Lista completa de Questões de História do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões 63 e 64
João Soares estava com a razão: política só se ganha com muito dinheiro. A começar com o alistamento, que é trabalhoso e caro: tem-se que ir atrás de eleitor por eleitor, convencê-los a se alistarem e ensinar tudo, até a copiar o requerimento. Cabo de enxada engrossa as mãos — o laço de couro cru, machado e foice também. Caneta e lápis são ferramentas muito delicadas. A lida é outra: labuta pesada, de sol a sol, nos campos e nos currais. Ler o quê? Escrever o quê? Mas agora é preciso: a eleição vem aí, e o alistamento rende a estima do patrão, a gente vira pessoa.
Voto e dinheiro, no Brasil e em muitas partes do mundo, são irmãos há muito tempo. A respeito dessa tensão, assinale a opção correta.
A democracia norte-americana, uma das mais antigas do mundo, não tem tido problemas com os resultados de processos eleitorais nem sofre com a infiltração de interesses econômicos fortes e privatizados nas agendas políticas domésticas e externas do país.
O Brasil do início do século XXI eliminou completamente, das campanhas eleitorais, as formas pouco éticas e discutíveis de financiamento de campanhas políticas.
O processo eleitoral no Brasil apresenta aperfeiçoamentos, no campo da modernização eletrônica, que o distinguem dos procedimentos de várias democracias tradicionais, que ainda computam votos por via de sistema de urnas manuais.
A força do eleitor soberano é um valor menor na concepção jurídica brasileira predominante nas últimas décadas de democratização política.
A política de governadores, na República Velha brasileira, funcionava por meio de vários mecanismos institucionais e costumes políticos diversos. Entre eles se destacava
a Comissão de Verificação do Congresso Federal, que tinha o poder de reconhecer ou vetar a eleição de senadores, deputados, presidente e vice-presidente, de forma a referendar apenas os mandatos dos políticos pertencentes às oligarquias dos estados.
a resistência natural dos oligarcas estaduais a apoiar presidentes a que não tinham simpatia.
a reação, por parte do poder central, ao sistema das "máquinas eleitorais" montadas pelos governadores.
o domínio da política nos estados pelos grandes partidos nacionais.
A Era Vargas vem sendo revista, particularmente
no que se refere à revalorização de sua contribuição à perpetuação do modelo de agroexportação nacional.
no que tange ao reconhecimento do seu peso no projeto industrial do país.
pela adoção de uma revolução educacional que permitiu elevar o padrão médio intelectual do brasileiro das classes sociais inferiores.
na reificação da cultura totalitária, ocorrida no Brasil do seu tempo.
O Brasil dos anos 60 do século XX assistiu a transições culturais, políticas e econômicas de grande impacto. Assinale a opção incorreta em relação a essas transformações.
Um regime político ancorado em robusta mobilização da política foi sucedido por um regime fechado.
A economia nacional, ainda relativamente exportadora de café e cacau, moveu-se gradualmente para a inclusão de maior valor agregado ao produto exportado ao final da referida década.
Tomada por onda de internacionalização, a cultura brasileira sofreu um processo de regressão da produção musical de matriz nacional.
A política externa, que iniciara a década com ares de autonomia, voltou a buscar esse parâmetro na diplomacia da prosperidade no final do período considerado.
No Brasil, a democratização da sociedade e a modernização econômica do país, nas últimas décadas do século XX,
passaram a ser sinônimas, ante o peso da transição do regime autoritário para a Nova República.
foram conquistas apenas de uma elite econômica que soube mover o Brasil para as ondas da globalização assimétrica.
serviram de exemplo para todos os países da América Latina e do Caribe.
não caminharam juntas, de forma automática, no período.
O plano de estabilização da inflação e o acerto das moedas na América Latina na década passada
trouxeram um derivativo automático, para todos os países da região, no plano do crescimento econômico acelerado.
criaram certas condições de normalidade econômica necessárias à impulsão de um segundo movimento, ainda não alcançado por todos os países da região, na direção do crescimento econômico.
resolveram, por si só, os problemas crônicos sociais e econômicos acumulados na história social e econômica da região.
propiciaram o avanço da presença e da participação de setores econômicos mais modestos da região no PIB nacional e na pauta exportadora.
História - História do Brasil - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
"A fundação de São Luís, hoje capital do Estado do Maranhão, está ligada a uma invasão estrangeira, que visava não só o contrabando do pau-brasil, mas principalmente a ocupação efetiva da região". Essa invasão foi realizada nos inícios do século XVII, pelos:
História - História do Brasil - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
"A cidade de São Luís, entre os séculos XVIII e XIX, vivenciou uma época de florescimento econômico e demográfico, tornando-se a terceira cidade mais populosa do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro e Salvador". Isso só foi possível graças:
História - História do Brasil - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
"Sua história confunde-se com a própria fundação da cidade de São Luís. Ostenta um imponente estilo neoclássico e possui rico acervo de gravuras e obras de arte. Destaca-se ainda como um dos principais pontos turísticos desta cidade histórica." Estamos nos referindo ao:
História - História do Brasil - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Através de tombamento realizado pelo governo federal, em 1955, a área central de São Luís foi considerada patrimônio histórico nacional, e inscrita na Lista do Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO. Entre as razões que levaram a essas medidas de proteção, assinale a alternativa INCORRETA:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...