Questões de História do ano 2006

Lista completa de Questões de História do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Partido dos Trabalhadores conseguiu ascensão política nas últimas décadas do século passado, com propostas que anunciavam mudanças na maneira de governar o Brasil. Com relação a sua trajetória podemos afirmar que:

  • A.

    foi um partido que manteve sua base na classe operária não atingindo outras camadas sociais da população.

  • B.

    não conseguiu eleger governantes para Estados e municípios nordestinos, tendo apenas, nessa região, deputados e vereadores.

  • C.

    expandiu-se politicamente, penetrando em camadas sociais da classe média e obtendo votações expressivas.

  • D.

    fracassou na sua tentativa de ultrapassar as fronteiras políticas do ABCD paulista, sendo um partido urbano.

  • E.

    participou da primeira eleição direta para Presidente da República, depois dos governos militares, com uma votação insignificante.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"Além de todos os impactos e agressões ao ambiente causados pelas atividades ligadas à agropecuária e à exploração madeireira, o extrativismo mineral também representa uma fonte de degradação ambiental. (...) São famosas as histórias do Projeto Carajás e do Projeto Jari nas décadas de 70 e 80". (Ozorio Fonseca. Impactos Ambientais: Desmatamentos e Queimadas. In Amazônia: interesses e conflitos. Revista Com ciência, número 14, SBPC, www.comciencia.br/reportagens/amazonia/amaz14.htm, acessada em 2/12/2006) O trecho acima cita dois conhecidos projetos de desenvolvimento para a Amazônia: o Carajás e o Jari. Eles são, respectivamente:

  • A.

    Carajás: produção de ouro, organizada por milhares de pessoas que promoveram uma corrida nacional à conhecida "Serra Pelada"; Jari: produção de juta, que contou com o apoio de capital internacional, sobretudo o japonês.

  • B.

    Carajás: produção de manganês, efetivada por capital internacional na Cia. Vale do Norte; Jari: produção de ferro, desenvolvida no sul do Pará pela Cia. Vale do rio Doce.

  • C.

    Carajás: produção de minérios, sobretudo o ferro, organizada pela Cia. Vale do rio Doce; Jari: produção de celulose e de outros produtos como o arroz. Ambos os projetos envolveram a criação de usinas hidrelétricas.

  • D.

    Carajás: produção de celulose, financiada pelo governo federal, sob a organização da Cia. Vale do rio Doce; Jari: produção de minério de ferro, desenvolvida com capital norte-americano de Daniel K. Ludwig.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Nesse complexo mundo de relações sociais de trabalho, encontramos como trabalhadores:

  • A.

    os escravos negros trazidos da África e os nativos da terra aqui aprisionados nas guerras justas e nos descimentos, responsáveis por todo o processo de produção do açúcar e da aguardente.

  • B.

    os imigrantes europeus, principalmente portugueses e espanhóis, que para cá vieram em busca da posse de terras e que irão trabalhar nessas propriedades, junto com os negros afrodescendentes, em busca de um sonho: tornarem-se proprietários de grandes extensões de terras.

  • C.

    os escravos negros que realizavam grande parte das atividades envolvendo tanto a produção do açúcar como os trabalhos domésticos do engenho, e também trabalhadores livres assalariados, responsáveis pela construção e manutenção dos engenhos e pelo controle da produção.

  • D.

    homens livres pobres de diversas etnias que se deslocam para o nordeste canavieiro, com a esperança de enriquecer e poder comprar uma sesmaria, que seria o início de uma grande propriedade.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A expressão "Getúlio Vargas é o pai dos pobres" dita e repetida por milhares de brasileiros, principalmente nas décadas de 30, 40 e 50, está relacionada ao fato de Getúlio Vargas ter desenvolvido uma política apoiada no trabalhismo, exemplificada na seguinte medida:

  • A.

    a criação dos Institutos de Previdência e Assistência Social em todo o território nacional, o que assegurava aos trabalhadores dos segmentos mais populares acesso à saúde e assistência jurídica gratuita.

  • B.

    o decreto de 1940, que tornava obrigatório o pagamento do salário mínimo ao trabalhador rural e urbano no Brasil, e que bastaria para ele e sua família viverem de forma a atender suas necessidades básicas.

  • C.

    estabelecimento de leis protegendo o trabalho das mulheres e crianças, assim como a limitação do dia de trabalho em 8 horas e a criação de institutos de previdência, que deveriam atender os trabalhadores na doença, na velhice e na viuvez.

  • D.

    criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio de modo a estabelecer uma ligação direta de providências com as reivindicações dos trabalhadores da indústria e comércio, principalmente ao criar o Fundo de Garantia ao Tempo de Serviço.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

João Goulart, o último dos presidentes da fase do populismo no Brasil, foi empossado no dia 07/09/1961, sob a égide do regime parlamentarista, isso porque:

  • A.

    a Constituição em vigor na época, a de 1946, previa que em caso de o presidente da república renunciar ou morrer antes de um ano de governo, como era a situação em questão devido à renúncia de Jânio Quadros, o vice deveria ser empossado dentro do regime parlamentarista.

  • B.

    vivia-se o auge da Guerra Fria com o mundo dividido entre os regimes capitalista e socialista e nesse embate estava a América Latina pressionada pelos EUA a aderir ao seu bloco, o que limitava políticos comunistas a assumirem o governo dos países desse continente com os poderes que o presidencialismo lhes conferia.

  • C.

    o país vivia uma grande crise econômica, política e social provocada pela renúncia do presidente Jânio Quadros, após um (1) ano de governo marcado por turbulências provocadas pelas tentativas de golpes militares, greves de trabalhadores e desobediência de vários segmentos da população.

