Lista completa de Questões de História do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A época do Baixo Império Romano (séculos III-V) havia sido considerada uma fase decadente, preâmbulo da obscura e turbulenta Idade Média. Esse conceito pejorativo tem sua origem no fato de, durante muito tempo, se ter avaliado o período segundo os padrões da época clássica romana. A partir do século III, o império, afetado por uma profunda crise que se agravaria progressivamente, sofreu uma série de mudanças e transformações que o debilitaram até causar sua derrocada. Tudo isso se refletiu na sociedade e na cultura da época.Um dos fatores externos da crise se encontra em:
As lutas internas da república facilitaram o processo de concentração de terras em mãos dos latifundiários e o emprego da escravidão em grande escala, prejudicando os pequenos proprietários;
O aumento das cargas tributárias que os camponeses livres tinham de suportar fez com que abandonassem as terras, provocando a desertificação do campo;
As cidades foram se povoando de pessoas sem terra, pacificadas pela distribuição de víveres públicos, e a divisão entre patrícios e plebeus foi perdendo importância;
Devido a sua grande extensão, era difícil defender as fronteiras do império.
Analise as proposições a respeito do Feudalismo colocando (V) para verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) A crise das estruturas herdadas da Antiguidade romana deu origem ao surgimento do sistema social e político hoje conhecido como feudalismo.
( ) O feudalismo foi o sistema de relações sociais e econômicas predominante em grande parte da Europa a partir do século XI.
( ) O estabelecimento do feudalismo foi um processo bastante lento, caracterizado pela tomada generalizada do poder territorial por parte dos senhores locais.
( ) Na metade do século XI e, principalmente, ao longo do século XII, tem início o processo de hierarquização dos vínculos feudais dentro dos reinos e principados territoriais.
( ) A igreja cristã, dividida entre a do Oriente (romana) e a do Ocidente ou ortodoxa (bizantina), foi também fortemente influenciada pelo feudalismo, e pode-se afirmar que foi seu agente promotor.
A sequência correta encontrada é:
V-V-V-V-V;
V-V-V-V-F;
V-V-F-V-F;
F-V-F-V-V.
Os historiadores geralmente referem-se à era dos descobrimentos como as explorações marítimas pioneiras realizadas por portugueses e espanhóis entre os séculos XV e XVI em outros continentes. No que se refere ao pioneirismo de Portugal nesse processo, podemos afirmar que:
a transição do país para uma economia capitalista foi um dos fatores que impulsionaram a expansão marítima portuguesa.
a pressão demográfica interna obrigou o governo português a empreender uma busca por novos territórios para sua população.
Portugal precisava de colônias para escoar o excesso de produção existente no país, daí o pioneirismo marítimo.
a unificação de Portugal como Estado nacional e os avanços técnicos obtidos pela Escola de Sagres impulsionaram o pioneirismo marítimo português.
a expansão marítima de Portugal esteve associada à necessidade de a burguesia portuguesa romper o estrangulamento de sua economia provocada por seus rivais espanhóis.
Considerando que as ideias mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata), quais características abaixo representam as práticas econômicas do mercantilismo?
Liberdade comercial, balança de comércio favorável e apoio à indústria.
Intervencionismo estatal, industrialismo e aumento das importações.
Proibição da prática da usura, incentivo à agricultura e ao colonialismo.
Incentivo à indústria metalúrgica, livre-cambismo e incentivo ao comércio.
Protecionismo alfandegário, balança de comércio favorável e colonialismo.
A Declaração da Independência dos Estados Unidos da América foi o documento no qual as Treze Colônias na América do Norte declararam sua independência do Reino Unido, bem como apresentaram as justificativas para ruptura com a metrópole inglesa. Como resultado dessa ruptura, pode-se afirmar:
O avanço do colonialismo espanhol sobre o norte do continente americano enfraqueceu o governo da coroa inglesa e permitiu a separação das Treze Colônias.
O governo britânico, devido a inúmeras guerras em que se envolveu, reforçou as exigências fiscais sobre o comércio colonial, o que levou os colonos à revolta.
As populações nativas, por meio de diversas alianças tribais, fizeram um levante contra o domínio inglês e deram início ao processo de independência dasTreze Colônias.
As Treze Colônias declararam sua independência, pois discordavam da política escravista do governo britânico.
Influenciados pelas ideias iluministas europeias, os colonos americanos romperam com o governo britânico por discordarem de sua forma de governo (a monarquia) e de sua religião oficial (o anglicanismo).
