Lista completa de Questões de História do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No quadro da administração colonial portuguesa, era o órgão de poder consti-tuído de membros da sociedade. Sobretudo até meados do século XVII, passa a ser controlado pela classe dominante dos proprietários rurais expressando seus interesses. Graças ao seu enraizamento na sociedade, foi o único órgão que sobreviveu por inteiro e até se reforçou, após a Independência.
Esse órgão da administração colonial portuguesa no Brasil foi:
o Governo Geral.
a Ouvidoria.
a Câmara Municipal.
o Governo das Capitanias.
O escravo negro foi, fundamentalmente, a mão-de-obra predominante da eco-nomia brasileira entre os séculos XVI e XIX. São aspectos que caracterizam a escravidão de origem africana, no Brasil, EXCETO:
a condição de mercadoria do escravo, que fazia com que seu preço osci-lasse conforme a idade, sexo e habilidade para o trabalho.
as condições de exploração e violência a que eram submetidos os escra-vos, o que leva a Igreja Católica a condenar a escravidão africana.
a diversidade cultural existente entre os escravos em função de muitos se originarem de diferentes regiões, tribos e reinos africanos.
as diferentes formas de reação construídas pelo escravo, como fugas in-dividuais ou em massa, agressões a senhores e feitores e formação de quilombos.
Na América Latina de colonização espanhola, no século XIX, "o Estado que começava a se organizar depois de atingida a independência, assumiu como tarefa destruir a velha ordem colonial." (PRADO, Maria Lígia. A formação das nações latino-americanas. p.17)
Dentre as iniciativas implementada pelos Estados das novas nações latino-americanas visando alcançar o objetivo expresso na citação acima, encon-tram-se, EXCETO:
a destruição do regime de monopólios, restrições e privilégios comerciais.
a supressão dos favores econômicos e políticos anteriormente concedi-dos aos espanhóis
a separação entre Igreja e Estado, subordinando a primeira ao poder maior do Estado laico.
a superação da exclusão política e econômica antes impostas aos índios e camponeses.
Durante os primeiros anos do Império brasileiro, no século XIX, organizou-se o Estado Nacional que, como afirma Roberto Da Matta, realizou uma "combina-ção curiosa (...) entre o igualitarismo individualista cívico importado, combina-do a uma organização social personalista e hierárquica."
Na organização do Estado Nacional brasileiro, no período mencionado, ex-pressa a combinação descrita acima:
a afirmação de um Estado leigo ao lado da persistência do Padroado e Beneplácito que conferiam poder político à Igreja Católica.
Na citação acima, o golpe militar de 1964 é visto como diferente de outras in-tervenções militares na política brasileira. Assinale a alternativa que NÃO con-tém uma dessas intervenções militares.
Leia atentamente a citação abaixo, que traz parte de material de propaganda utilizado em importante episódio da história recente do Brasil.
Assinale a alternativa que indica corretamente o episódio para o qual essa propaganda foi utilizada.
O plebiscito de janeiro de 1963 no qual a população se definiu entre o Presidencialismo e o Parlamentarismo.
A campanha das Diretas-Já, realizada em 1984, na qual a população exi-gia o direito de escolher o Presidente.
A campanha pelo "impeachment" do Presidente Collor, em 1992, acusado de corrupção no exercício de suas funções.
O plebiscito realizado em 1993 no qual a população se posicionou entre a Monarquia e a República, e entre o Parlamentarismo e o Presidencialis-mo.
Observe atentamente os dados do quadro abaixo:
O Milagre Econômico Brasileiro, iniciado logo após o golpe de 1964, foi financiado pelo capital externo e funcionou como elemento de legitimação do novo regime.
A queda da inflação, nos primeiros anos do regime militar, foi fruto de me-didas recessivas que visavam à retomada, em um segundo momento, da expansão econômica.
Os elevados índices de crescimento da economia brasileira, durante a ditadura militar, tiveram como um de seus resultados a melhoria das con-dições salariais dos trabalhadores.
A queda dos índices de crescimento econômico observada no início do regime militar decorre da adoção de um modelo nacionalista que impedia a presença de capitais estrangeiros no País.
Observe a charge abaixo.
O agravamento do quadro de concentração de renda brasileiro, forçando o Estado a ampliar o orçamento destinado às políticas de seguridade so-cial.
A crise do sistema de previdência pública que tem como um de seus mo-tivos o crescimento do número de benefícios pagos em função do enve-lhecimento da população.
As dificuldades de geração de empregos necessários para absorver no-vos contingentes de mão-de-obra, em função das transformações econô-micas ocasionadas pela política neoliberal.
O descompasso existente entre o número de contribuintes e o número de beneficiários do sistema previdenciário em função da diminuição de em-pregos formais observada no País.
A maior conseqüência da Grande Depressão do capitalismo (1929-1933) foi o crescimento alarmante do desemprego. Entre 1932 e 1933, o pior período da Depressão, 23% da força de trabalho britânica, 27% da norte-americana, 29% da austríaca e 44% da alemã não tinham emprego. Essa situação trouxe i-númeras repercussões para os países capitalistas, dentre as quais se desta-cam EXCETO:
O crescimento das propostas e dos partidos políticos de esquerda trazen-do insegurança política aos governos.
A adoção de políticas de congelamento de salários e preços buscando minimizar a miséria social e conter a ameaça revolucionária.
A mudança de atitude dos governos que passam a dar prioridade às questões sociais em suas políticas de Estado.
A instalação de modernos sistemas previdenciários, superando o Estado liberal e lançando as bases do Estado de bem-estar.
"A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial."
Essa afirmativa do historiador Eric Hobsbawn sustenta-se no fato de que:
o poderio militar das duas superpotências líderes dos blocos capitalista e socialista entrou em franco declínio após a II Guerra Mundial.
a crescente atividade pacifista observada junto à sociedade civil do Oci-dente e Oriente inibiu ações de caráter militar por parte das duas superpo-tências.
as duas superpotências aceitaram a divisão desigual do mundo no fim da II Guerra Mundial e evitavam um choque direto e aberto entre suas For-ças Armadas.
a política do degelo, iniciada após a II Guerra Mundial, promoveu a rea-proximação gradativa entre as duas superpotências que se chocaram du-rante aquele conflito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...