Questões de História do ano 2012

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Com relação à história do Ceará, julgue os itens seguintes. No Ceará, o predomínio das oligarquias na política local teve fim com a Revolução de 1930.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à história do Ceará, julgue os itens seguintes. A introdução de bondes de tração animal, do telégrafo e da telefonia, bem como o calçamento e a canalização da água são ações que caracterizaram a modernização de Fortaleza no século XIX.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à história do Ceará, julgue os itens seguintes. A cidade de Fortaleza foi fundada no final do século XVIII, para conter a ação de piratas ingleses na costa cearense.

  • C. Certo
  • E. Errado

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana articulam que para conduzir suas ações, os sistemas de ensino, os estabelecimentos e os professores terão como referência, entre outros pertinentes às bases filosóficas e pedagógicas que assumem alguns princípios, sobre eles é correto o que se afirma em:

  • A.

    O Princípio da “CONSCIÊNCIA POLÍTICA E HISTÓRICA DA DIVERSIDADE” orientar para o desencadeamento de processo de afirmação de identidades, de historicidade negada ou distorcida.

  • B.

    O Princípio do “FORTALECIMENTO DE IDENTIDADES E DE DIREITOS” orienta o combate à privação e violação de direitos.

  • C.

    O Princípio do “FORTALECIMENTO DE IDENTIDADES E DE DIREITOS” deve conduzir ao conhecimento e à valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira.

  • D.

    O Princípio das “AÇÕES EDUCATIVAS DE COMBATE AO RACISMO E A DISCRIMINAÇÕES encaminha para à compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos.

Depois de ler o fragmento textual e consultar vários trabalhos que discutiam historicamente os conceitos relacionados à sexualidade, o professor demonstrou que o conceito de homofobia é contemporâneo ao de homossexualidade e afirmou – com base nos seus estudos históricos – que

  • A.

    muitos dos preconceitos contemporâneos relacionados à sexualidade foram construídos pela tradição judaico-cristã e pelas teorias cientificistas do século XIX, num momento posterior à civilização grega.

  • B.

    as investigações realizadas, na década de 1950, provaram que, entre os gregos antigos, a homossexualidade era uma prática permitida, desde que os praticantes fossem exclusivos dos seus parceiros.

  • C.

    o receio com práticas que pudessem prejudicar o crescimento da classe trabalhadora possibilitou, no contexto da Revolução Industrial, a invenção do conceito de homossexualidade e a condenação de relações sexuais desse tipo desenvolvidas no mundo grego antigo.

  • D.

    as pesquisas desenvolvidas, a partir da década de 1970, mostram que o conceito de homossexualidade foi inventado pelos europeus, no século XVI, para estimular a sexualidade com fins procriativos, diferentemente dos gregos que viam no sexo um espaço de prazer.

O estudo desse fenômeno histórico, constituído no medievo, pode atender à citada diretriz do ENEM, desde que o professor elabore atividades que levem os alunos a compreenderem

  • A.

    a posição adquirida pelos senhores feudais como resultante de uma hábil organização administrativa estatal.

  • B.

    o controle dos bellatores sobre a formulação de uma teoria trifuncional que os colocava no topo da sociedade feudal.

  • C.

    o amplo poder banal assumido pelos nobres, responsável pela peculiar soberania fragmentada sob o feudalismo.

  • D.

    a deliberada concessão de privilégios, outorgados pelos monarcas aos seus súditos mais capacitados.

A partir das reflexões contidas no fragmento e de informações históricas sobre a cultura árabe, é correto os alunos

  • A.

    analisarem a obra como uma narrativa homogeneizadora das pluralidades dos povos árabes e islâmicos, pois harmoniza diferenciações e cria um padrão moral único.

  • B.

    perceberem que a obra apresenta diferentes temas e estilos, pois é resultante de múltiplos contatos culturais estabelecidos pelos povos árabes e islâmicos.

  • C.

    compreenderem a obra como um texto literário que, seguindo a tradição muçulmana, valoriza a tradição oral e menospreza a tradição escrita.

  • D.

    identificarem na obra a reunião de várias fábulas que, mesmo sem valor histórico para o Ocidente, mantém o público atento pela argumentação fantasiosa e pela heterogeneidade dos personagens.

Após a leitura dos alunos, o professor mostrou que a tela Homem Vitruviano é um documento renascentista na medida em que

  • A.

    desvenda a incompatibilidade da arte humanista com os princípios das ciências naturais.

  • B.

    expõe a crença na centralidade do homem e enfatiza o poder absoluto da divindade.

  • C.

    revela traços da racionalidade matemática no estudo da anatomia humana.

  • D.

    demonstra a utilização de valores antropocêntricos herdados da escolástica.

Considerando o fragmento textual e os estudos sobre a colonização da América espanhola, os alunos identificaram corretamente que

  • A.

    a Igreja Católica considerava que os ameríndios praticavam uma religião falsa, a idolatria, que valorizava o culto às imagens vãs e sem fundamentos, inspiradas no politeísmo.

  • B.

    os ameríndios rejeitaram usar os símbolos cristãos, pois as suas imagens religiosas eram mais atrativas do que aquelas advindas da cristandade.

  • C.

    o catolicismo, na América hispânica, influenciado pelo tomismo, impediu práticas indígenas de conversão das imagens imateriais em objetos de culto.

  • D.

    o tomismo que inspirava a ação da Igreja Católica concebia que a adoração às imagens materiais é o maior dos pecados, porque priva Deus da reverência merecida e necessária.

O objetivo do docente era que, ao relacionarem as informações contidas na citada legislação com o contexto histórico estudado, os alunos seriam capazes de

  • A.

    reconhecer a relevância de instrumentos legais na materialização da estabilidade regencial.

  • B.

    compreender o papel exercido pela Guarda Nacional em defesa da libertação dos cativos.

  • C.

    identificar elementos que contribuíram para o fortalecimento do mandonismo local.

  • D.

    constatar uma alternativa possível para as liberdades individuais em detrimento das oligarquias.

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