Questões de História do ano 2007

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A primeira Constituição do Brasil foi outorgada por D. Pedro I, em 1824. Nela estava clara a permanência de antigas estruturas do poder colonial, sobretudo a manutenção do paternalismo político e da escravidão. Esta manutenção estrutural surge no texto constitucional de 1824 porque:

  • A.

    a Constituição de 1824 criava um poder chamado Moderador, que impunha limites à ação absoluta do Imperador Pedro I, mediando suas vontades com a dos ricos senhores de engenho e do café.

  • B.

    havia no texto constitucional uma tensão entre a vontade de regulamentar, de forma moderna e liberal, o Estado Imperial e, simultaneamente, preservar a ordem à custa de impor a lei sem eleições ou parlamento.

  • C.

    o texto constitucional era moderno e liberal ao criar eleições e um parlamento (com deputados e senadores), mas era antigo ao preservar a escravidão africana e impor eleições indiretas e censitárias.

  • D.

    a constituição de 1824 regulamentava que o Imperador moderava as tensões sociais vindas da escravidão (poder moderador) e o parlamento cuidava das tensões econômicas e jurídicas (poderes legislativo e judiciário).

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A Ditadura Militar que se instituiu no Brasil, a partir de 1964, e vigorou até 1985, vivenciou nos seus 20 anos de governo:

  • A.

    uma forte oposição por parte de segmentos das camadas médias urbanas, especialmente dos setores católicos, que manifestaram sua insatisfação realizando caminhadas em várias capitais brasileiras com o lema "Pátria, Família e Propriedade".

  • B.

    fortes pressões de diversos grupos que passam a expressar, a partir do governo de Costa e Silva, seu descontentamento pela permanência dos militares no poder, dentre eles o do movimento estudantil, que realizou em junho de 1968 a passeata dos 100 Mil.

  • C.

    grandes mobilizações lideradas pelas Ligas Camponesas, isto porque, o homem do campo viu o projeto de reforma agrária, deixado pelos últimos governos populistas, não ser cumprido pelas novas forças políticas que haviam assumido o governo.

  • D.

    um grande apoio das elites brasileiras que, com medo de uma revolução Comunista, se unem aos segmentos mais pobres da sociedade e realizam ao longo desses anos, manifestações nacionalistas que exaltavam o patriotismo da sociedade através da utilização de slogans como "Ninguém segura este país".

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"Somente no final do século XVII, quando se completava aproximadamente cem anos de presença lusitana na Amazônia, a metrópole portuguesa tentou promover a introdução de escravos africanos na região, por intermédio da Companhia de Comércio do Grão - Pará. Antes disso há apenas referências esparsas a respeito de provisões régias tratando do assunto, datadas de 1662 e 1680" [...]

 "De acordo com Arthur César Reis, porém, os primeiros negros chegaram à Amazônia por intermédio dos ingleses, que nas últimas décadas do século XVI e na primeira do século XVII tentaram apossar-se do extremo norte do Brasil. [...] Entretanto, coube aos portugueses introduzilos em maior número Em 1665, a nomeação de um juiz de saúde para cuidar da proliferação de doenças, principalmente das epidemias de bexigas [...] era um indício do aumento do fluxo de escravos para a região".

(GOMES, Flávio dos Santos e QUEIROZ, Jonas Marçal. Em outras margens: escravidão africana, fronteiras e etnicidade na Amazônia. In PRIORE, Mary Del, GOMES, Flávio dos Santos. Senhores dos Rios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003, p.141).

A partir da leitura do documento acima e dos estudos historiográficos sobre escravidão africana é correto afirmar que:

  • A.

    na Amazônia, como em outras regiões brasileiras, temos a introdução da mão-de-obra africana como escrava desde os primórdios da colonização do Brasil, em 1530.

  • B.

    há informações de que a mão-de-obra africana chega à Amazônia no final do XVII, quando torna-se proibida a utilização da mão-de-obra indígena como escrava.

  • C.

    a presença de escravos africanos na Amazônia se registra, em maior número, a partir da segunda metade do XVII, trazidos principalmente pelos portugueses.

  • D.

    foi praticamente inexistente a presença de escravos, vindos da África para a Amazônia, até o final do século XVII.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A partir da interpretação de Caio Prado Júnior sobre o período joanino em nosso país, o regime colonial foi abolido:

  • A.

    desde o momento em que, no Brasil, o príncipe-regente D. João foi coroado rei, com o título de D. João VI, após sua mãe, D. Maria, ter sido declarada incapaz de governar por apresentar transtornos mentais.

  • B.

    em 1815, quando, após várias insurreições nativistas que desejavam a independência e, pressionado pela aristocracia do nordeste, eleva o Brasil a condição de Reino Unido a Portugal e Algarves.

  • C.

    com a instalação da monarquia portuguesa no Rio de Janeiro, seguida de medidas políticas e econômicas que transformaram a antiga colônia em sede do governo metropolitano.

  • D.

    quando, ao chegar ao Rio de Janeiro, rompe os laços do monopólio com a metrópole portuguesa ao abrir os portos brasileiros ao comércio com todas as nações européias, excetuando a Inglaterra.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O predomínio do café nas primeiras décadas republicanas se evidenciava:

  • A.

    por ser o café a principal fonte de divisas, o que era de grande importância para a economia do país e sua balança comercial.

  • B.

    por ser o único produto em que a burguesia paulista investia em todo o território estadual, o que lhe garantia comercializar, até os anos 30 do século XX, metade do café mundial.

