Lista completa de Questões de História do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O isolacionismo é um traço presente na política externa dos Estados Unidos da América (EUA) desde a independência do país. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Dado o isolacionismo pautar sua conduta, os EUA se retraíram após a Segunda Guerra Mundial e evitaram ter um papel de protagonista na política internacional.
Constitui exceção ao comportamento isolacionista dos EUA o fato desse país ter aceito a presidência da Liga das Nações, depois da Primeira Guerra Mundial.
A concepção de governo isolacionista dos EUA fundamenta sua atitude de não agir militarmente na América Latina e no Caribe durante o século XX.
A doutrina Monroe, em que os EUA repudiam à intervenção da Europa nas Américas, é exemplo do comportamento isolacionista dos EUA.
Os EUA invadiram o Canadá depois da Guerra Civil e mantiveram políticas hostis contra esse país em consonância com seu comportamento isolacionista.
A passagem do século XVIII para o século XIX foi acompanhada do que se denomina dupla revolução, a ocorrência concomitante de mudanças radicais no cenário político e da revolução industrial. Com base nessas informações, assinale a opção correta a respeito das mudanças políticas ocorridas nesse período.
A Revolução Americana caracteriza-se como conservadora, porque instituiu a escravidão e, consequentemente, a guerra civil.
A Inglaterra, com base no pensamento desenvolvido no Iluminismo, concedeu, de imediato, a independência aos EUA.
O poder político que se justificava na crença do direito divino dos monarcas passou a fundamentar-se, com a passagem do século XVIII para o XIX, na ideia de soberania popular.
Tanto a Revolução Americana quanto a Revolução Francesa tiveram influência restrita e não provocaram alterações em outras partes do mundo.
As mudanças ocorridas na França não foram tão radicais quanto as ocorridas nos EUA, devido ao fato de a Revolução Francesa não ter resultado na elaboração de uma constituição.
Com relação às críticas desenvolvidas ao capitalismo liberal ao longo do século XIX, assinale a opção correta.
Marx e Engels, ao proporem a ideia de socialismo utópico, postulam a reorganização da vida social em novas comunidades.
Conforme as concepções socialistas, o capitalismo introduziu a exploração de uma classe sobre outra, dado esse tipo de exploração não ocorrer em outros modos de produção.
Uma das preocupações dos socialistas era a crescente diferença econômica existente entre trabalhadores e capitalistas.
De acordo com o pensamento socialista, a divisão do trabalho é positiva por tornar o operário consciente de sua participação no processo produtivo.
Segundo Marx e Engels, o livre mercado deveria ser expandido, deixando os agentes econômicos agir irrestritamente.
Em relação ao cenário internacional após a Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.
Sucedeu-se a independência rápida e pacífica das colônias europeias na África e Ásia.
Ocorreram conflitos diretos e frequentes entre as duas superpotências, como a Guerra do Vietnã, em que se enfrentaram EUA e União Soviética.
Reorganizou-se o mundo em duas novas grandes alianças militares: OTAN, liderada pelos EUA, e Pacto de Varsóvia, liderado pela Alemanha.
Criou-se a Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo principal consistia em preservar a paz mundial.
Estabeleceu-se o Plano Marshall, tendo os EUA o papel de financiar a reconstrução econômica da União Soviética.
Ao final da década de 70 do século XX, em razão da recessão criada pela primeira crise do petróleo, em 1973, e acentuada pela segunda crise do petróleo, em 1979, ocorreu significativa inflexão política e econômica. Com relação às reações geradas por essas crises, assinale a opção correta.
A primeira-ministra da Grã-Bretanha Margaret Thatcher representou o ideário neoliberal ao combater sindicatos e ao privatizar empresas públicas.
A Grã-Bretanha declarou guerra contra a Argentina pelo controle das ilhas Malvinas, em conformidade com o ideário neoliberal que defendia.
Nos EUA, o governo Reagan tornou-se um representante do neoliberalismo, ao propor o conceito de estado máximo, segundo o qual a presença do estado de bem-estar cresceria em razão dos problemas econômicos da década.
No Brasil, investiu-se em programas energéticos alternativos e ocorreu, na década de 80 do século XX, o denominado milagre brasileiro, em que houve um período de grande prosperidade e crescimento econômico.