As Guerras Napoleônicas geraram numerosas mudanças no mapa da Europa. A Inglaterra, por sua vez, era a principal oponente da França. Tentando minar as forças do maior adversário, em 1806 Napoleão impôs o Bloqueio Continental. Com essa medida, Napoleão esperava:
sufocar a economia da Inglaterra para, posteriormente, derrotá-la militarmente.
permitir que produtos franceses chegassem ao mercado inglês.
fortalecer as revoltas nas colônias britânicas, impedindo que os produtos franceses chegassem a seu território.
acabar com a pirataria dos corsários ingleses, que impedia o comércio colonial francês.
defender o mercado francês dos produtos ingleses e permitir o desenvolvimento da indústria local.
Além das repercussões na Europa, a invasão napoleônica na península Ibérica teve importantes consequências na América colonial. Entre elas, é correto afirmar que:
a presença francesa na península fez com que as colônias espanholas, na América, se unissem em apoio à legítima monarquia espanhola.
a derrota da monarquia espanhola por Napoleão permitiu a fragmentação da América espanhola emdiversas monarquias.
a queda do rei espanhol contribuiu para o sucesso das lutas que conduziriam à independência das áreas colôniais espanholas naAmérica.
os franceses apoiaram a independência das colônias espanholas e, por isso, em todo o continente, do México à Argentina, os novos países adotaram o modelo republicano.
na América espanhola, as populações locais se dividiram, uma parte apoiando os franceses, a outra, o rei espanhol, disso resultando várias guerras civis no continente.
O modelo político adotado durante o Segundo Reinado (1840-1889) foi, por muitos historiadores, denominado de parlamentarismo às avessas. Ao usar o termo, os historiadores estão enfatizando que:
o Imperador escolhia o Presidente do Conselho de Ministros que, então, formava seu gabinete e depois recebia, ou não, a aprovação do parlamento , invertendo a ordem do parlamentarismo usado em países como a Inglaterra.
o Imperador definia a composição do parlamento, designando previamente o número de cadeiras para cada partido, e com isso, o Presidente do Conselho de Ministros já estaria definido antes das eleições.
o Imperador não tinha influência na escolha de representantes do poder executivo ou legislativo, tornando o modelo parlamentar brasileiro or iginal e diverso de out ros modelos parlamentares exercidos ao longo do século XIX.
a fraude eleitoral impedia que o modelo parlamentar fosse exercido no país de forma correta. Os resultados eram manipulados gerando gabinetes às avessas, ou seja, contrários à vontade da maioria.
o partido vencedor das eleições escolhia, entre os seus parlamentares, um representante para servir como Primeiro-Ministro e encarregado de formar o Conselho de Ministros, cabendo ao Imperador ratificar essa decisão do parlamento.
Em 1952, o rei Faruk I do Egito foi deposto por um grupo de militares denominado de Movimento dos Oficiais Livres, do qual emergiu rapidamente como liderança o futuro presidente da república egípcia Gamal Abdel Nasser. O governo de Nasser (1954-1970) transformou o Egito sob diversos aspectos. Assinale a alternativa que caracteriza corretamente o períodoemquestão.
O governo Nasser, surgindo em plena Guerra Fria, cedeu às pressões das potências estrangeiras, abrindo a economia egípcia aos produtos ocidentais.
O governo Nasser se alinhou ao bloco soviético e implementou uma revolucionária política industrial e agrária.
Dada a criação de Israel, alguns anos antes, Nasser levou o Egito a uma política de conciliação e aproximação com o Estado israelense.
Pressionado pela Irmandade Muçulmana, grupo fundamentalista religioso, Nasser adotou uma política nacional associada aos valores religiosos do islamismo.
O governo Nasser se notabilizou por uma política externa não alinhada a nenhuma das superpotências da Guerra Fria e, internamente, defendeu um nacionalismo laico.
Com o fim do Estado Novo, diversos partidos foram criados e uma nova constituição foi proclamada. Quais partidos participaram dos debates que levaram à assinatura da nova carta constitucional, em setembro de 1946?
União Democrática Nacional , Partido Republicano Paulista e Aliança Renovadora Nacional.
Partido Social Democrático, Partido Comunista do Brasil e PartidoTrabalhista Brasileiro.
Aliança Libertadora Nacional, Ação Integralista Brasileira e União Democrática Nacional.
Partido Agrário Nacional, Partido Libertador e Aliança Liberal.
Partido do Movimento Democrático Brasileiro, Partido de Representação Popular e Partido Trabalhista Brasileiro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...