Lista completa de Questões de História do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A primeira Constituição do Brasil foi outorgada por D. Pedro I, em 1824. Nela estava clara a permanência de antigas estruturas do poder colonial, sobretudo a manutenção do paternalismo político e da escravidão. Esta manutenção estrutural surge no texto constitucional de 1824 porque:
a Constituição de 1824 criava um poder chamado Moderador, que impunha limites à ação absoluta do Imperador Pedro I, mediando suas vontades com a dos ricos senhores de engenho e do café.
havia no texto constitucional uma tensão entre a vontade de regulamentar, de forma moderna e liberal, o Estado Imperial e, simultaneamente, preservar a ordem à custa de impor a lei sem eleições ou parlamento.
o texto constitucional era moderno e liberal ao criar eleições e um parlamento (com deputados e senadores), mas era antigo ao preservar a escravidão africana e impor eleições indiretas e censitárias.
a constituição de 1824 regulamentava que o Imperador moderava as tensões sociais vindas da escravidão (poder moderador) e o parlamento cuidava das tensões econômicas e jurídicas (poderes legislativo e judiciário).
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A Ditadura Militar que se instituiu no Brasil, a partir de 1964, e vigorou até 1985, vivenciou nos seus 20 anos de governo:
uma forte oposição por parte de segmentos das camadas médias urbanas, especialmente dos setores católicos, que manifestaram sua insatisfação realizando caminhadas em várias capitais brasileiras com o lema "Pátria, Família e Propriedade".
fortes pressões de diversos grupos que passam a expressar, a partir do governo de Costa e Silva, seu descontentamento pela permanência dos militares no poder, dentre eles o do movimento estudantil, que realizou em junho de 1968 a passeata dos 100 Mil.
grandes mobilizações lideradas pelas Ligas Camponesas, isto porque, o homem do campo viu o projeto de reforma agrária, deixado pelos últimos governos populistas, não ser cumprido pelas novas forças políticas que haviam assumido o governo.
um grande apoio das elites brasileiras que, com medo de uma revolução Comunista, se unem aos segmentos mais pobres da sociedade e realizam ao longo desses anos, manifestações nacionalistas que exaltavam o patriotismo da sociedade através da utilização de slogans como "Ninguém segura este país".
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
"Somente no final do século XVII, quando se completava aproximadamente cem anos de presença lusitana na Amazônia, a metrópole portuguesa tentou promover a introdução de escravos africanos na região, por intermédio da Companhia de Comércio do Grão - Pará. Antes disso há apenas referências esparsas a respeito de provisões régias tratando do assunto, datadas de 1662 e 1680" [...]
"De acordo com Arthur César Reis, porém, os primeiros negros chegaram à Amazônia por intermédio dos ingleses, que nas últimas décadas do século XVI e na primeira do século XVII tentaram apossar-se do extremo norte do Brasil. [...] Entretanto, coube aos portugueses introduzilos em maior número Em 1665, a nomeação de um juiz de saúde para cuidar da proliferação de doenças, principalmente das epidemias de bexigas [...] era um indício do aumento do fluxo de escravos para a região".
(GOMES, Flávio dos Santos e QUEIROZ, Jonas Marçal. Em outras margens: escravidão africana, fronteiras e etnicidade na Amazônia. In PRIORE, Mary Del, GOMES, Flávio dos Santos. Senhores dos Rios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003, p.141).
A partir da leitura do documento acima e dos estudos historiográficos sobre escravidão africana é correto afirmar que:
na Amazônia, como em outras regiões brasileiras, temos a introdução da mão-de-obra africana como escrava desde os primórdios da colonização do Brasil, em 1530.
há informações de que a mão-de-obra africana chega à Amazônia no final do XVII, quando torna-se proibida a utilização da mão-de-obra indígena como escrava.
a presença de escravos africanos na Amazônia se registra, em maior número, a partir da segunda metade do XVII, trazidos principalmente pelos portugueses.
foi praticamente inexistente a presença de escravos, vindos da África para a Amazônia, até o final do século XVII.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A partir da interpretação de Caio Prado Júnior sobre o período joanino em nosso país, o regime colonial foi abolido:
desde o momento em que, no Brasil, o príncipe-regente D. João foi coroado rei, com o título de D. João VI, após sua mãe, D. Maria, ter sido declarada incapaz de governar por apresentar transtornos mentais.
em 1815, quando, após várias insurreições nativistas que desejavam a independência e, pressionado pela aristocracia do nordeste, eleva o Brasil a condição de Reino Unido a Portugal e Algarves.
com a instalação da monarquia portuguesa no Rio de Janeiro, seguida de medidas políticas e econômicas que transformaram a antiga colônia em sede do governo metropolitano.
quando, ao chegar ao Rio de Janeiro, rompe os laços do monopólio com a metrópole portuguesa ao abrir os portos brasileiros ao comércio com todas as nações européias, excetuando a Inglaterra.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O predomínio do café nas primeiras décadas republicanas se evidenciava:
por ser o café a principal fonte de divisas, o que era de grande importância para a economia do país e sua balança comercial.
por ser o único produto em que a burguesia paulista investia em todo o território estadual, o que lhe garantia comercializar, até os anos 30 do século XX, metade do café mundial.
