Questões de História do ano 2003

Lista completa de Questões de História do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base no texto, é correto afirmar:

  • A.

    O povoamento dos campos de Lages brotou, primeiramente, do Rio Grande do Sul e depois do Paraná.

  • B.

    O caminho de tropas possibilitou que houvesse grande concentração de famílias.

  • C.

    O caminho de tropas pelo planalto era de um único traçado.

  • D.

    A vila de Lages era um ponto de pouso das tropas que demandavam à província de São Paulo.

Marc Bloch, um dos fundadores de uma tendência renovadora que teve enorme influência entre os historiadores franceses, entre 1929 e 1969, definiu a História como:

  • A.

    conjunto de acontecimentos dos quais cada um é determinado, mas dos quais só alguns são objetos de ciência;

  • B.

    ciência dos homens no tempo e não como ciência do passado;

  • C.

    teoria 'metafísica' que pode ser falseada e refutada;

  • D.

    área de conhecimento que trata apenas de dados singulares;

  • E.

    área do conhecimento que considera alguns acontecimentos como ciência e outros não.

No século XX, os passos mais importantes da construção da História como ciência estiveram marcados pela influência das seguintes correntes:

  • A.

    grupo dos Annales e historicismo;

  • B.

    positivismo e marxismo;

  • C.

    evolucionismo e historicismo;

  • D.

    marxismo e grupo dos Annales;

  • E.

    positivismo e evolucionismo.

Os historiadores tradicionais incluíam o domínio de pelo menos algumas das disciplinas auxiliares da História como fundamento da erudição crítica do historiador. Analise as duas colunas abaixo, que apresentam algumas das principais disciplinas auxiliares da História, e faça a associação correta:

 (1) Paleografia

(2) Criptografia

 (3) Epigrafia

(4) Sigilografia

 (5) Numismática

( ) Dedica-se aos selos, lacres e outras formas de autenticar documentos ou manifestar apropriedade.

( ) Análise e decifração dos textos redigidos em códigos; por extensão, decifração de escritas antes impossíveis de serem lidas como, por exemplo, a cuneiforme.

 ( ) Estudo das moedas que já não circulam e, por extensão, das medalhas.

( ) Estudo e leitura das inscrições.

 ( ) Estudo das maneiras de escrever e de sua evolução, incluindo os materiais nos quais e com os quais se escreve.

A ordem numérica correta, de cima para baixo, é:

  • A.

    3, 2, 5, 1, 4;

  • B.

    4, 2, 5, 1, 3;

  • C.

    2, 4, 5, 1, 3;

  • D.

    4, 2, 5, 3, 1;

  • E.

    5, 3, 4, 2, 1.

Leia o texto abaixo.

"Durante muito tempo, a fortuna do Brasil veio do pau de tinturaria que lhe deu o nome, depois do açúcar, depois do ouro e dos diamantes; ao poucos, por isso ou por aquilo, alguns desses produtos foram perdendo o valor ou, quando não, deixaram de ser encontrados em abundância. Mais tarde vieram o café e a borracha, produtos ambos, que, por concorrência, quanto ao primeiro, e também, quanto ao segundo, pelo adiantamento nas indústrias químicas, estão à mercê de uma desvalorização repentina" (Barreto, Lima - Aventuras do Dr. Bogoloff).

 Lima Barreto, por meio de um texto literário, apresenta uma visão sobre a sociedade brasileira. Na década de 1930, novas reflexões sobre a natureza do país foram realizadas por diversos autores no campo não literário. O autor que introduziu a noção de ciclo econômico para delimitar fases do período colonial e enfatizou, como critério de periodização, o fator econômico foi:

  • A.

    Gilberto Freyre;

  • B.

    Roberto C. Simonsen;

  • C.

    Sérgio Buarque de Holanda;

  • D.

    Caio Prado Júnior;

  • E.

    Celso Furtado.

Leia as notícias abaixo.

  

É correto o que se afirma em:

 

  • A.

    I e IV;

  • B.

    I e III;

  • C.

    II e III;

  • D.

    III;

  • E.

    IV.

Das alternativas abaixo, a que melhor caracteriza a sociedade grega, durante a Antigüidade, é:

  • A.

    organização das atividades produtivas sob coordenação do Estado;

  • B.

    sujeição dos camponeses ao Estado, detentor da maioria das terras férteis;

  • C.

    crença na vida após a morte, resultando na mumificação dos corpos;

  • D.

    participação das mulheres nas atividades produtivas e na vida política;

  • E.

    formação de cidades-estados, independentes umas das outras.

Leia o texto a seguir.

Plutarco fez, no plenário do Senado romano, o seguinte comentário sobre Tibério Graco: "Tibério Graco, o tribuno adepto de uma Lex Agraria, denunciou o empobrecimento dos pequenos camponeses: 'Os homens que combatem e morrem pela Itália têm o ar e a luz, mas mais nada(...). Lutam e perecem para sustentar a riqueza e o luxo de outros, mas, embora sejam chamados senhores do mundo, não têm um único torrão de terra que seja seu' ". (Anderson, Perry - Passagens da Antigüidade ao feudalismo)

 O texto acima oferece subsídios para a compreensão do seguinte aspecto da sociedade romana durante a Antigüidade:

  • A.

    implantação da monarquia;

  • B.

    organização da república;

  • C.

    início da crise da república;

  • D.

    fortalecimento da democracia;

  • E.

    crise do império.

A Renascença européia não pode ser dissociada do humanismo, que:

  • A.

    reforçou a idéia de submissão do homem à vontade divina;

  • B.

    situou o homem no centro das preocupações espirituais e dos estudos;

  • C.

    combateu o individualismo a partir da valorização do coletivismo;

  • D.

    recolocou Deus no centro dos debates filosóficos e políticos;

  • E.

    combateu os temas pagãos e o nu nas manifestações artísticas.

Martinho Lutero, em 31 de outubro de 1517, fazia afixar, em Wittenberg, 95 teses em que denunciava a falsa segurança alcançada pelas indulgências, cuja prédica (pregação) e venda o papa e Alberto de Brandemburgo tinham confiado aos dominicanos. Lutero chegou à opinião de que o homem, decaído em razão do pecado original, só podia ser salvo por:

  • A.

    méritos únicos de Jesus Cristo;

  • B.

    ações de caridade para com o próximo;

  • C.

    obras que o homem realizava durante a vida;

  • D.

    arrependimento e doações feitas à Igreja;

  • E.

    prática da comunhão e adoração aos santos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...