Questões de História

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Experiências recentes de gerenciamento de arquivos de “autos findos” em memoriais ou centros de documentação vem mostrando a viabilidade de alguns caminhos e procedimentos para a melhor gestão, preservação e estímulo às pesquisas nesses acervos, considerando que se trata de um patrimônio de interesse público. A medida que destoa desse interesse público é:

  • A. Parceria com entidades públicas, como universidades, e realizações de exposições que dêem visibilidade ao acervo, divulgando e valorizam esse tipo de documento histórico junto à sociedade.
  • B. Busca de captação de recursos junto a reconhecidas agências de fomento à pesquisa e ao Ministério da Cultura para a guarda e os cuidados apropriados com o patrimônio em questão.
  • C. Emprego da tecnologia para avaliar as melhores opções de conservação dos documentos em papel, a exemplo do recurso da microfilmagem para a solução das limitações de espaço físico.
  • D. Realização de detalhados inventários nos acervos de autos findos para a eliminação de documentos em duplicata, a fim de minimizar o problema do grande acúmulo de papel.
  • E. Doação dos acervos da Justiça do Trabalho a particulares que já possuam coleções semelhantes, com a condição de que sejam magistrados aposentados ou pessoas que se mostrem interessados em zelar por esse patrimônio.

Com relação à historiografia moderna, considere as seguintes afirmações.

I. Leopold von Ranke, um dos principais expoentes do historicismo alemão no século XIX, considerava a história uma forma de ciência ocupada em relatar o passado tal como efetivamente ocorreu, desconsiderando os elementos artísticos em sua narrativa.

II. Jules Michelet, pertencente à chamada "escola metódica" francesa iniciada na Terceira República, preconizava a distância entre passado e presente e o apagamento dos traços subjetivos do historiador na elaboração do seu relato histórico.

III. Estudioso da história da civilização na Inglaterra, Henry Thomas Buckle defendia a incorporação de elementos das ciências naturais no estudo da história por considerar a influência exercida pelas “leis físicas” sobre a organização das sociedades.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e II.
  • E. Apenas II e III.

Sobre a historiografia brasileira nos séculos XIX e XX, assinale a alternativa correta.

  • A. Criado no mesmo ano de fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), o Arquivo Público do Império atuava, desde sua criação, na organização e na guarda exclusiva dos documentos históricos coletados pelos membros do IHGB.
  • B. Com a instituição da Academia Brasileira de Letras, estabeleceu-se no Brasil a distinção de campos disciplinares entre a história e a literatura, obrigando historiadores e literatos a fazerem parte da agremiação mais condizente com sua atuação letrada.
  • C. A tradição do ensaio histórico nas primeiras décadas do século XX reforçou os padrões da crítica documental estabelecidos pela historiografia imperial, em detrimento de uma abordagem sintética sobre o processo de formação histórica do Brasil.
  • D. Na década de 1930, a criação das universidades e a concomitante implementação de Programas de Pós- Graduação em História contribuíram para a consolidação e para o desenvolvimento teórico da disciplina.
  • E. A produção historiográfica sul-rio-grandense pode ser caracterizada pela distinção entre uma matriz platina, que situa o Rio Grande do Sul dentro do processo histórico na região do Prata, e uma matriz lusitana, que enfatiza a influência da cultura portuguesa.

Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações, relativas à historiografia no século XX.

( ) Fundado em 1929 por Marc Bloch, Lucien Febvre e Fernand Braudel, o movimento historiográfico ligado à revista Annales d'histoire économique et sociale propunha uma abordagem na qual dialogassem diversos campos das ciências sociais, como a economia, a geografia, a sociologia e a psicologia social.

( ) Nova história é o termo utilizado para se referir ao grupo de historiadores norte-americanos que no começo do século XX procurou renovar os estudos historiográficos a partir da ampliação dos temas de pesquisa para além da história política e constitucional.

( ) A chamada Escola de Cambridge, tendo como expoente teórico o historiador Quentin Skinner, caracteriza-se como uma corrente da história intelectual voltada para o estudo das ideias filosóficas, considerando-as como ideias perenes independentes dos autores que as elaboraram.

( ) A preocupação com as variações na escala de observação dos objetos históricos, bem como a consideração do caráter irredutível da ação individual em relação às regras sociais e a atenção ao papel das contradições sociais que engendram mudanças na sociedade são características da Microhistória de origem italiana.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  • A. V – V – V – F.
  • B. V – V – V – F.
  • C. V – F – F – V.
  • D. F – V – F – V.
  • E. F – F – V – V.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente os elementos imprescindíveis para a pesquisa histórica contemporânea.

  • A. Elaboração de projeto, aprovação em comitê de ética, designação de equipe.
  • B. Localização de fontes históricas, recorte cronológico, definição de um problema de pesquisa.
  • C. Delimitação temática, autorização jurídica, aprovação de financiamento.
  • D. Registro em universidade, enumeração dos objetivos, levantamento bibliográfico.
  • E. Crítica documental, elaboração de hipótese, fontes manuscritas.