porque empregava diretamente a maioria dos lavradores de duas regiões: nordeste e sudeste do país, pois se constituía no produto básico das referidas regiões devido nelas haver condições favoráveis, de clima e solo, para a sua plantação.
por ser o produto mais importante de S. Paulo, Estado que assume o controle político do país com o advento da república e investe na produção em larga escala, deste único produto.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O discurso acima, de um deputado do período Regencial brasileiro, refere-se à
revoltas sociais ocorridas nesse período, mais precisamente a Farroupilha, que representou um movimento social das camadas mais pobres da população dos pampas e a sua luta contra o autoritarismo da Regência.
várias revoluções ocorridas no período do Império brasileiro, dentre elas a Cabanagem, que inquietaram a aristocracia escravista, por ter nas suas lideranças grandes contingentes de escravos negros que aspiravam à abolição, e a necessidade de combatê-las, para colocar um fim na desordem que elas representavam.
anarquia representada pelas inúmeras revoltas ocorridas nesse período, como a Cabanagem, a Farroupilha, a Sabinada e a Balaiada e a necessidade de derrotá-las, de modo a consolidarem a monarquia e o princípio conservador, que norteava os princípios defendidos pelos regressistas.
necessidade de desenvolver uma política de conciliação em relação as revoltas desenvolvidas pelas camadas populares, ao longo de todo século XIX, de modo a impedir que o país entrasse em um caos anárquico que destruiria o Império brasileiro.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Essa intervenção do Estado Varguista se faz, no cenário brasileiro, principalmente por duas razões:
organizar o nascente movimento operário e assegurar os direitos trabalhistas a mulheres e crianças.
conter o avanço do movimento dos trabalhadores e criar mercado para setores da indústria nascente.
dissolver os sindicatos anarquistas existentes no movimento operário e organizar as caixas de pecúlio.
destituir os operários de alguns direitos trabalhistas conseguidos ao longo das primeiras décadas do XX e conter as greves nas indústrias têxteis.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre a formação social brasileira, é correto afirmar:
A constituição de uma sociedade mestiça no Brasil foi atenuada pelo fluxo imigratório europeu, de fins do século XIX e início do XX, fazendo com que o Brasil viesse a ser um país de população branca com minorias étnicas negras e índias.
A diversidade dos grupos formadores da sociedade brasileira, ao longo do período colonial, deixou de existir com a independência, dado o isolamento das nações indígenas e a extinção do tráfico negreiro, sendo ingressos no Brasil apenas brancos europeus.
A constituição da sociedade brasileira por diversos grupos formadores favoreceu a sua natureza multiétnica, ainda que de forma desigual: o Norte essencialmente índio e caboclo; o Sul Branco e europeizado; o Nordeste, Negro e africanizado.
A constituição de uma sociedade brasileira mestiça e multiétnica foi resultado das relações estabelecidas entre índios, africanos e brancos e, posteriormente, asiáticos, ao longo da história do Brasil.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre as frentes de expansão e estratégias de ocupação e defesa do território do atual Brasil, é correto dizer que:
a conquista e colonização portuguesa das terras baixas da América do Sul, atual Brasil, iniciouse pelo litoral atlântico, no sentido norte-sul, sendo Belém do Pará um dos primeiros núcleos coloniais fundados pelos portugueses.
a expansão da conquista e colonização portuguesa pelas terras baixas da América do Sul se fez de forma desigual e diferenciada, ao longo do período colonial, constituindo-se duas Américas Portuguesas: o Estado do Brasil e o Estado do Maranhão e Grão-Pará, depois Estado do Grão- Pará e Maranhão.
a necessidade de defesa do território, diante das investidas comerciais e militares de outras nações européias sobre as terras do atual Brasil, fez com que os conquistadores portugueses privilegiassem o estabelecimento de feitorias e fortins, no litoral atlântico brasileiro, ao invés de ocupação efetiva do mesmo.
a colonização portuguesa do Nordeste e Norte, do atual Brasil, incorporou aos domínios da Coroa portuguesa as colônias holandesas de Pernambuco e Bahia e a colônia francesa do Maranhão, uma vez que eram colonos de fé católica e dispostos a aceitar a condição de súditos de Portugal.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre o processo de construção de identidade nacional e formação da nação brasileira, é correto dizer que:
o sentimento de pertencimento à nacionalidade brasileira já estava dado desde o período colonial, quando tem início o processo de formação da sociedade nacional, daí a luta nativista e nacionalista dos luso-brasileiros contra os invasores holandeses, ou franceses, e a defesa do território brasileiro.
o sentimento de nacionalidade brasileira surgiu a partir da lutas de independência contra o domínio da metrópole portuguesa, nas primeiras décadas do século XIX, resultando na independência do Brasil e sua constituição autônoma como nação distinta de Portugal.
a construção da identidade nacional não surge, necessariamente, com a independência brasileira, em 7 de setembro de 1822, mas ao longo da primeira metade do século XIX, sendo a Guerra do Paraguai um momento importante de florescimento do sentimento de nacionalidade por parte dos brasileiros.
a construção da identidade nacional no Brasil, embora já constituído como nação desde as primeiras décadas do século XIX, somente foi possível a partir da década de 1960, durante o Regime Militar, com a exaltação da cultura nacional e rejeição dos valores europeus ou estrangeiros.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...