  • D.

    os Ministros Militares, uma parte das Forças Armadas e segmentos civis da população brasileira não queriam sua posse, acusando-o de ser socialista, daí porque assumiu como presidente dentro de um regime parlamentar que deveria ser referendado ou não através de um plebiscito popular.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A partir da leitura do documento acima e dos estudos que a História nos oferece sobre a industrialização brasileira no início do século XX, podemos dizer que:

  • A.

    a maioria das indústrias brasileiras se concentrava no sudeste brasileiro e era predominantemente voltada para a fabricação de tecidos e alimentos, sendo os nossos primeiros industriais emergentes da aristocracia cafeeira.

  • B.

    as indústriais no Brasil se concentravam na região sul do país, com uma fabricação diversificada de produtos e os primeiros industriais eram brasileiros que haviam enriquecido com fazendas de café.

  • C.

    as indústriais no Brasil se concentravam na região sul do país, com uma fabricação diversificada de produtos e os primeiros industriais eram brasileiros que haviam enriquecido com fazendas de café.

  • D.

    as indústrias brasileiras eram, na sua maioria, pequenas fábricas de tecidos que se concentravam no sudeste do país e tinham como proprietários imigrantes europeus e brasileiros, esses últimos enriquecidos pela lavoura e comércio cafeeiro.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A partir da leitura do documento acima e dos estudos históricos que se têm sobre a borracha na Amazônia, podemos afirmar corretamente que:

  • A.

    a borracha, assim como outros produtos econômicos brasileiros, o açúcar na Colônia e o café no Império e República, se caracterizaram por uma prosperidade e fausto passageiros. No caso da borracha, esta permaneceu na região através da suntuosidade das construções públicas e privadas que atendiam à elite gomífera.

  • B.

    o sistema de produção e trocas que vinha desde o período colonial na Amazônia foi a base em que se assentou a produção gomífera. Esse sistema, conhecido como aviamento, constituía-se em um sistema de créditos, caracterizado pelas trocas que eram feitas entre as casas aviadoras e responsáveis pelo abastecimento dos seringais e as casas exportadoras da borracha.

  • C.

    a Amazônia, entre a primeira metade do século XIX e início do XX, viveu um breve período de expansão da produção do látex, mas isso lhe deu status para participar do comércio internacional, o que trouxe para a região muitos excedentes de capitais que se materializaram em obras de infra-estrutura para uma indústria nascente.

  • D.

    a partir dos finais do século XIX, até a Segunda Guerra Mundial, a Amazônia foi a maior produtora de látex e esse fato lhe trouxe um grande desenvolvimento devido à criação das "casas aviadoras", o que inaugurava na região o sistema de fornecer mercadorias a crédito.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Dentre os grandes projetos implantados na Amazônia nas décadas de 70 e início de 80, temos a Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Sobre ela é correto afirmar que:

  • A.

    foi construída no final da ditadura militar e a sua grande finalidade seria o aproveitamento do rio Tapajós, no sudeste do Pará, de modo a contribuir para integrar a região Amazônica ao Sul do país, dento de um plano de desenvolvimento regional que tinha como meta a implantação de indústrias que necessitavam desse potencial hídrico.

  • B.

    sua construção se deu no período da ditadura militar e foi sustentada pelo discurso de progresso para a região, a partir do aproveitamento da sua bacia hidrográfica, em vista do seu potencial hidrelétrico, de modo a viabilizar a implantação de projetos minero-metalúrgicos, como o da Albrás e o Grande Carajás, especialmente em um momento em que ocorria a crise internacional de petróleo.

  • C.

    sua efetivação se deu nos momentos finais do período da ditadura militar, mas fazia parte dos planos do desenvolvimento regional desde o início dos anos 70, pois garantiria energia elétrica para Belém e Manaus, ao mesmo tempo em que integraria a região Amazônica às regiões Nordeste e Sudeste.

  • D.

    a construção dessa hidrelétrica trouxe profundas alterações para o espaço amazônico, pois, para a formação do reservatório hidráulico, alguns municípios paraenses foram totalmente inundados. Em contrapartida, a Eletrobrás, responsável por sua construção, ergueu vários núcleos urbanos em seu entorno, absorvendo, assim, a população dos municípios que haviam submergidos.

Segundo o Historiador Eric Hobsbawm.

I. "A destruição do passado, ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal à das gerações passadas é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX."

II. "Os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, com grande relação orgânica com o passado público da época em que vivem, originando uma geração saudosista."

III. "Ser membro da consciência humana é situar-se com relação a seu passado, passado este que é uma dimensão permanente da consciência humana, um componente inevitável das instituições, valores e padrões da sociedade."

IV. "Os historiadores, cujo ofício é lembrar o que os outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no fim do segundo milênio."

Estão corretas

  • A.

    somente I e III.

  • B.

    somente II e IV.

  • C.

    somente I, II e IV

  • D.

    somente I, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Sobre o processo que instituiu a República no Brasil, considere as seguintes proposições:

I. A questão religiosa e a questão militar contribuíram para aumentar os desgaste da monarquia;

II. O Partido Republicano convivia com as contradições da sociedade brasileira de época e tinha entre seus membros, muitos proprietários de escravos;

III Dentro do Partido Republicano havia divergências. Os setores ligados às camadas médias urbanas, com núcleo do Rio de Janeiro, defendiam a radicalização da luta e o estabelecimento da república por meio de uma revolução popular;

IV. Os positivistas, adeptos da monarquia, eram contrários a qualquer mudança no governo.

Estão corretas as proposições

  • A.

    I, II e III somente.

  • B.

    I, II e IV somente.

  • C.

    I, III e IV somente.

  • D.

    II, III e IV somente

  • E.

    I, II, III e IV

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...