Lista completa de Questões de História do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em 1922, o presidente Epitácio Pessoa nomeia um civil para o ministério da guerra, o que causa agitação nos quartéis do Rio de Janeiro. A jovem oficialidade contesta a vitória de Artur Bernardes, candidato oficial a Presidência da República. O governo manda fechar o Clube Militar e prender seu presidente, o marechal Hermes da Fonseca. Que revolta eclodiu com esses fatos?
Revolta do Contestado
Revolta Constitucionalista
Revolta Os Dezoito do Forte
Revolta Federalista
Revolta dos Farrapos.
ONU, Organização das Nações Unidas, é o organismo internacional que surge no final da II Guerra Mundial em substituição à Liga das Nações . Tem como objetivos manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais e promover o desenvolvimento dos países em escala mundial. Hoje em dia, enfrenta muitos problemas; para solucionar tais problemas, será preciso:
que os países membros paguem em dia suas contribuições.
redefinir seu papel no mundo pós Guerra Fria.
que o conselho econômico e Social coordene mais seus trabalhos.
atuar mais nas áreas de saúde e lazer.
supervisionar os territórios sob administração e proteção da organização
No século XIX, a História buscou afirmar-se como saber científico e, para tanto:
confirmou seu vínculo com a Filosofia, tida como necessária à análise crí-tica dos acontecimentos.
procurou afastar-se da Filosofia com o objetivo de banir a subjetividade e a metafísica do conhecimento.
estreitou seus laços com a Filosofia Iluminista, considerada suporte para a elaboração do método crítico.
rejeitou os princípios abstratos da Filosofia e, com êxito, eliminou a inter-ferência do sujeito na produção do conhecimento.
"Não é a consciência dos homens que determina o seu ser, mas, ao contrário, é o seu ser social que determina sua consciência."(MARX, Karl. Prefácio de Para a crítica da Economia Política)
Nessa afirmativa, Karl Marx condensa um princípio fundamental de seu pen-samento. Assinale a alternativa que melhor traduz esse princípio expresso na citação.
A adoção de um ponto de vista materialista para a compreensão da vida em sociedade.
A definição da ideologia como forma de expressão abstrata e distorcida das relações sociais de produção.
A compreensão, extraída da filosofia de Hegel, do papel determinante da consciência sobre o ser social.
A perspectiva dialética para compreensão da dinâmica existente no interi-or da superestrutura.
Segundo José Carlos Reis, "a mudança substancial que o programa dos An-nales realizou pode ser chamada de revolução científica (...)". (REIS, J. C. A História, entre a filosofia e a ciência, p. 63)
Essa "revolução científica" promovida pelos Annales, no momento de sua fun-dação, é verificada:
na mudança dos objetos de pesquisa que passam a priorizar temas da história política e militar.
na aproximação da história com as "ciências auxiliares" para averiguação da autenticidade documental.
na mudança do conceito de tempo histórico, que consiste na superação estrutural do evento.
na abolição do realismo historiográfico pela crença na impossibilidade da compreensão objetiva do passado.
Nos últimos anos do século XX, afirmou-se uma concepção irracionalista do conhecimento histórico que reproduz traços e características da chamada "so-ciedade pós-moderna". Nessa visão pós-moderna, as fontes históricas:
são valorizadas como prova do passado e garantia da objetividade do co-nhecimento.
são tomadas como necessárias a uma análise quantitativa das realidades passadas.
são interpretadas como textos e representações sobre as experiências do passado.
ampliam-se em função da maior capacidade de arquivamento de dados pelos computadores.
O ensino e o ensino de História em particular têm sofrido significativas trans-formações, redefinido seus objetos, conteúdos e métodos. Dentre essas trans-formações, destacam-se, EXCETO:
a tentativa de superação da passividade do aluno diante do conhecimento, estimulando sua autonomia e reflexão.
a busca do abandono de práticas empiristas baseadas na simples trans-missão e memorização de conteúdos.
a utilização da pesquisa como princípio educativo, valorizando-se os conteúdos como instrumentais para a solução de questões propostas.
a transmissão do saber acadêmico para o currículo escolar anulando-se as diferenças entre o conhecimento universitário e o saber escolar.
O ensino de História é muitas vezes criticado por ser excessivamente preso aos "fatos, grandes personagens e datas". Entretanto, muito se tem inovado na abordagem e tratamento dos conteúdos históricos, sendo a discussão sobre o tempo aspecto fundamental dessa renovação. Nos dias de hoje, são propostas significativas para o trabalho com a dimensão de tempo no ensino de História, EXCETO:
o abandono da dimensão do tempo cronológico.
a percepção da dimensão do tempo como duração.
a identificação da continuidade e descontinuidade da vida coletiva.
a abordagem dos diferentes ritmos presentes nas ações individuais e sociais.
A relação entre História e Memória tem sido bastante discutida entre os histo-riadores. Na situação descrita abaixo, há uma manifestação concreta dessa relação. Leia-a atentamente.
Assinale a alternativa que estabelece a relação História e Memória expressa na situação acima descrita:
A História é um segmento da memória que possui uma esfera de atuação e uma influência social relativamente limitadas.
Os historiadores, produtores de memória, preocupam-se mais em agradar ao seu público e, muitas vezes, distorcem o passado.
A história nega a memória na medida em que se utiliza da erudição e pro-cedimentos científicos, que apagam a espontaneidade da memória coletiva.
A história, fixando o que deve ser lembrado e esquecido, participa das relações de poder inscritas na sociedade, ao promover a manipulação da memória coletiva.
"As novas gerações de alunos habituaram-se à presença das novas tecnolo-gias de comunicação, especialmente o rádio e a televisão, que se expandiram como importantes canais de informação e de formação cultural. Entrava palas portas das escolas uma realidade que não poderia ser mais ignorada." (Parâ-metros Curriculares Nacionais: História. p. 27)
Diante dessa nova realidade, os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem que os professores de História:
confirmem a autoridade do livro didático como fonte objetiva e segura de informações sobre o passado.
orientem os alunos no sentido de diminuírem o tempo em que se dedicam à televisão para poderem se ocupar mais com os estudos.
questionem as informações extraídas dos meios de comunicação para revelar a falsificação da realidade nelas existentes.
utilizem dessas diferentes fontes de informação como recurso didático para revelar tradições e discursos variados sobre um mesmo tema.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...