Lista completa de Questões de História do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No século XVIII, a fundação de missões jesuíticas espanholas, na margem esquerda do rio Guaporé, foi uma clara ameaça à soberania de Portugal nas bacias dos rios Guaporé, Mamoré e Madeira. Por isso, houve ações da metrópole portuguesa com o intuito de proteger o território na margem direita da Bacia do Guaporé, atual estado de Rondônia. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O governo português construiu a fortaleza militar do Príncipe da Beira às margens do rio Guaporé, o que originou os primeiros núcleos colonizadores que se desenvolveram no século XIX nessa região.
No século XVIII, a fundação de missões jesuíticas espanholas, na margem esquerda do rio Guaporé, foi uma clara ameaça à soberania de Portugal nas bacias dos rios Guaporé, Mamoré e Madeira. Por isso, houve ações da metrópole portuguesa com o intuito de proteger o território na margem direita da Bacia do Guaporé, atual estado de Rondônia. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
No período em questão, houve a assinatura do Tratado de Petrópolis, no qual se definiram, em 1803, as fronteiras entre o Vice-reino do Peru e o Território do Guaporé.
Tendo em vista que o período da ditadura militar foi marcado por alterações no processo de ocupação da Amazônia, julgue os itens seguintes, relativos a esse processo.
Nesse período, adotou-se uma política de reforma agrária com base na propriedade coletiva da terra.
Tendo em vista que o período da ditadura militar foi marcado por alterações no processo de ocupação da Amazônia, julgue os itens seguintes, relativos a esse processo.
Houve o desenvolvimento de projetos de colonização agrícola e de assentamentos rurais para migrantes nordestinos e sulistas.
Tendo o texto acima como referência inicial, é correto afirmar que a história, como disciplina,
resgata a verdade acerca do passado.
inventa a cultura social.
constrói o futuro.
dá sentido ao passado das sociedades humanas.
determina as identidades dos indivíduos.
Ainda com relação ao texto apresentado, e considerando a História como disciplina, assinale a opção correta.
Com relação aos direitos humanos, a narrativa da História permite comprovar um desrespeito milenar.
Sobre o meio ambiente, a narrativa da História mostra a insensibilidade dos antepassados com relação à sua preservação.
Sobre a diversidade étnico-racial, a narrativa da História constitui a possibilidade de erradicar o racismo no presente.
No que se refere às questões de gênero, a narrativa da História deve explicar as origens da discriminação.
demonstra a necessidade de se privilegiarem as produções mais eruditas.
permite a aproximação às expressões culturais de uma época.
requer a análise sobretudo da letra.
exige cuidado para eliminar os elementos ficcionais.
provoca a dispersão dos alunos.
a memorização do conteúdo essencial para progredir na seriação da vida escolar.
a promoção de um ambiente lúdico e relaxado, sem cobranças.
a livre manifestação do saber do aluno por intermédio de instrumentos propostos por ele.
a verificação do rendimento e a eficiência do ensino de forma técnica e neutra.
a análise da capacidade de apreensão do que foi ensinado e das maneiras de ensinar.
Cada vez mais os professores de história entendem a necessidade de integrar o patrimônio histórico a suas aulas. Atualmente, já não é preciso que a escola se situe em uma região com monumentos e museus, pois as mídias e a Internet possibilitam o planejamento de aulas com imagens e documentários que são verdadeiros passeios ao passado.
Com base no texto acima, assinale a opção correta a respeito do ensino de história.A projeção de um filme sobre um fato ou época histórica pode substituir uma aula a respeito desse assunto.
A visita a um museu histórico requer reflexão acerca da seleção e das maneiras de exibição do acervo.
A projeção de um documentário histórico é uma escolha mais acertada do que a de um filme de ficção, devido à veracidade do documentário.
A utilização de jogos eletrônicos ambientados historicamente deve ser evitada na medida em que eles distorcem a realidade do passado.
A visita a um monumento histórico garante, por si só, uma aula de história significativa.
Para a historiografia tradicional e institucionalista, essa compreensão do Estado, o qual se realizaria plenamente no século XIX, teria suas origens na Antiguidade. Com relação ao Egito, esses aspectos revelaram-se na
elaboração de um panteão divino capaz de reger a sociedade humana.
crença da superioridade racial dos egípcios frente aos núbios.
revolução religiosa promovida por Amenófis IV (Akhenaton).
organização clânica das comunidades camponesas (felás).
implementação de um sistema de irrigação que canalizava a água das cheias do Nilo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...