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Caracteriza a relação da Igreja Católica com o projeto de expansão colonial português:
A Contra-Reforma, movimento de expansão da fé católica, acabou contribuindo para a colonização e penetração no denso território brasileiro.
Proteger as populações indígenas e africanas da exploração do trabalho compulsório.
Trabalhar evangelizando o novo mundo, impedido a exploração desenfreada dos recursos naturais e o uso do trabalho escravo.
A fundação de igrejas e conventos das mais diversas ordens religiosas que acabaram contribuindo para surgimento de algumas cidades, pois as missões católicas se concentravam nos núcleos urbanos, evitando arriscar-se no interior do país.
A Revolução Industrial redimensiona as práticas fabris, modificando não só o quanto se produzia, mas também como se produzia. Sobre as transformações no espaço da fábrica no século XIX, podemos afirmar corretamente:
Os trabalhadores, organizados em sindicatos, reivindicaram melhores condições de trabalho e, em meados do século XIX, já haviam reduzido a jornada de trabalho de dez para oito horas.
Os mecanismos de controle e disciplinarização dos trabalhadores foram criados visando o aumento da produtividade.
A mecanização proporcionou diminuição da jornada de trabalho e mais segurança nas fábricas.
Arejadas e bem iluminadas, as fábricas do século XIX eram modelo de qualidade e salubridade.
Às vésperas da primeira Guerra Mundial, eram aliados da Alemanha no bloco conhecido como Tríplice Aliança:
França e Inglaterra.
Rússia e Itália.
Inglaterra e Áustria-Hungria.
Itália e Áustria-Hungria.
O nacionalismo exacerbado e o desprezo às instituições democráticas caracterizam o Fascismo. É correto afirmar sobre esta ideologia:
Este pensamento se restringiu à Europa, em meados do século XIX.
Foi fruto dos pensamentos Iluministas e influenciou a Revolução Francesa.
Gestão participativa, ética, acesso, acolhimento e vínculo.
A ditadura fascista na Itália durou vinte e três anos e seu maior expoente foi Benito Mussolini.
Sobre os regimes autoritários na América Latina nas décadas de 1960 e 1970, é correto afirmar:
Foram movimentos isolados e restritos à política interna de alguns países como Argentina, Brasil e Chile.
Tiveram relação com a doutrina de segurança nacional, doutrina pacifista que inspirou o movimento hippie.
Não sofreram oposição da população e foram apoiados, principalmente, pela Igreja Católica.
Os regimes autoritários foram favorecidos por cursos oferecidos pelos EUA em centros como a Escola das Américas, na zona do canal do Panamá, que formou mais de trinta mil militares latino-americanos.
Com relação ao texto abaixo, assinale a opção INCORRETA.
O desaparecimento da maior parte das culturas indígenas da América, de seus valores originais e modos de existência, representou a violência do conquistador sobre um continente inteiro. (AQUINO e outros . In.: História das Sociedades Americanas. Livro Técnico, p. 51 )
As culturas indígenas a que se refere o autor, dizem respeito apenas aos apaches, comaches e sioux da América do Norte;
A violência de que trata o texto foi uma agressão física e cultural contra os índios da América;
Incas, Maias e Astecas são algumas dessas sociedades indígenas;
Os índios do Brasil encontram-se entre essas culturas citadas pelo texto.
História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
a organização do trabalho era primitiva, de tal forma que não havia conflito social e transformação.
as formas de organização social não mudavam ao longo do tempo, e portanto não tinham história.
o trabalho especializado impedia que houvesse luta de classes, considerada o motor da história.
eram sociedades que não conheciam a escrita, e portanto não produziram documentos textuais.
poucos vestígios dessas sociedades foram preservados, impossibilitando a escrita da história da época.
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a servidão basta para explicar na totalidade as relações de trabalho existentes no período medieval, sendo uma marca do período, da mesma forma que o trabalho assalariado no mundo contemporâneo e a escravidão na Antiguidade.
nos livros didáticos esses conceitos acabam conferindo uma lógica ao desenvolvimento histórico de toda a Europa, como se houvesse um mesmo feudalismo ou uma mesma servidão nos quatro cantos do continente.
nesse tipo de abordagem do feudalismo, senhores e camponeses não parecem grupos compactos e claramente definidos como realmente eram, e não há espaço para mostrar a arrogância dos senhores e a passividade dos camponeses.
dessa forma, torna-se impossível para o aluno apropriar-se dos principais objetivos do estudo da Idade Média, ou seja, a compreensão das origens da globalização e dos traços originais das nações europeias contemporâneas.
priorizar, no estudo do período medieval, as relações de trabalho entre senhores e camponeses pode fazer com que se deixe de lado um aspecto fundamental da história do período, a caracterização da Idade Média como Idade das Trevas.
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teve um papel secundário nas sociedades da Antiguidade, sendo pouco discutida mesmo entre os especialistas.
a caracterização das relações de trabalho é pouco importante na compreensão das formas de organização social.
as formas de escravidão no presente são em muito diferentes da escravidão que havia na Antiguidade.
desde que o Brasil aboliu a escravidão, o tema tornou-se ultrapassado e afastado da realidade do aluno.
os temas só têm concretude quando relacionados às questões econômicas, o que não é o caso da escravidão antiga.
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ao Gabão.
à Nigéria.
à Argélia.
à Líbia.
à Tunísia.
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