Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entre fins do século XVIII e as primeiras décadas do século seguinte, a maior parte das colônias americanas conquistou sua independência. Em geral, malgrado a singularidade de cada colônia, essas emancipações enquadraram-se no contexto mais amplo de crise do Antigo Regime europeu e, sobretudo em relação às colônias ibéricas, também refletem o quadro histórico suscitado pela Era Napoleônica. Com relação ao processo de independência nas Américas, julgue (C ou E) os itens a seguir. Os colonos na América Inglesa sublevaram-se contra o monopólio comercial, a interdição da produção local de manufaturas e a proibição do cultivo do chá.

  • C. Certo
  • E. Errado

O fundamento do poder desses antigos Estados era a religião: os reis eram representantes dos deuses ou considerados deuses em pessoa, como o Faraó. Tanto no Egito quanto na Mesopotâmia dos sumérios, todo o território era propriedade dos deuses. Apesar desse fundamento comum, as sociedades egípcia e suméria eram bastante diferentes quanto à forma, uma vez que

  • A. o Egito estava organizado como um Império Universal e os sumérios se dividiam em diversas cidadesestados.
  • B. o Egito se encontrava dividido em dois reinos independentes, o Alto e o Baixo Nilo, e os sumérios estavam reunidos sob o Império do Crescente Fértil.
  • C. o Egito organizava-se como um Estado essencialmente militar, enquanto os sumérios submetiam-se a um Estado burocrático baseado na religião.
  • D. no Egito a sociedade dividia-se em duas classes sociais, a dos reis e chefes militares e a do povo, enquanto os sumérios não conheciam distinção social abaixo do rei, sendo todos soldados e trabalhadores.

Entre fins do século XVIII e as primeiras décadas do século seguinte, a maior parte das colônias americanas conquistou sua independência. Em geral, malgrado a singularidade de cada colônia, essas emancipações enquadraram-se no contexto mais amplo de crise do Antigo Regime europeu e, sobretudo em relação às colônias ibéricas, também refletem o quadro histórico suscitado pela Era Napoleônica. Com relação ao processo de independência nas Américas, julgue (C ou E) os itens a seguir. Na América Hispânica, o processo de independência foi liderado pela elite mineradora, em reação ao imposto da Coroa de 20% sobre a produção de metais preciosos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Levi-Strauss chama de revolucionário o período:

  • A. Idade do Ferro.
  • B. Neolítico.
  • C. Paleolítico.
  • D. Idade do Bronze.

Entre fins do século XVIII e as primeiras décadas do século seguinte, a maior parte das colônias americanas conquistou sua independência. Em geral, malgrado a singularidade de cada colônia, essas emancipações enquadraram-se no contexto mais amplo de crise do Antigo Regime europeu e, sobretudo em relação às colônias ibéricas, também refletem o quadro histórico suscitado pela Era Napoleônica. Com relação ao processo de independência nas Américas, julgue (C ou E) os itens a seguir. Os movimentos de independência nas Américas inglesa e hispânica tinham em comum o fato de terem se originado de alterações no equilíbrio europeu causado pela França e o de defenderem a forma federalista de organização do Estado pós-independência.

  • C. Certo
  • E. Errado

As Grandes Navegações europeias dos séculos XV e XVI tiveram na busca por especiarias uma de suas motivações. A importância dessas especiarias pode ser explicada a partir do(s)/da

  • A. sua abundância e disponibilidade no litoral africano e no território da Oceania, assim como do seu alto consumo na Ásia Ocidental.
  • B. extrema facilidade de sua aquisição, por meio de escambo ou compra em toda a extensa costa Atlântica do Novo Mundo.
  • C. esgotamento de suas principais fontes produtoras nos territórios dos povos eslavos russos, de onde antes eram adquiridas.
  • D. limites à capacidade de conservação dos alimentos existentes na época, assim como por certos hábitos alimentares dos europeus.

O título dado por Henry Kissinger a sua tese de doutoramento — O Mundo Restaurado — desvela a correta dimensão do Congresso de Viena (1815). Aparentemente, vencida estava a etapa histórica representada pela Revolução Francesa e pelo expansionismo napoleônico. Todavia, cinco anos depois, iniciaram-se ondas revolucionárias (1820, 1830, 1848) que convulsionariam a Europa e, em larga medida, a América. A respeito do Congresso de Viena, julgue (C ou E) os itens que se seguem. O princípio do equilíbrio europeu norteou as decisões tomadas; para tanto, limitou-se o poderio francês.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das principais transformações agrárias vivenciadas pela Inglaterra no período da transição feudocapitalista, marque com a letra C (correta) ou com a letra I (incorreta) cada uma das afirmativas.

( ) A venda das terras da Igreja Católica, confiscadas pelo rei Henrique VIII, contribuiu para a expansão da agricultura comercial inglesa.

( ) Os cercamentos “liberaram” mão de obra para outros setores da economia, além de fornecerem um mecanismo de acúmulo de capital que foi reinvestido no campo e em outras áreas.

( ) Os cercamentos transformaram a Inglaterra em um grande importador de alimentos, pois ocorreu um retrocesso produtivo na agricultura.

( ) A propriedade da terra na Inglaterra permaneceu, até a época da Revolução Industrial, limitada ao monopólio da aristocracia que manteve a produção em bases feudais.

A sequência CORRETA é

  • A. C, C, I, I.
  • B. I, I, C, C.
  • C. C, I, C, I.
  • D. I, C, I, C.

O título dado por Henry Kissinger a sua tese de doutoramento — O Mundo Restaurado — desvela a correta dimensão do Congresso de Viena (1815). Aparentemente, vencida estava a etapa histórica representada pela Revolução Francesa e pelo expansionismo napoleônico. Todavia, cinco anos depois, iniciaram-se ondas revolucionárias (1820, 1830, 1848) que convulsionariam a Europa e, em larga medida, a América. A respeito do Congresso de Viena, julgue (C ou E) os itens que se seguem. O resultado do congresso em apreço foi parcialmente frustrado devido a guerras entre a França e a Espanha e entre o Piemonte e a Suíça.

  • C. Certo
  • E. Errado

O século XVIII testemunhou o reiterado predomínio da região congo-angolana como principal fonte de escravos africanos para o Rio de Janeiro, por meio dos portos de Luanda e Benguela. A oferta de milhões de pessoas na condição de escravizados envolveu traficantes europeus, americanos e africanos. Em relação a esse contexto, é CORRETO afirmar que

  • A. todo o controle do mercado de cativos passou, nesse período, para as mãos de chefes de estado da África Central, responsáveis pela compra de povos negros vencidos em conflitos tribais e sua revenda nos portos de Portugal.
  • B. o tráfico, na segunda metade do século XVIII, deu-se majoritariamente pela venda de cativas, do sexo feminino, decorrente da dificuldade de se capturar homens em idade adulta no litoral da África Ocidental.
  • C. o tráfico de escravos para a América portuguesa passou a ser realizado, prioritariamente, por traficantes luso-brasileiros, após a progressiva retirada dos traficantes franceses, ingleses e holandeses do comércio negreiro.
  • D. os principais mercadores de cativos para a América foram ricos proprietários de terras que investiam amplos recursos na produção de fumo e aguardente a serem trocados por negros capturados no litoral sul-oriental do continente africano.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...