Questões de História do ano 2020

Lista completa de Questões de História do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Há muitas maneiras de explicar e sentir a passagem do tempo. A divisão do tempo que toma por base os ciclos da natureza recebe o nome de:

    A) tempo histórico;

    B) tempo sociológico;

    C) tempo cronológico;

    D) tempo linear;

    E) tempo paralelo.

A atividade nas grandes unidades produtoras voltadas para o mercado externo era repetitiva, cansativa e extremamente laboriosa e demandava a utilização de mão de obra compulsória. Nos grandes engenhos, os escravos rurais poderiam chegar a cem ou mais e os domésticos eram menos numerosos. Apesar das altas taxas de mortalidade entre os cativos, os escravizados jamais abriram mão de serem agentes de suas vidas. A respeito da prática da escravidão no Brasil, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Houve uma especificidade no modelo brasileiro de escravidão, que foi a brecha da alforria. As manumissões relacionavam-se ao bom comportamento, mas também à compra da liberdade pelo próprio escravo. Na colônia, permitia-se que este acumulasse um pecúlio, e não poucas vezes mulatos que exerciam funções especializadas podiam ter a esperança de ser livres. II. Os escravizados criaram laços de afeição entre si, associações religiosas e sociais e redes. Além do mais, eles reagiram a sua rotina de trabalhos forçados fazendo, quando podiam, pequenas e médias barganhas, negando-se a executar certas tarefas, ou apenas contrariando a vontade dos seus senhores. III. O quilombo, agrupamento de cativos fugidos, não era só um lugar transitório; significava uma alternativa concreta à ordem escravista e, por isso, tornou-se um problema para a sociedade colonial, que precisava combatê-lo. As autoridades logo proibiram a aglomeração de mais de seis escravos fora do trabalho.

    A) Todas estão corretas.

    B) Todas estão incorretas.

    C) Apenas I e II estão corretas.

    D) Apenas I e II estão incorretas.

    E) Apenas II e III estão corretas.

Martin Meredith (2017) afirmou que “A Bélgica encarava o Congo essencialmente como um bem valioso que só precisava de uma boa gestão. Desde o fim do Estado Livre do Congo, do rei Leopoldo, em 1908, os assuntos do Congo tinham sido controlados rigidamente de Bruxelas, por um pequeno grupo de gestão que representava uma aliança entre o governo, a Igreja Católica e empresas”. Sobre a região do Congo, durante o século XX, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Em essência, o governo providenciava a administração, a Igreja cuidava da educação e do bem-estar moral e as mineradoras produziam a receita para manter a empreitada. ( ) O Congo era um empreendimento lucrativo em virtude da profusão de cobre, diamantes e urânio, o que permitia que a Bélgica mantivesse um quadro de lei, ordem e desenvolvimento limitado à capital da região. ( ) Os missionários eram ativos na construção de escolas primárias e clínicas e as mineradoras, no leste do Congo, ofereciam a seus funcionários habitação, sistemas de previdência e formação técnica, na expectativa de que com educação rígida, liderança sábia e benefícios materiais suficientes, a população ficaria contente com o governo. ( ) Os congoleses foram encorajados a se formar como funcionários administrativos, médicos, advogados ou arquitetos, o que favoreceu a formação de uma elite negra que como comunidade privilegiada, tornou-se proprietária de terra e passou a ter o direito de cidadania belga.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V – V.

    B) V – F – F – V.

    C) F – V – V – F.

    D) V – F – V – F.

    E) F – F – F – F.

No século XVII a.C., um exército de hicsos do Levante cruzou o norte do Sinai em direção ao delta e conseguiu controlar todo o Baixo Egito, inclusive capturando Mênfis, a antiga capital. A respeito desse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Os hicsos eram um povo tecnologicamente avançado e tinham uma gama de armas superiores, que incluíam bigas puxadas a cavalo capazes de superar unidades de infantaria.

    B) Os governantes hicsos permaneceram no poder por mais de um século, deixando a linhagem de faraós do Egito confinada a um Estado residual com base em Tebas.

    C) Nesse período, estados e cidades vassalas eram autorizados a manter suas próprias administrações e governantes nativos, desde que fizessem juramentos de fidelidade e pagassem um tributo anual; além disso as tropas egípcias também ficavam estacionadas ao longo da costa.

