Questões de História do ano 2012

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Sobre a relação entre a ideia de revolução e o pensamento iluminista do século XVIII, pode-se afirmar que:

  • A.

    o iluminismo forneceu as bases teóricas para que a revolução social fosse concebida enquanto um processo cíclico, tal qual o movimento dos astros. Esta concepção esteve ligada à aplicação das leis naturais na compreensão e racionalização do mundo social.

  • B.

    ao questionarem, no campo das ideias políticas, o Antigo Regime, o poder da Igreja Católica, a sociedade estamental e o absolutismo monárquico, os iluministas forneceram argumentos para um projeto de amplas rupturas, tanto no campo político, quanto no campo social.

  • C.

    a ruptura com os dogmas religiosos possibilitou que os iluministas, valendo-se da razão, tomassem o controle do tempo enquanto categoria retórica de disputa política e rompessem com uma noção de processo histórico teleológico.

  • D.

    no iluminismo, a concepção de Filosofia da História possibilitou que novas maneiras de enxergar o mundo fossem enunciadas. Desta feita, sob um olhar mais filosófico e criativo, a valorização da tradição medieval clássica possibilitou a revolução social.

  • E.

    os pensadores envolvidos na produção Enciclopédia, procurando conciliar razão e fé, mantiveram o poder e a influência da religião católica na condução das revoluções nacionais ocorridas ao longo do século XVIII, na Europa.

Em 1990, Nelson Mandela foi libertado após 27 anos de prisão.Emseu primeiro discurso, o líder sul-africano apresenta seu projeto político para a África do Sul, que consistia em:

  • A.

    acabar com o apartheid e instaurar um governo democrático e plurirracial, conclamando também os brancos na tarefa de construir um novo país livre do preconceito racial.

  • B.

    segregar os brancos e instaurar a ditadura das massas negras, tendo como sistema econômico o socialismo africano.

  • C.

    pôr fim ao regime de apartheid por meio da luta armada e instaurar um governo baseado no projeto político do Congresso NacionalAfricano.

  • D.

    expulsar os brancos da África do Sul e instaurar um governo democrático baseado no Pan- Africanismo.

  • E.

    eleger-se presidente da república sul-africana com o apoio dos negros e permanecer no cargo até sua morte.

Dentre as reformas implantadas pela Frente Sandinista de Libertação Nacional após a revolução na Nicarágua, podem-se destacar:

  • A.

    o fim do salário mínimo, a concessão de subsídios aos agricultores e a intensificação das exportações agrárias, orientados pelaCEPAL.

  • B.

    a estatização de todas as propriedades da família Somoza, assim como dos bancos, a fim de criar uma economia mista, combinando empresas estatais e privadas.

  • C.

    a privatização da educação para que a população fosse alfabetizada e a privatização de todo sistema de saúde, orientados pelo FMI.

  • D.

    a transformação de casas luxuosas em hospitais para atender a população, reduzindo drasticamente o surto de tuberculose deste país.

  • E.

    o controle governamental das exportações de cacau, minério de ferro e banana, a fim de competir com outros países daAmérica Central.

O trecho citado refere-se ao período denominado como “Guerra-Fria”. O padrão único ao qual o autor refere-se pode ser caracterizado pelo:

  • A.

    enfrentamento entre o Capitalismo defendido pela Inglaterra, contra o Socialismo defendido pela República Popular da China.

  • B.

    papel exercido pela União Europeia frente aos conflitos políticos e militares no Oriente Médio causados pelas pretensões neocolonialistas norte-americanas.

  • C.

    choque ideológico entre os países europeus que desejavam manter suas posses coloniais na África e Ásia, e os movimentos de libertação e descolonização defensores do socialismo.

  • D.

    domínio geopolítico do bloco socialista do Hemisfério Sul do globo, e pelo domínio do Hemisfério Norte do globo pelo bloco capitalista.

  • E.

    confronto nas relações internacionais entre duas potências emergentes da Segunda Guerra Mundial, representantes de sistemas antagônicos – o capitalista dosEUAe o comunista da URSS.

