores conflitos militares em que se envolveram Estados europeus e asiáticos entre as Guerras Napoleônicas e a Primeira Guerra Mundial —, ao opor, de um lado, Grã-Bretanha e França, e, do outro, a Rússia, provocou séria elevação no nível de tensão do sistema internacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do Congresso de Viena (1814-1815), a ordem internacional por ele estabelecida e eventos correlacionados a esse tema, julgue (C ou E) os itens subsequentes. O equilíbrio entre os grandes Estados europeus, estabelecido no Congresso de Viena, rompeu-se com a agressiva política externa realizada na Alemanha por Otto von Bismarck, a qual, após a fundação do II Reich, causou perdas territoriais expressivas à Grã-Bretanha, à Rússia, à França e à Áustria.

  • C. Certo
  • E. Errado

O ensino da história está presente nas escolas brasileiras desde o século XIX. Naquela época, tinha entre seus principais objetivos, estudar a formação da nação e desenvolver uma identidade nacional. Isto se dava, dentre outras formas, através da valorização dos heróis e acontecimentos considerados marcos da história do país. À medida que o tempo foi passando, outros objetivos foram preconizados pelo estudo da história. Após a década de 1930, por exemplo,

  • A. a principal função da história, tanto como disciplina, quanto ciência nascente, era transmitir a história das civilizações ocidentais, das quais o Brasil se originara, tendo a Europa como centro referencial e modelo a ser seguido.
  • B. o ensino da história passou a defender, entre outras coisas, a necessidade da relação dos conteúdos com o presente e a utilização do método biográfico (vida de grandes homens, heróis e condutores de homens, e nacionalidade).
  • C. o principal objetivo era transmitir o conhecimento puro, pragmático e científico, baseado nas comprovações acadêmicas e ligado especificamente às áreas tecnológicas e empreendedoras do estado-nação em franca evolução.
  • D. a história deveria garantir a exposição temática e crítica dos conteúdos, baseados especificamente no desenvolvimento de habilidades e competências, formando cidadãos participativos, porém conscientes de suas obrigações políticas.

A respeito do Congresso de Viena (1814-1815), a ordem internacional por ele estabelecida e eventos correlacionados a esse tema, julgue (C ou E) os itens subsequentes. O equilíbrio entre os grandes Estados europeus, estabelecido no Congresso de Viena, rompeu-se com a agressiva política externa realizada na Alemanha por Otto von Bismarck, a qual, após a fundação do II Reich, causou perdas territoriais expressivas à Grã-Bretanha, à Rússia, à França e à Áustria.

  • C. Certo
  • E. Errado

Observe a imagem.

No período da colonização da América, a mineração foi uma das principais atividades. Nesse contexto, é correto afirmar que:

  • A. As feitorias eram órgãos que fiscalizavam os negócios coloniais, a cobrança dos impostos (quinto) sobre o ouro e o comércio colonial.
  • B. A mita era o sistema utilizado para aplicar a justiça, cuidar de assuntos administrativos, militares e religiosos, relacionados ao território das minas.
  • C. As audiências eram responsáveis por nomear os funcionários para os altos cargos da administração colonial, principalmente ligados à extração aurífera.
  • D. A encomienda era o direito de explorar o trabalho de uma ou mais comunidades indígenas, podia cobrar impostos, exigir que os índios trabalhassem na agricultura ou nas minas.

Acerca das correntes ideológicas radicais que marcaram o cenário político do século XIX, julgue (C ou E) os itens a seguir. O anarquismo do século XIX, que se desenvolveu a partir do pensamento e da ação de figuras como Pierre-Joseph Proudhon e Mikhail Aleksandrovitch Bakunin, foi marcado pelo ideal de supressão do Estado, pela aceitação da violência como tática política e pela rejeição do antissemitismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Essa influência cultural brasileira tão forte em Benin, na África, pode ser explicada em grande parte:

  • A. Pelo fato de que os escravos que aportaram no Brasil no período colonial, eram Bantos, originários de Benin.
  • B. Pela exigência da Coroa Portuguesa de que em Daomé (hoje Benin), a cultura brasileira fosse respeitada e divulgada.
  • C. Pela presença marcante de brasileiros e de escravos que, libertos, puderam regressar à África entre os séculos XVIII e XIX.
  • D. Pelo ambiente eclético que reinava em Benin, com colonizações diversas entre os quais se destacavam os lusitanos, os franceses e os holandeses.

Acerca das correntes ideológicas radicais que marcaram o cenário político do século XIX, julgue (C ou E) os itens a seguir. Diferentemente do liberalismo, que forma uma tradição política centrada no individualismo, o socialismo abrange um conjunto de teorias políticas, filosofias sociais, práticas e formas de engajamento estruturadas em torno de princípios coletivistas que priorizam a solidariedade e a distribuição equitativa da riqueza.

  • C. Certo
  • E. Errado

O trecho contundente de Eduardo Galeano, do seu livro “As veias abertas da América Latina”, traz como crítica principal:

  • A. A exploração e a perversidade do processo de colonização, que alimentou a ostentação europeia e pouco ou nada deixou para a América.
  • B. A destruição dos palácios e templos dos povos pré-colombianos que, ao assimilarem a religião católica, perderam totalmente suas crenças e cultura própria.
  • C. A falta de reconhecimento do valor histórico e cultural da América por parte dos europeus, que continuam até os dias atuais a desrespeitar as culturas ameríndias.
  • D. O extermínio dos animais nativos, tais como a alpaca e a lhama que, ao serem inseridos nos hábitos europeus, passaram a ser exportados e consumidos na Europa.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...