  • C.

    porque empregava diretamente a maioria dos lavradores de duas regiões: nordeste e sudeste do país, pois se constituía no produto básico das referidas regiões devido nelas haver condições favoráveis, de clima e solo, para a sua plantação.

  • D.

    por ser o produto mais importante de S. Paulo, Estado que assume o controle político do país com o advento da república e investe na produção em larga escala, deste único produto.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O discurso acima, de um deputado do período Regencial brasileiro, refere-se à

  • A.

    revoltas sociais ocorridas nesse período, mais precisamente a Farroupilha, que representou um movimento social das camadas mais pobres da população dos pampas e a sua luta contra o autoritarismo da Regência.

  • B.

    várias revoluções ocorridas no período do Império brasileiro, dentre elas a Cabanagem, que inquietaram a aristocracia escravista, por ter nas suas lideranças grandes contingentes de escravos negros que aspiravam à abolição, e a necessidade de combatê-las, para colocar um fim na desordem que elas representavam.

  • C.

    anarquia representada pelas inúmeras revoltas ocorridas nesse período, como a Cabanagem, a Farroupilha, a Sabinada e a Balaiada e a necessidade de derrotá-las, de modo a consolidarem a monarquia e o princípio conservador, que norteava os princípios defendidos pelos regressistas.

  • D.

    necessidade de desenvolver uma política de conciliação em relação as revoltas desenvolvidas pelas camadas populares, ao longo de todo século XIX, de modo a impedir que o país entrasse em um caos anárquico que destruiria o Império brasileiro.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Essa intervenção do Estado Varguista se faz, no cenário brasileiro, principalmente por duas razões:

  • A.

    organizar o nascente movimento operário e assegurar os direitos trabalhistas a mulheres e crianças.

  • B.

    conter o avanço do movimento dos trabalhadores e criar mercado para setores da indústria nascente.

  • C.

    dissolver os sindicatos anarquistas existentes no movimento operário e organizar as caixas de pecúlio.

  • D.

    destituir os operários de alguns direitos trabalhistas conseguidos ao longo das primeiras décadas do XX e conter as greves nas indústrias têxteis.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre a formação social brasileira, é correto afirmar:

  • A.

    A constituição de uma sociedade mestiça no Brasil foi atenuada pelo fluxo imigratório europeu, de fins do século XIX e início do XX, fazendo com que o Brasil viesse a ser um país de população branca com minorias étnicas negras e índias.

  • B.

    A diversidade dos grupos formadores da sociedade brasileira, ao longo do período colonial, deixou de existir com a independência, dado o isolamento das nações indígenas e a extinção do tráfico negreiro, sendo ingressos no Brasil apenas brancos europeus.

  • C.

    A constituição da sociedade brasileira por diversos grupos formadores favoreceu a sua natureza multiétnica, ainda que de forma desigual: o Norte essencialmente índio e caboclo; o Sul Branco e europeizado; o Nordeste, Negro e africanizado.

  • D.

    A constituição de uma sociedade brasileira mestiça e multiétnica foi resultado das relações estabelecidas entre índios, africanos e brancos e, posteriormente, asiáticos, ao longo da história do Brasil.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre as frentes de expansão e estratégias de ocupação e defesa do território do atual Brasil, é correto dizer que:

  • A.

    a conquista e colonização portuguesa das terras baixas da América do Sul, atual Brasil, iniciouse pelo litoral atlântico, no sentido norte-sul, sendo Belém do Pará um dos primeiros núcleos coloniais fundados pelos portugueses.

  • B.

    a expansão da conquista e colonização portuguesa pelas terras baixas da América do Sul se fez de forma desigual e diferenciada, ao longo do período colonial, constituindo-se duas Américas Portuguesas: o Estado do Brasil e o Estado do Maranhão e Grão-Pará, depois Estado do Grão- Pará e Maranhão.

  • C.

    a necessidade de defesa do território, diante das investidas comerciais e militares de outras nações européias sobre as terras do atual Brasil, fez com que os conquistadores portugueses privilegiassem o estabelecimento de feitorias e fortins, no litoral atlântico brasileiro, ao invés de ocupação efetiva do mesmo.

  • D.

    a colonização portuguesa do Nordeste e Norte, do atual Brasil, incorporou aos domínios da Coroa portuguesa as colônias holandesas de Pernambuco e Bahia e a colônia francesa do Maranhão, uma vez que eram colonos de fé católica e dispostos a aceitar a condição de súditos de Portugal.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre o processo de construção de identidade nacional e formação da nação brasileira, é correto dizer que:

  • A.

    o sentimento de pertencimento à nacionalidade brasileira já estava dado desde o período colonial, quando tem início o processo de formação da sociedade nacional, daí a luta nativista e nacionalista dos luso-brasileiros contra os invasores holandeses, ou franceses, e a defesa do território brasileiro.

  • B.

    o sentimento de nacionalidade brasileira surgiu a partir da lutas de independência contra o domínio da metrópole portuguesa, nas primeiras décadas do século XIX, resultando na independência do Brasil e sua constituição autônoma como nação distinta de Portugal.

  • C.

    a construção da identidade nacional não surge, necessariamente, com a independência brasileira, em 7 de setembro de 1822, mas ao longo da primeira metade do século XIX, sendo a Guerra do Paraguai um momento importante de florescimento do sentimento de nacionalidade por parte dos brasileiros.

  • D.

    a construção da identidade nacional no Brasil, embora já constituído como nação desde as primeiras décadas do século XIX, somente foi possível a partir da década de 1960, durante o Regime Militar, com a exaltação da cultura nacional e rejeição dos valores europeus ou estrangeiros.

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