No bloco superior, abaixo, estão listados cinco nomes de abordagem historiográfica ou de técnica de pesquisa; no inferior, a descrição de quatro delas. Associe adequadamente o bloco superior ao inferior.

1. Paleografia

2. Cliometria

3. Heurística

4. Prosopografia histórica

5. Demografia histórica

( ) Pesquisa quantitativa de séries econômicas a partir de modelos matemáticos.

( ) Localização e organização do acervo de fontes históricas.

( ) Estudo das formas antigas de escrita, considerando sua datação e decifração.

( ) Investigação a partir de análises de carreira ou de biografias coletivas.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  • A. 2 –3 – 1 – 4.
  • B. 2 –3 – 1 – 5.
  • C. 3 –1 – 4 – 5.
  • D. 3 –2 – 1 – 4.
  • E. 4 –1 – 3 – 2.

Com relação à noção de documento histórico, à noção de arquivo e aos espaços de atuação dos historiadores no Brasil contemporâneo, considere as seguintes afirmações.

I. Assim como os métodos e técnicas de pesquisa são historicamente definidos, a compreensão do que é um documento histórico depende do contexto e da sociedade em que o historiador atua.

II. A noção de arquivo histórico é restrita ao acervo no qual são conservados documentos de caráter público produzidos há pelo menos 30 anos, desde que seu acesso seja garantido pela legislação referente ao acesso à informação.

III. A atuação dos historiadores em arquivos não é recomendada em função de interdições legais que exigem a formação em Arquivologia para o trabalho de organização e manutenção de acervos.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e II.
  • E. Apenas I e III.

Para que um artefato, uma manifestação popular ou qualquer bem cultural seja considerado Patrimônio Cultural, no Brasil, é imprescindível que

  • A. sua preservação seja administrada e custeada integralmente pelo poder público, representado pelo Iphan, sem participação prevista da comunidade nesse processo.
  • B. seu reconhecimento como tal seja feito por um grupo populacional considerável, em razão proporcional ao tamanho do município no qual ele se insere.
  • C. seu tombamento confirme sua excepcionalidade ou valor artístico incomum, sendo a originalidade um critério fundamental, incluindo os casos de bens imateriais.
  • D. sua conservação seja de interesse público, sendo tal patrimônio portador de referência à identidade, à ação ou à memória de algum dos diferentes grupos que constituem a sociedade brasileira.
  • E. seu valor seja atestado por mais de uma geração e confirmado por especialistas no assunto com reconhecida trajetória acadêmica, bem como por um júri internacional.

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta referente às relações entre história, historiografia e cidadania no Brasil atual.

  • A. O projeto de Lei n.º 4.699/2012, que regulamenta a profissão do historiador, procura também garantir aos portadores de diploma em História o livre acesso aos documentos guardados sob sigilo institucional.
  • B. A multiplicação dos temas de pesquisa em história é um obstáculo ao processo de construção da cidadania, a qual depende de uma abordagem unificadora que privilegie o tema da identidade nacional.
  • C. A Associação Nacional de História (ANPUH) é a entidade máxima que define os parâmetros éticos e legais da conduta dos historiadores atuantes no território brasileiro.
  • D. As formas de atuação dos historiadores fora das instituições de ensino não pressupõem atividades de coleta, organização e manutenção de acervos históricos.
  • E. O debate em torno de ações afirmativas como a adoção de cotas raciais nas universidades valeuse do conhecimento histórico acerca da escravidão no Brasil.

Com relação ao processo histórico de formação do atual estado do Rio Grande do Sul, assinale a alternativa correta.

  • A. Em razão do seu caráter fronteiriço e da distância geográfica em relação aos demais mercados da colônia, a integração econômica da região se deu apenas no século XIX por iniciativa do governo Imperial.
  • B. Enquanto a ocupação dos Campos de Viamão teve um caráter privado, atendendo predominantemente a interesses econômicos particulares, a fundação de Rio Grande se insere nas estratégias metropolitanas de garantia da presença portuguesa na região.
  • C. A presença açoriana na região sul da América portuguesa foi causada por um movimento migratório espontâneo, motivado pela busca de melhores condições de vida e sem a participação ou incentivo por parte da administração portuguesa para isso.
  • D. No século XIX, a elite política local protagonizou processos emancipatórios de caráter republicano, como a Guerra da Cisplatina que tentou implementar uma República do Prata, e a Guerra dos Farrapos, que chegou a implementar um governo republicano.
  • E. Importantes para a formação do Rio Grande do Sul, comunidades de origem germânica e italiana iniciaram o fluxo migratório para a região após a unificação nacional da Alemanha e da Itália no contexto da transição da mão de obra escrava para a livre no Brasil.
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