    D) A partir da expulsão dos hicsos, que deu início ao Novo Império, os governantes do Egito passaram a usar exércitos recrutados, formados por cidadãos comuns em caráter provisório e reforçados por mercenários estrangeiros.

    E) O império deu início a uma grande era de prosperidade para Tebas, cujo patrono, Amon o oculto, fundiu-se com o grande deus Sol Rá e transformou-se em Amon-Rá.

Ás vésperas da Revolução de 1917 (fevereiro), o território russo havia passado por um inverno particularmente duro, com temperaturas muito abaixo de zero. Apesar das interdições, algumas greves ocorreram. O frio e a escassez exasperavam a população, especialmente os operários e suas mulheres, que, além das longas jornadas de trabalho, tinham que enfrentar filas intermináveis para tentar conseguir algumas poucas provisões. A respeito do contexto mencionado, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Livre da autocracia, a revolução russa vitoriosa teve que lidar com os seguintes desafios: dar um fim à guerra, atender às demandas dos camponeses; abastecer as cidades e lidar com as aspirações à autonomia das nações não russas.

    B) A questão da terra e sua partilha pelos camponeses foi organizada pelos socialistas-revolucionários, que constituíram comissões de estudo e remetiam à Assembleia Constituinte para a imediata aprovação. Essa medida foi fundamental para garantir a relativa calma nas áreas rurais.

    C) Desde fevereiro de 1917, foi instaurado o racionamento e, ao longo do ano, as rações alimentares foram reduzidas em proporção inversa aos preços. Escassez e inflação passaram a ser os problemas dos pobres e trabalhadores das cidades.

    D) Para se defender da prática dos locautes, os trabalhadores criaram comitês de empresa ou de fábrica, uma forma de organização autônoma em relação aos sovietes, com o objetivo de controlar a produção.

    E) Os nativos não russos passaram a reivindicar o direito ao uso da língua nativa nas escolas e tribunais, a moeda própria, a necessidade de organizar unidades militares nacionais e o direito à independência, o que contribuiu para a desintegração do poder em curso desde a queda dos Romanov.

A Reforma foi colocada em movimento no início do século XVI, quando Martinho Lutero afixou suas 95 teses às portas da Igreja do Castelo da cidade, e logo se espalhou pela Europa e outros continentes. No entanto, apesar de ter sensibilizado muitos, muitas de suas propostas chocaram com práticas multisseculares, cujas raízes estavam presas na consciência religiosa das pessoas, como os rituais e missas e o culto aos santos. A respeito das implicações da Reforma e do conflito entre a Igreja tradicional e o movimento de reforma, assinale a alternativa correta.

    A) O Santo Ofício passou a designar seus tribunais à condenação de sábios, cujas ideias eram consideradas ameaçadoras ao poder multissecular da Igreja sobre a produção e circulação de conhecimento, alterando a preferência dos alvos, que eram as pessoas consideradas feiticeiras.

    B) A força da Igreja, acumulada durante séculos, fazia dela a principal, senão a única, instituição para onde acorriam as poucas pessoas que desejavam e tinham condições de obter alguma espécie de formação intelectual, o que garantiu que o privilégio do conhecimento dessa instituição não fosse ameaçado.

    C) O movimento de laicização do conhecimento significou que os livros das impenetráveis bibliotecas conventuais se abriram à curiosidade e à crítica de uma população sedenta de saber.

    D) O culto aos santos de devoção, as peregrinações e procissões, os rituais das missas foram abandonados pelos fiéis, a partir da adoção de mecanismos de introspecção e regeneração interior propostos pelos reformistas.

    E) A Reforma foi um movimento essencialmente religioso, com consequências apenas na vida social e religiosa das pessoas, visto que o objetivo era propor novos modos de se comportar em relação ao metafísico.

As explicações para os fatores que permitiram a extensão e consolidação dos britânicos do território da Índia estão relacionadas às cuidadosas alianças feitas ao longo de décadas e também à uma bem-sucedida estratégia de explorar as divisões e fragilidades dos regentes indianos. Qual das alternativas abaixo NÃO apresenta um dos fatores de dominação britânica na Índia?

    A) Os franceses, rivais europeus mais próximos, foram desarticulados desde meados do século XVIII com as decisões políticas de contenção em Paris.