O bolivarianismo surgido ao final do ano de 1970 na Bolívia tornou-se uma corrente de forte influência sobre os países andinos da América do Sul, ao defender o desenvolvimento nacional autossustentável.
No que diz respeito à Primeira Guerra Mundial, assinale a opção correta.
Ao declararem a instauração da Primeira Guerra Mundial, os líderes das nações incitaram grandes insurreições populares.
O início súbito da Primeira Guerra Mundial surpreendeu as potências políticas e econômicas, pois havia décadas que pairava paz entre elas, que não detinham preparativos militares ou de planos de batalha.
O assassinato do príncipe herdeiro da Austria-Hungria por um jovem nacionalista sérvio foi o estopim que levou ao conflito.
Em respeito às convenções de Haia e de Genebra, firmadas no início do século XX, as populações civis foram protegidas contra a Primeira Guerra Mundial.
A Primeira Guerra Mundial resultou do fracasso de um sistema de alianças que impedia às potências políticas se alinharem umas às outras.
A respeito da Revolução Pernambucana de 1817, assinale a opção correta.
Preocupado em evitar ressentimentos futuros, o governo português agiu de maneira conciliatória, perdoando os líderes da Revolução Pernambucana de 1817.
A Revolução Pernambucana de 1817 foi um movimento de libertação colonial cujo objetivo era a libertação de parte do território Nordestino do domínio português.
O Ceará foi o principal polo revolucionário da Revolução Pernambucana de 1817, porque não era um estado emancipado, mas integrante da Capitania de Pernambuco.
A base da Revolução Pernambucana de 1817 era conservadora e autoritária e insurgiu-se contra as ideias modernizantes de Portugal.
A elite econômica pernambucana ressentia-se pelo fato de não receber a atenção da metrópole portuguesa, apesar de estar, no momento da Revolução Pernambucana de 1817, em fase de grande prosperidade.
Após a independência do Brasil, tornou-se necessária a criação de instituições próprias para o novo país, fato concretizado por meio da Constituição de 1824. Com relação a esse novo cenário político, assinale a opção correta.
A abdicação de D. Pedro I relaciona-se ao fato de ter-lhe sido imposta uma constituição da qual ele discordava.
Na Constituição de 1824, fundamentada nas ideias liberais de José Bonifácio, previa-se explicitamente a abolição da escravidão, fato que não se concretizou em face dos interesses das elites do Império.
O voto era livre e direto para todos os indivíduos do sexo masculino com idade superior a dezoito anos, conforme os princípios do Iluminismo.
Além dos três poderes Executivo, Legislativo e Judiciário criou-se um quarto poder, o Poder Moderador.
Em conformidade com a tradição portuguesa, foi criada uma única casa no Parlamento, a Câmara dos Deputados.
Assinale a opção correta acerca da Confederação do Equador.
A punição aos revoltosos derrotados na Confederação do Equador foi bastante dura, tendo sido enforcados e fuzilados diversos líderes.
Os revoltosos da Confederação do Equador defendiam a separação do Sul do Brasil e o restabelecimento do vínculo com Portugal.
A Confederação do Equador consistiu em um movimento de crítica à excessiva descentralização política iniciada por D. Pedro I e que acirrava as disputas locais.
As reivindicações que compunham a Confederação do Equador contrariavam as ideias nacionalistas, liberais e antiportuguesas que fundamentavam o pensamento de D. Pedro I.
Dos estados vizinhos a Pernambuco, Ceará foi o único que não aderiu à Confederação do Equador.
Acerca das revoltas provinciais ocorridas durante o período regencial, assinale a opção correta.
No Sul do país, a Guerra dos Farrapos foi encerrada mediante combates militares e concessões políticas e econômicas aos rebeldes.
A Cabanagem foi vencida por meio de negociações e acordos pacíficos que permitiram o fim do conflito sem a ocorrência de embates armados.
A Sabinada foi a principal revolta de escravos ocorrida na história do Brasil Imperial, abrangendo Pernambuco e Bahia.
A Cabanagem, um movimento popular liderado por trabalhadores e escravos, resultou na abolição da escravidão no Brasil.
Cabanagem e Guerra dos Cabanos dizem respeito ao mesmo movimento, que se estendeu do Norte ao Nordeste do Brasil ao longo da década de 30 do século XIX.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...