Após a Segunda Guerra Mundial, sobretudo, em vários países da América Latina, a industrialização tornou-se sinônimo de desenvolvimento. Dentre as diversas estratégias que estes governos latino-americanos recorreram para industrializar seus países, destacam-se:

  • A.

    a busca de financiamentos estrangeiros a fim de estimular a diversificação da economia, a redução do papel do Estado na economia e o estabelecimento de políticas liberais, visando a atrair empresas européias contra o imperialismo norte-americano.

  • B.

    o planejamento econômico proposto pela CEPAL. A ampliação do papel do Estado na economia, a modernização da agricultura, privatizações em áreas estratégicas da economia e a busca de financiamentos do bloco socialista em retaliação ao imperialismo norte-americano.

  • C.

    o aumento da produção agrícola, a criação e o fortalecimento do mercado interno, a ampliação do papel do Estado na economia e a redução das importações de bens de consumo, tendo em vista estimular o consumo de produtos nacionais industrializados e reduzir o impacto da deterioração dos termos de troca.

  • D.

    a ampliação das importações de bens de capital, o estímulo à produção agrícola para consumo interno, a ampliação da exportação de bens primários e o planejamento econômico baseado nos modelos propostos pela CEPAL, a fim de ampliar a deterioração dos termos de troca.

  • E.

    a ampliação do papel do Estado na economia, a criação de empresas estatais, a busca do apoio de capitais privados estrangeiros e nacionais e o planejamento econômico, privilegiando áreas estratégicas que estimulassem o crescimento e o econômico do país através da diversificação da economia.

Quem desenvolveu a doutrina totalitária orbitando a extremadireita na Itália denominada “Fascismo”?

  • A.

    Giovanni Gentile

  • B.

    Adolf Hitler

  • C.

    Benito Mussolini

  • D.

    Ernest Renan

“A legislação de Sólon sobre a prostituição se apresenta, antes de mais nada, como uma medida de saúde pública, destinada em primeiro lugar a preservar a pureza da raça. Com efeito, foi para servir de derivativo aos ardores dos jovens, para proteger a castidade das mulheres livres e para garantir assim a descendência dos cidadãos que Sólon comprou jovens escravas e as instalou nas casas distribuídas pelos diferentes bairros da cidade”.

(SALLES, Catherine. Nos submundos da Antiguidade. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1987, p. 20).

Acerca das temáticas instigadas pelo texto, julgue os itens e assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    O fato de Sólon distribuir casas de prostituição, instaladas pelo Estado, em diversos bairros de Atenas demonstra que esta cidade soube organizar o seu espaço de tal forma que não houvesse critérios de diferenciação entre os seus habitantes.

  • B.

    A medida tomada pelo legislador ateniense demonstra, duma perspectiva mais ampla, uma preocupação com a cidade e a formação do cidadão.

  • C.

    Através do texto, pode-se compreender que a prostituição passa a ser controlada pelo Estado.

  • D.

    Se os homens gregos eram classificados por critérios de nascimento e riqueza, as mulheres, além desses critérios, eram submetidas a uma hierarquia baseada em atribuições sexuais.

  • E.

    A prostituição na antiguidade não esteve desligada das práticas religiosas, uma prova disso foram os cultos a Afrodite e o comércio sexual nos templos dedicados a esta deusa.

“De um lado, havia o caráter mágico dos reis, fato antropológico bem conhecido e perfeitamente atestado na Europa medieval. Com efeito, para ela os reis eram intermediários entre o mundo terreno e o mundo divino, desempenhavam o papel de propiciadores de fertilidade e saúde [...]. Acreditava-se que o toque das mãos de Waldemar I da Dinamarca (1154-1182) sobre recém-nascidos favorecesse o crescimento deles, da mesma forma que as sementes jogadas ao solo por ele teriam sua germinação estimulada [...]. Sabe-se que do século XII ao XVIII atribuiu-se ao toque dos reis da França e da Inglaterra o poder de curar escrófulas. Em 1527, os camponeses suecos ainda acreditam que os reis fossem responsáveis pelo clima. O inverso também era verdadeiro: as faltas do rei Anfortas provocaram a esterilidade dele e de seu país, até serem redimidos por Percival”.(FRANCO JÚNIOR, Hilário. O retorno de Artur: o imaginário da política e a política do imaginário no século XII. In: Os três dedos de Adão: ensaios de mitologia medieval. São Paulo: EDUSP, 2010, p. 174). Julgue os itens e, em seguida, assinale a alternativa que traz a sequencia correta:

I Os estudos envolvendo o imaginário e as representações políticas no ocidente medieval e moderno foram responsáveis não só por revelar as relações de poder que envolviam as esferas espirituais e seculares, como também possibilitaram novos campos de investigação e abordagem para a História Política.

