Questões de História do ano 2012

Lista completa de Questões de História do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Caracteriza a relação da Igreja Católica com o projeto de expansão colonial português:

  • A.

    A Contra-Reforma, movimento de expansão da fé católica, acabou contribuindo para a colonização e penetração no denso território brasileiro.

  • B.

    Proteger as populações indígenas e africanas da exploração do trabalho compulsório.

  • C.

    Trabalhar evangelizando o novo mundo, impedido a exploração desenfreada dos recursos naturais e o uso do trabalho escravo.

  • D.

    A fundação de igrejas e conventos das mais diversas ordens religiosas que acabaram contribuindo para surgimento de algumas cidades, pois as missões católicas se concentravam nos núcleos urbanos, evitando arriscar-se no interior do país.

A Revolução Industrial redimensiona as práticas fabris, modificando não só o quanto se produzia, mas também como se produzia. Sobre as transformações no espaço da fábrica no século XIX, podemos afirmar corretamente:

  • A.

    Os trabalhadores, organizados em sindicatos, reivindicaram melhores condições de trabalho e, em meados do século XIX, já haviam reduzido a jornada de trabalho de dez para oito horas.

  • B.

    Os mecanismos de controle e disciplinarização dos trabalhadores foram criados visando o aumento da produtividade.

  • C.

    A mecanização proporcionou diminuição da jornada de trabalho e mais segurança nas fábricas.

  • D.

    Arejadas e bem iluminadas, as fábricas do século XIX eram modelo de qualidade e salubridade.

Às vésperas da primeira Guerra Mundial, eram aliados da Alemanha no bloco conhecido como “Tríplice Aliança”:

  • A.

    França e Inglaterra.

  • B.

    Rússia e Itália.

  • C.

    Inglaterra e Áustria-Hungria.

  • D.

    Itália e Áustria-Hungria.

O nacionalismo exacerbado e o desprezo às instituições democráticas caracterizam o Fascismo. É correto afirmar sobre esta ideologia:

  • A.

    Este pensamento se restringiu à Europa, em meados do século XIX.

  • B.

    Foi fruto dos pensamentos Iluministas e influenciou a Revolução Francesa.

  • C.

    Gestão participativa, ética, acesso, acolhimento e vínculo.

  • D.

    A ditadura fascista na Itália durou vinte e três anos e seu maior expoente foi Benito Mussolini.

Sobre os regimes autoritários na América Latina nas décadas de 1960 e 1970, é correto afirmar:

  • A.

    Foram movimentos isolados e restritos à política interna de alguns países como Argentina, Brasil e Chile.

  • B.

    Tiveram relação com a doutrina de segurança nacional, doutrina pacifista que inspirou o movimento hippie.

  • C.

    Não sofreram oposição da população e foram apoiados, principalmente, pela Igreja Católica.

  • D.

    Os regimes autoritários foram favorecidos por cursos oferecidos pelos EUA em centros como a Escola das Américas, na zona do canal do Panamá, que formou mais de trinta mil militares latino-americanos.

Com relação ao texto abaixo, assinale a opção INCORRETA.

“O desaparecimento da maior parte das culturas indígenas da América, de seus valores originais e modos de existência, representou a violência do conquistador sobre um continente inteiro”. (AQUINO e outros . In.: História das Sociedades Americanas. Livro Técnico, p. 51 )

  • A.

    As culturas indígenas a que se refere o autor, dizem respeito apenas aos apaches, comaches e sioux da América do Norte;

  • B.

    A violência de que trata o texto foi uma agressão física e cultural contra os índios da América;

  • C.

    Incas, Maias e Astecas são algumas dessas sociedades indígenas;

  • D.

    Os índios do Brasil encontram-se entre essas culturas citadas pelo texto.

  • A.

    a organização do trabalho era primitiva, de tal forma que não havia conflito social e transformação.

  • B.

    as formas de organização social não mudavam ao longo do tempo, e portanto não tinham história.

  • C.

    o trabalho especializado impedia que houvesse luta de classes, considerada o motor da história.

  • D.

    eram sociedades que não conheciam a escrita, e portanto não produziram documentos textuais.

  • E.

    poucos vestígios dessas sociedades foram preservados, impossibilitando a escrita da história da época.

  • A.

    a servidão basta para explicar na totalidade as relações de trabalho existentes no período medieval, sendo uma marca do período, da mesma forma que o trabalho assalariado no mundo contemporâneo e a escravidão na Antiguidade.

  • B.

    nos livros didáticos esses conceitos acabam conferindo uma lógica ao desenvolvimento histórico de toda a Europa, como se houvesse um mesmo “feudalismo” ou uma mesma “servidão” nos quatro cantos do continente.

  • C.

    nesse tipo de abordagem do feudalismo, senhores e camponeses não parecem grupos compactos e claramente definidos como realmente eram, e não há espaço para mostrar a arrogância dos senhores e a passividade dos camponeses.

  • D.

    dessa forma, torna-se impossível para o aluno apropriar-se dos principais objetivos do estudo da Idade Média, ou seja, a compreensão das origens da globalização e dos traços originais das nações europeias contemporâneas.

  • E.

    priorizar, no estudo do período medieval, as relações de trabalho entre senhores e camponeses pode fazer com que se deixe de lado um aspecto fundamental da história do período, a caracterização da Idade Média como “Idade das Trevas”.

  • A.

    teve um papel secundário nas sociedades da Antiguidade, sendo pouco discutida mesmo entre os especialistas.

  • B.

    a caracterização das relações de trabalho é pouco importante na compreensão das formas de organização social.

  • C.

    as formas de escravidão no presente são em muito diferentes da escravidão que havia na Antiguidade.

  • D.

    desde que o Brasil aboliu a escravidão, o tema tornou-se ultrapassado e afastado da realidade do aluno.

  • E.

    os temas só têm concretude quando relacionados às questões econômicas, o que não é o caso da escravidão antiga.

  • A.

    ao Gabão.

  • B.

    à Nigéria.

  • C.

    à Argélia.

  • D.

    à Líbia.

  • E.

    à Tunísia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...