Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das correntes ideológicas radicais que marcaram o cenário político do século XIX, julgue (C ou E) os itens a seguir. O socialismo no século XIX fundou-se não apenas nas formulações teóricas dos intelectuais que o idealizaram, como Charles Fourrier, Louis Blanc e Karl Marx, mas também na prática de movimentos como o socialismo cristão, o sindicalismo e o cooperativismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O sistema de Capitanias Hereditárias, no contexto da formação do espaço social brasileiro à apropriação da terra, foi adotado no Brasil, dentre outros motivos:

  • A. Por conta de uma imposição por parte dos espanhóis para garantir que o território além de Tordesilhas não fosse desrespeitado.
  • B. Para fazer prevalecer as tradições europeias do Comitatus e do Beneficium, sistemas que visavam fortalecer a Coroa e a igreja católica.
  • C. A partir do acordo com os holandeses que, interessados na cana-de-açúcar, ajudaram a empreender a colonização das terras lusitanas.
  • D. Por já ser uma prática conhecida de Portugal, que visava tentar impedir a fragmentação dos domínios e manter a força da elite proprietária.

Acerca das correntes ideológicas radicais que marcaram o cenário político do século XIX, julgue (C ou E) os itens a seguir. Como intelectual engajado e agitador político, Karl Marx procurou cultivar laços com diferentes grupos socialistas da Europa, ainda que, paralelamente, tenha, com frequência, sublinhado o caráter “científico” da sua versão da teoria socialista e criticado o “socialismo utópico” de alguns dos seus contemporâneos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dessa questão da ideologia na escola, analise as afirmativas a seguir.

I. À medida que a relação pedagógica se estreita e ganha transparência, é desejável que tanto o docente quanto os estudantes possam expor – civilizadamente – suas convicções pessoais.

II. O importante é não colocar a própria visão como a única correta e aprender a separar as coisas. Ter militância é um direito do professor, mas a sala de aula não é um lugar adequado para exercê-la.

III. É possível fazer uma interpretação 100% marxista da história e isso se faz necessário, uma vez que a teoria da história é parte integrante dos currículos.

IV. É necessário o compromisso de ser intelectualmente honesto e deixar claro que existem outros pontos de vista, igualmente legítimos, além daquele que eventualmente será mostrado com mais detalhe.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I, II e IV.
  • D. II, III e IV.

Com relação ao colonialismo e ao imperialismo no século XIX e no início do século XX, julgue (C ou E) os próximos itens. Na Conferência de Berlim (1884-1885), Portugal viu-se forçado a abrir mão das suas principais possessões coloniais na África, a saber, dos territórios que hoje correspondem, mais ou menos, a Angola e Moçambique.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em 1808 a família real de Portugal dirigiu-se à América portuguesa em razão da invasão francesa a Portugal, no contexto das guerras napoleônicas. A partir daí, já no Rio de janeiro, no que diz respeito às relações internacionais, D. João VI:

  • A. Determinou guerra à França e a invasão à Guiana Francesa, que só seria devolvida em 1817 aos franceses.
  • B. Rompeu definitivamente com a Inglaterra, já que em segurança no Brasil, dispensava a proteção britânica.
  • C. Reforçou o sistema de Exclusivo Colonial, limitando o comércio interno e cessando temporariamente as importações.
  • D. Procurou estabelecer acordos diplomáticos na Bacia do rio Prata (Uruguai, Paraguai e Argentina) para garantir sua segurança.

Com relação ao colonialismo e ao imperialismo no século XIX e no início do século XX, julgue (C ou E) os próximos itens. As múltiplas disputas entre Grã-Bretanha e Alemanha por colônias na África e na Ásia, na virada do século XIX para o século XX, e a inexistência de processos de regulação dessas disputas, constituem a principal causa da deflagração da Primeira Guerra Mundial.

  • C. Certo
  • E. Errado

A imagem anterior trata-se de Maria Quitéria de Jesus Medeiros, uma militar brasileira de origem humilde, que se tornou heroína. É considerada a primeira mulher desse modo, oficialmente, a primeira mulher a assentar praça numa unidade militar, em terras brasileiras.

Suas ações heroicas estão ligadas a uma data célebre e a um contexto importante da historiografia brasileira e dos baianos especificamente que culminou no 2 de julho de 1923. Esse período foi marcado

  • A. pelas rebeliões regenciais, movimentos de cunho social rechaçados com violência pelo governo brasileiro.
  • B. pelos confrontos entre brasileiros e lusitanos gerados, principalmente, pela proclamação da Independência do Brasil.
  • C. pela abdicação intempestiva de D. Pedro I, criticado ostensivamente por populares e políticos por suas atitudes autoritárias.
  • D. pela eclosão da Confederação do Equador, que levou todos os estados do Nordeste brasileiro a se rebelarem contra o governo central, com o apoio do exército.

Com relação ao colonialismo e ao imperialismo no século XIX e no início do século XX, julgue (C ou E) os próximos itens. A derrota britânica na Guerra de Independência travada pelas treze colônias inglesas da América do Norte, a independência do Haiti em relação à França, bem como os processos de emancipação frente às metrópoles ibéricas, conduzidos nas Américas do Sul e Central nas primeiras décadas do século XIX, marcaram o fim do colonialismo típico do Antigo Regime e o início de uma nova fase da história colonial europeia.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Movimento Queremista cresceu rápido, com manifestações bastante intensas. Esse movimento ocorreu:

  • A. Durante as graves crises de Jacareacanga e Aragarças, enfrentadas por Juscelino Kubitschek, quando então recebeu o apoio popular.
  • B. No contexto do governo de Jânio Quadros que, após lançar a público sua renúncia, foi ovacionado pelo povo que pedia sua volta.
  • C. Na transição do governo de Gaspar Dutra para o segundo governo de Vargas, quando apoiado pelo povo, Getúlio subiu de novo as “escadas do Catete”.
  • D. No período final do Estado Novo, quando setores da sociedade desejavam, apesar dos problemas, a permanência de Getúlio Vargas no poder. O que não ocorreu.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...