II A imagem dos reis como figuras divinizadas foi facilitada pela postura do cristianismo medieval que via o próprio Cristo como o maior de todos os reis. Desse modo, asrepresentações dos reis se confundiam com as de Cristo, o que explica o papel simbólico das cerimônias de coroação/unção daqueles.

III O caráter divino atribuído aos reis medievais entrava em choque com a postura ideológica da Igreja Católica. Ao se posicionar como um Deus, os reis colocavam em xeque a principal ideologia que alicerça o catolicismo: o monoteísmo.

  • A.

    V-F-V.

  • B.

    V-V-F.

  • C.

    V-V-V

  • D.

    F-V-V.

  • E.

    V-F-F.

O texto a seguir foi retirado do romance A insustentável leveza do ser:

“Desde a Revolução Francesa, metade da Europa se intitulou de esquerda e a outra metade recebeu a classificação de direita. É praticamente impossível definir uma ou outra destas noções através dos princípios teóricos em que elas se apóiam. Não há nisso nada de surpreendente: os movimentos políticos não se baseiam em atitudes racionais, mas em representações, em imagens, em palavras, em arquétipos, cujo conjunto constitui esse ou aquele kitsch político”.

KUNDERA, Milan. A insustentável leveza do ser. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995, p. 259.

Sobre a Revolução Francesa e suas consequências para a política ocidental, julgue os itens e assinala a alternativa correta:

  • A.

    Encarada pela historiografia de viés marxista como a vitória da burguesia e do capitalismo sobre a nobreza e o feudalismo, a Revolução Francesa só recentemente foi revisitada e colocada como marco inicial do mundo contemporâneo.

  • B.

    As mudanças políticas decorrentes das disputas ideológicas travadas durante o conflito tiveram seus impactos restritos ao continente europeu, o que explica a pouca atenção dada pela historiografia brasileira ao movimento.

  • C.

    Inspiradas pelas ideias iluministas, as correntes político-ideológicas que se destacaram durante a Revolução – girondinos, jacobinos, planície –, viram com desconfiança a participação popular, optando por um governo classista e comandado por intelectuais.

  • D.

    No campo simbólico, os lideres revolucionários cuidaram de construir a imagem de uma nova França. Alguns exemplos disso foram as instituições de um novo calendário, nova bandeira, novo hino e novas leis para o país.

  • E.

    Sob o lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, os revolucionários franceses propunham a construção de uma nova sociedade sem que houvesse diferenças, de qualquer tipo, entre as camadas sociais.

“Não há dúvida que a acumulação de armamento, que atingiu proporções temíveis nos últimos cinco anos anteriores a 1914, em que a máquina inflexível que mobiliza as forças da morte não poderia mais ser esticada. Porém a Europa não foi à guerra devido à corrida armamentista como tal, mas devido à situação internacional que lançou as nações nessa competição”.

(HOBSBAWM, Eric J. A Era dos Impérios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, p. 427.)

Entre os fatores que teriam lançado os países europeus à Primeira Guerra Mundial, sugeridos pelo historiador, encontramos os seguintes, EXCETO:

  • A.

    Os vários revanchismos ocasionados pela assinatura do Tratado de Versalhes.

  • B.

    As disputas por colônias na África e na Ásia.

  • C.

    As rivalidades provocadas pelas guerras de unificação da Alemanha e da Itália.

  • D.

    Os conflitos diplomáticos decorrentes das manifestações favoráveis ao desmembramento do Império Austro-Húngaro.

  • E.

    A formação de alianças bélicas que visavam ajudar países envolvidos em conflitos contra inimigos comuns.

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