Questões de História do ano 0000

Lista completa de Questões de História do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em 1922, o presidente Epitácio Pessoa nomeia um civil para o ministério da guerra, o que causa agitação nos quartéis do Rio de Janeiro. A jovem oficialidade contesta a vitória de Artur Bernardes, candidato oficial a Presidência da República. O governo manda fechar o Clube Militar e prender seu presidente, o marechal Hermes da Fonseca. Que revolta eclodiu com esses fatos?

  • A.

    Revolta do Contestado

  • B.

    Revolta Constitucionalista

  • C.

    Revolta Os Dezoito do Forte

  • D.

    Revolta Federalista

  • E.

    Revolta dos Farrapos.

ONU, Organização das Nações Unidas, é o organismo internacional que surge no final da II Guerra Mundial em substituição à Liga das Nações . Tem como objetivos manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais e promover o desenvolvimento dos países em escala mundial. Hoje em dia, enfrenta muitos problemas; para solucionar tais problemas, será preciso:

  • A.

    que os países membros paguem em dia suas contribuições.

  • B.

    redefinir seu papel no mundo pós Guerra Fria.

  • C.

    que o conselho econômico e Social coordene mais seus trabalhos.

  • D.

    atuar mais nas áreas de saúde e lazer.

  • E.

    supervisionar os territórios sob administração e proteção da organização

No século XIX, a História buscou afirmar-se como saber científico e, para tanto:

  • A.

    confirmou seu vínculo com a Filosofia, tida como necessária à análise crí-tica dos acontecimentos.

  • B.

    procurou afastar-se da Filosofia com o objetivo de banir a subjetividade e a metafísica do conhecimento.

  • C.

    estreitou seus laços com a Filosofia Iluminista, considerada suporte para a elaboração do método crítico.

  • D.

    rejeitou os princípios abstratos da Filosofia e, com êxito, eliminou a inter-ferência do sujeito na produção do conhecimento.

"Não é a consciência dos homens que determina o seu ser, mas, ao contrário, é o seu ser social que determina sua consciência."(MARX, Karl. Prefácio de Para a crítica da Economia Política)

Nessa afirmativa, Karl Marx condensa um princípio fundamental de seu pen-samento. Assinale a alternativa que melhor traduz esse princípio expresso na citação.

  • A.

    A adoção de um ponto de vista materialista para a compreensão da vida em sociedade.

  • B.

    A definição da ideologia como forma de expressão abstrata e distorcida das relações sociais de produção.

  • C.

    A compreensão, extraída da filosofia de Hegel, do papel determinante da consciência sobre o ser social.

  • D.

    A perspectiva dialética para compreensão da dinâmica existente no interi-or da superestrutura.

Segundo José Carlos Reis, "a mudança substancial que o programa dos An-nales realizou pode ser chamada de revolução científica (...)". (REIS, J. C. A História, entre a filosofia e a ciência, p. 63)

Essa "revolução científica" promovida pelos Annales, no momento de sua fun-dação, é verificada:

  • A.

    na mudança dos objetos de pesquisa que passam a priorizar temas da história política e militar.

  • B.

    na aproximação da história com as "ciências auxiliares" para averiguação da autenticidade documental.

  • C.

    na mudança do conceito de tempo histórico, que consiste na superação estrutural do evento.

  • D.

    na abolição do realismo historiográfico pela crença na impossibilidade da compreensão objetiva do passado.

Nos últimos anos do século XX, afirmou-se uma concepção irracionalista do conhecimento histórico que reproduz traços e características da chamada "so-ciedade pós-moderna". Nessa visão pós-moderna, as fontes históricas:

  • A.

    são valorizadas como prova do passado e garantia da objetividade do co-nhecimento.

  • B.

    são tomadas como necessárias a uma análise quantitativa das realidades passadas.

  • C.

    são interpretadas como textos e representações sobre as experiências do passado.

  • D.

    ampliam-se em função da maior capacidade de arquivamento de dados pelos computadores.

O ensino e o ensino de História em particular têm sofrido significativas trans-formações, redefinido seus objetos, conteúdos e métodos. Dentre essas trans-formações, destacam-se, EXCETO:

  • A.

    a tentativa de superação da passividade do aluno diante do conhecimento, estimulando sua autonomia e reflexão.

  • B.

    a busca do abandono de práticas empiristas baseadas na simples trans-missão e memorização de conteúdos.

  • C.

    a utilização da pesquisa como princípio educativo, valorizando-se os conteúdos como instrumentais para a solução de questões propostas.

  • D.

    a transmissão do saber acadêmico para o currículo escolar anulando-se as diferenças entre o conhecimento universitário e o saber escolar.

O ensino de História é muitas vezes criticado por ser excessivamente preso aos "fatos, grandes personagens e datas". Entretanto, muito se tem inovado na abordagem e tratamento dos conteúdos históricos, sendo a discussão sobre o tempo aspecto fundamental dessa renovação. Nos dias de hoje, são propostas significativas para o trabalho com a dimensão de tempo no ensino de História, EXCETO:

  • A.

    o abandono da dimensão do tempo cronológico.

  • B.

    a percepção da dimensão do tempo como duração.

  • C.

    a identificação da continuidade e descontinuidade da vida coletiva.

  • D.

    a abordagem dos diferentes ritmos presentes nas ações individuais e sociais.

A relação entre História e Memória tem sido bastante discutida entre os histo-riadores. Na situação descrita abaixo, há uma manifestação concreta dessa relação. Leia-a atentamente.

Assinale a alternativa que estabelece a relação História e Memória expressa na situação acima descrita:

  • A.

    A História é um segmento da memória que possui uma esfera de atuação e uma influência social relativamente limitadas.

  • B.

    Os historiadores, produtores de memória, preocupam-se mais em agradar ao seu público e, muitas vezes, distorcem o passado.

  • C.

    A história nega a memória na medida em que se utiliza da erudição e pro-cedimentos científicos, que apagam a espontaneidade da memória coletiva.

  • D.

    A história, fixando o que deve ser lembrado e esquecido, participa das relações de poder inscritas na sociedade, ao promover a manipulação da memória coletiva.

"As novas gerações de alunos habituaram-se à presença das novas tecnolo-gias de comunicação, especialmente o rádio e a televisão, que se expandiram como importantes canais de informação e de formação cultural. Entrava palas portas das escolas uma realidade que não poderia ser mais ignorada." (Parâ-metros Curriculares Nacionais: História. p. 27)

Diante dessa nova realidade, os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem que os professores de História:

  • A.

    confirmem a autoridade do livro didático como fonte objetiva e segura de informações sobre o passado.

  • B.

    orientem os alunos no sentido de diminuírem o tempo em que se dedicam à televisão para poderem se ocupar mais com os estudos.

  • C.

    questionem as informações extraídas dos meios de comunicação para revelar a falsificação da realidade nelas existentes.

  • D.

    utilizem dessas diferentes fontes de informação como recurso didático para revelar tradições e discursos variados sobre um mesmo tema.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...