Questões de História do ano 2003

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Estabelecidos no sul do México, atuais Honduras e Guatemala, os maias criaram uma civilização original. Sobre os maias pode-se afirmar que:

  • A.

    possuíam apenas utensílios de pedra ou madeira e praticavam uma cultura nômade de milho, batata-doce e mandioca em campos queimados;

  • B.

    eram pouco numerosos, o cultivo era tarefa das mulheres, enquanto os homens se dedicavam à caça, à pesca e à guerra;

  • C.

    praticavam a agricultura, baseada no milho, e estavam organizados em cidades governadas por reis;

  • D.

    utilizavam o cobre em seus armamentos e utensílios, e seus deuses, como Quetzalcoatl (deus do vento), eram forças da natureza;

  • E.

    construíram estradas de pedras e realizavam o recenseamento da população por meio de cordas com nós - os kipus.

De 1831 a 1848, ocorreram diversas revoltas no Brasil. Esses movimentos protestaram, entre outras coisas, contra:

  • A.

    o domínio do partido português e o alto custo de vida;

  • B.

    a criação da Guarda Nacional e o domínio militar na política;

  • C.

    a política emissionista do governo e o fim do tráfico negreiro;

  • D.

    o alto custo de vida e a desvalorização da moeda;

  • E.

    o monopólio português sobre o comércio e a influência da Igreja.

Analisando a década de 1840, em termos mundiais, particularmente a Europa, pode-se afirmar que uma de suas características foi:

  • A.

    a crença no progresso, respaldada no desenvolvimento científico e na diminuição significativa da pobreza;

  • B.

    o fim da escravidão, exigência da nova ordem industrial que necessitava de mão-de-obra livre e assalariada;

  • C.

    o desaparecimento da monarquia como forma de governo dominante, substituída pela república;

  • D.

    o equilíbrio europeu, organizado a partir da ausência de uma potência exercendo a hegemonia econômica ou política;

  • E.

    o temor dos industriais em relação ao proletariado, reforçado com o surgimento de uma onda de revoluções na Europa.

Sobre a Lei de Terras, aprovada pelo governo brasileiro em 1850, pode-se afirmar que:

  • A.

    foi proposta por uma elite escravista para administrar a superação da escravidão;

  • B.

    doava terras a imigrantes para ocupar espaços vazios do território nacional;

  • C.

    previa o fim do registro de todas as terras efetivamente ocupadas para evitar ações contra o governo;

  • D.

    incentivava a aquisição de terras públicas para estimular a agricultura;

  • E.

    impedia a transformação da terra em mercadoria corrente para beneficiar os camponeses.

De 1820 a 1830, assistimos ao surgimento de uma cultura e, em particular, de uma literatura que se pretendiam "brasileiras". Paralelamente, ocorreu uma revisão da História, que juntamente com o Romantismo, voltou-se para a construção do herói arquétipo brasileiro, representado pelo:

  • A.

    lusitano;

  • B.

    índio;

  • C.

    caboclo;

  • D.

    negro;

  • E.

    mestiço.

Leia o texto abaixo.

"Procedeu-se às reformas do sistema de ensino que culminou com a Lei Orgânica do Ensino Secundário. Ocorreu a uniformização dos procedimentos pedagógicos e a padronização de conteúdos, currículos e livros didáticos em âmbito nacional. Criaram-se serviços na área de radiodifusão, comunicação e canto coral, este influenciado por Heitor Villa-Lobos, todos eles instrumentalizadores de uma imagem de Brasil integrado".

O texto refere-se ao governo de:

  • A.

    Juscelino Kubitschek;

  • B.

    Eurico Gaspar Dutra;

  • C.

    Getúlio Vargas;

  • D.

    Campos Sales;

  • E.

    Rodrigues Alves.

A disputa presidencial de 1960 foi marcada por jingles como, por exemplo, os relacionados abaixo:

"Lott

De leste a oeste

 De sul a norte

 Na terra brasileira

 É uma bandeira

o marechal Teixeira Lott"

 

 "Jânio

 Varre, varre, varre, varre, vassourinha

 Varre, varre a bandalheira

 Que o povo já está cansado

De sofrer desta maneira

Jânio Quadros esperança deste povo abandonado.

 

"Jango ...

e o meu Rio Grande vai jangar

 É Jango, é Jango, é o Jango Goulart

Pra vice-presidente nossa gente vai jangar

 É Jango, é Jango, é o Jango Goulart"

 Sobre esse processo eleitoral, pode-se afirmar que:

 I - A dobradinha PSD-PTB lançou o marechal Teixeira Lott para presidente e, para vice, João Goulart.

 II - João Goulart foi lançado candidato à vicepresidente pela UDN.

 III - Jânio Quadros saiu candidato pelo PTN, que estabeleceu diversas alianças, inclusive com a UDN.

 IV - As campanhas eram feitas em separado porque o voto era desvinculado - votava-se no presidente e no vice separadamente.

 Estão corretos os itens:

  • A.

    I e II;

  • B.

    I e III;

  • C.

    I, III e IV;

  • D.

    II e III;

  • E.

    II e IV.

Observe a charge abaixo:

 

 

(Jornal do Brasil, 05/08/1981.) A charge ilustra uma medida do governo do general João Batista Figueiredo, pois ele:

 

 

  • A.

    adotou a liberalização da entrada, ação e saída de capitais estrangeiros no país, revogando a Lei de Remessas de Lucros para o Exterior, com que João Goulart procurara obstar as saídas de divisas do país;

  • B.

    acelerou as transformações institucionais, concedendo a Anistia Política e alterando a legislação partidária com a extinção da ARENA e do MDB;

  • C.

    impôs o Ato Institucional Nº 2, dissolvendo os partidos políticos e limitando a representação partidária a duas frentes: a ARENA, de apoio ao governo, e o MDB, representando a oposição;

  • D.

    aprovou o Ato Institucional Nº 5, instrumento básico do regime, fechando o Congresso Nacional e cassando inúmeros mandatos parlamentares;

  • E.

    adotou uma política econômica, proclamada como o "Milagre Brasileiro", permitindo a entrada maciça de capitais estrangeiros e impondo o arrocho salarial.

George Bush, eleito presidente dos EUA pelo Partido Republicano para o período de 1989 a 1993, comandou, reafirmando a supremacia norteamericana, a Guerra do Golfo, contra:

  • A.

    a Coréia do Norte;

  • B.

    o Irã;

  • C.

    o Iraque;

  • D.

    a Arábia Saudita;

  • E.

    o Kuwait.

Observe a charge abaixo:

 

 

(Jornal do Brasil, 14/11/1995.)

 Considerando os termos "Primeiro Mundo", "Segundo Mundo" e "Terceiro Mundo", pode-se afirmar que:

 I - países comunistas desenvolvidos formam o "Primeiro Mundo";

II - países capitalistas e comunistas desenvolvidos formam o "Primeiro Mundo";

III - estados pós-coloniais que surgiram após a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), junto com a maior parte da América Latina, foram agrupados no "Terceiro Mundo";

 IV - países comunistas não desenvolvidos formam o "Segundo Mundo";

V - a classificação dos países em "Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo" ocorreu a partir do processo de globalização econômica, iniciado nos anos de 1970.

É correto o que se afirma em:

  • A.

    I e III;

  • B.

    II e III;

  • C.

    III;

  • D.

    IV;

  • E.

    V.

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