    B) Os regentes indianos antibritânicos, tais como Haider Ali e Tipu Sultan não conseguiram assegurar amplas coalizões contra os longos conflitos com britânicos que fizeram uso de alianças com regentes locais.

    C) A conquista da Índia despertava grande interesse do público britânico, por isso houve uma grande campanha nacional para o engrandecimento imperial e as batalhas na Índia geraram muitos custos para o contribuinte britânico.

    D) Houve uma significativa prosperidade da Companhia Britânica das Índias Orientais nos negócios advindos principalmente dos tributos recolhidos nas regiões de Madras, Bombaim e Bengala – os lucros com as vendas de têxteis de algodão atraíram jovens britânicos para servir junto a companhia.

    E) Nenhuma das alternativas anteriores.

No início do século XX (1904), ocorreu no Rio de Janeiro uma revolta popular contra medidas que visavam erradicar a febre amarela. A população pobre, principalmente, reagia à vacinação obrigatória contra a varíola. Da parte da República, a questão era mencionada de forma objetiva: era necessário priorizar a saúde, tema que era parte da agenda intelectual e política brasileira desde fins do século XIX. Os intelectuais estavam atentos à forte incidência de moléstias tropicais e outras doenças da cidade e do meio rural. A respeito desse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Apesar de questionáveis as teorias elaboradas ao longo do século XIX por profissionais brasileiros como Nina Rodrigues, o país sofria com uma série de epidemias e nas estatísticas médicas a lista de moléstias contagiosas era enorme.

    B) As patologias do Brasil atingiam a todos, eram consideradas um problema emergencial e os grandes alvos das expedições higienistas eram os moradores do centro das cidades, proprietários de escravos e grandes comerciantes, que desejavam prevenir os males.

    C) A manifestação contra a operação liderada pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz foi resultado da má informação. A incompreensão provocou a quebra de meios de transportes, a depredação de edifícios e ataques a agentes higienistas. O governo reagiu com violência e decretou estado de sítio.

    D) Naquele contexto, a mestiçagem era considerada um grande mal, visto que, de acordo com o darwinismo racial e a antropologia criminal de Cesare Lombroso, os mestiços eram passíveis de todo o tipo de degeneração hereditária: eles estariam mais propensos à criminalidade, à loucura e outros estigmas.

    E) O cenário das epidemias da cólera, febre amarela, varíola e peste bubônica era agravado pelo predomínio de habitações populares que eram chamadas de choças. Eram feitas de barro, o habitat natural para o inseto barbeiro, transmissor da doença de Chagas.

Na época da conquista espanhola, no final do século XV, a cidade do México englobava Tenochtitlán e Tlatelolco. A última fora incorporada à primeira e submetida a um governador, além de ter perdido sua individualidade. A respeito da estrutura social mexicana durante sua migração e na época da sua chegada ao vale central, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A estrutura social da tribo mexicana, durante sua migração e chegada ao vale central permaneceu bastante simples e essencialmente igualitária. Camponeses-soldados, os mexica, às vezes se fixavam durante vários anos nas regiões férteis, guerreavam para conquistar uma passagem ou apossar-se de terras cultiváveis e prosseguiam sua marcha carregando poucos bens. ( ) Antes do século XVI, cada chefe de família era guerreiro e agricultor ao mesmo tempo, além de participar das conferências que definiam questões importantes. O nível de vida era o de igualdade na pobreza e apenas os sacerdotes de Uitzilopochtli acumulavam suas funções sacerdotais com uma espécie de comando militar e de autoridade geral, que constituíam o embrião de uma classe dirigente. ( ) A partir do início do século XVI, a democracia tribal asteca foi substituída por uma monarquia aristocrática e imperialista em virtude de um processo de hierarquização e complexificação desta sociedade. Funções distintas passaram a ser exercidas por diferentes categorias da população.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) F – F – F

    B) V – V – F.

    C) F – F – V.

    D) F – V – V.

    E) V – V – V.

Novembro de 2019 marca a passagem dos 30 anos da queda do Muro de Berlim, que durante 28 anos separou a histórica capital germânica em duas até a reunificação da Alemanha Ocidental (República Federal da Alemanha) e da Alemanha Oriental (República Democrática Alemã) em um só país. O muro ficou conhecido como:

    A) Barreira do Colapso.

    B) Muralha dos mortos.

    C) Muro da discórdia.

    D) Muro da vergonha.

    E) Passagem de ferro.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...