Questões de História do ano 2013

Lista completa de Questões de História do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No século XVIII, a fundação de missões jesuíticas espanholas, na margem esquerda do rio Guaporé, foi uma clara ameaça à soberania de Portugal nas bacias dos rios Guaporé, Mamoré e Madeira. Por isso, houve ações da metrópole portuguesa com o intuito de proteger o território na margem direita da Bacia do Guaporé, atual estado de Rondônia. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

O governo português construiu a fortaleza militar do Príncipe da Beira às margens do rio Guaporé, o que originou os primeiros núcleos colonizadores que se desenvolveram no século XIX nessa região.

  • C. Certo
  • E. Errado

No século XVIII, a fundação de missões jesuíticas espanholas, na margem esquerda do rio Guaporé, foi uma clara ameaça à soberania de Portugal nas bacias dos rios Guaporé, Mamoré e Madeira. Por isso, houve ações da metrópole portuguesa com o intuito de proteger o território na margem direita da Bacia do Guaporé, atual estado de Rondônia. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

No período em questão, houve a assinatura do Tratado de Petrópolis, no qual se definiram, em 1803, as fronteiras entre o Vice-reino do Peru e o Território do Guaporé.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que o período da ditadura militar foi marcado por alterações no processo de ocupação da Amazônia, julgue os itens seguintes, relativos a esse processo.

Nesse período, adotou-se uma política de reforma agrária com base na propriedade coletiva da terra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que o período da ditadura militar foi marcado por alterações no processo de ocupação da Amazônia, julgue os itens seguintes, relativos a esse processo.

Houve o desenvolvimento de projetos de colonização agrícola e de assentamentos rurais para migrantes nordestinos e sulistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, é correto afirmar que a história, como disciplina,

  • A.

    resgata a verdade acerca do passado.

  • B.

    inventa a cultura social.

  • C.

    constrói o futuro.

  • D.

    dá sentido ao passado das sociedades humanas.

  • E.

    determina as identidades dos indivíduos.

Ainda com relação ao texto apresentado, e considerando a História como disciplina, assinale a opção correta.

  • A.

    Com relação aos direitos humanos, a narrativa da História permite comprovar um desrespeito milenar.

  • B.

    Sobre o meio ambiente, a narrativa da História mostra a insensibilidade dos antepassados com relação à sua preservação.

  • C. Do ponto de vista dos regionalismos, a narrativa da História tem a capacidade de alimentar os separatismos.
  • D.

    Sobre a diversidade étnico-racial, a narrativa da História constitui a possibilidade de erradicar o racismo no presente.

  • E.

    No que se refere às questões de gênero, a narrativa da História deve explicar as origens da discriminação.

  • A.

    demonstra a necessidade de se privilegiarem as produções mais eruditas.

  • B.

    permite a aproximação às expressões culturais de uma época.

  • C.

    requer a análise sobretudo da letra.

  • D.

    exige cuidado para eliminar os elementos ficcionais.

  • E.

    provoca a dispersão dos alunos.

  • A.

    a memorização do conteúdo essencial para progredir na seriação da vida escolar.

  • B.

    a promoção de um ambiente lúdico e relaxado, sem cobranças.

  • C.

    a livre manifestação do saber do aluno por intermédio de instrumentos propostos por ele.

  • D.

    a verificação do rendimento e a eficiência do ensino de forma técnica e neutra.

  • E.

    a análise da capacidade de apreensão do que foi ensinado e das maneiras de ensinar.

Cada vez mais os professores de história entendem a necessidade de integrar o patrimônio histórico a suas aulas. Atualmente, já não é preciso que a escola se situe em uma região com monumentos e museus, pois as mídias e a Internet possibilitam o planejamento de aulas com imagens e documentários que são verdadeiros passeios ao passado.

Com base no texto acima, assinale a opção correta a respeito do ensino de história.

  • A.

    A projeção de um filme sobre um fato ou época histórica pode substituir uma aula a respeito desse assunto.

  • B.

    A visita a um museu histórico requer reflexão acerca da seleção e das maneiras de exibição do acervo.

  • C.

    A projeção de um documentário histórico é uma escolha mais acertada do que a de um filme de ficção, devido à veracidade do documentário.

  • D.

    A utilização de jogos eletrônicos ambientados historicamente deve ser evitada na medida em que eles distorcem a realidade do passado.

  • E.

    A visita a um monumento histórico garante, por si só, uma aula de história significativa.

Para a historiografia tradicional e institucionalista, essa compreensão do Estado, o qual se realizaria plenamente no século XIX, teria suas origens na Antiguidade. Com relação ao Egito, esses aspectos revelaram-se na

  • A.

    elaboração de um panteão divino capaz de reger a sociedade humana.

  • B.

    crença da superioridade racial dos egípcios frente aos núbios.

  • C.

    revolução religiosa promovida por Amenófis IV (Akhenaton).

  • D.

    organização clânica das comunidades camponesas (felás).

  • E.

    implementação de um sistema de irrigação que canalizava a água das cheias do Nilo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...