Questões de História do ano 2020

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Qual dos países abaixo NÃO está localizado no continente asiático?

    A) Iraque.

    B) Honduras.

    C) Omã.

    D) Iêmen.

    E) Síria.

Quando o território da América foi invadido pela primeira vez pelos espanhóis, era densamente povoado. No entanto, a distribuição da população era desigual, pois a maior parte dos habitantes se concentrava na Mesoamérica e nos Andes centrais. Nesses locais as sociedades americanas nativas haviam atingido altos níveis de organização econômica, social, política e cultural. Uma das muitas consequências do encontro entre invasores e invadidos foi o declínio da população nativa. A respeito dessa temática, assinale a alternativa correta.

    A) A proporção do declínio da população a partir da invasão dos espanhóis foi a mesma nas terras mais abaixo ao longo do golfo, nas costas do Pacífico e nas montanhas.

    B) Entre os morticínios de guerra, deve-se incluir aqueles que resultaram de conflitos entre os próprios nativos. Índios rebeldes e nômades fizeram guerra contra os assentamentos dos que já haviam sido colonizados.

    C) O colapso populacional pode ser explicado pela violência que os conquistadores infligiram à população nativa exclusivamente pela guerra, que provocou uma devastação de longo prazo da população.

    D) Apesar dos espanhóis confiscarem com frequência as reservas de alimentos dos nativos, essa opressão foi facilmente compensada pela organização produtiva que existia nas cidades pré-colombianas.

    E) A mobilização dos índios para o transporte de armas ou bagagens, serem auxiliares de lutas ou para a realização de trabalhos forçados custou aos nativos mais o potencial reprodutivo do que a capacidade de trabalho.

A respeito das revoluções que ocorreram na Rússia entre 1917 e 1921, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As revoluções ocorreram numa sociedade condicionada por um império multissecular, opressor, violento, e pela violência exercida contra sua própria gente – os russos. As nações não russas estavam submetidas à dupla dominação da Rússia e de suas elites. A liberdade de expressão era mínima (ou não existente) e não existiam instituições democráticas ou de qualquer natureza que pudessem oferecer um contraste ou oposição à autocracia. ( ) Tratava-se de uma sociedade agrária marcada por um nível de produtividade geral muito baixo, se comparado com o das demais nações europeias, e pela existência de amplas maiorias iletradas ou subletradas. ( ) A Primeira Guerra Mundial desagregou o sistema de três séculos, que foi derrubado por uma segunda revolução em fevereiro de 1917. Ao cair a autocracia, numa sociedade sem instituições intermediárias, irrompeu um processo de múltiplos poderes. As demandas sociais historicamente represadas e radicalizadas pelos anos de guerra despontaram com vigor, assustando as elites locais e até revolucionários experientes. ( ) Movimentos sociais convergiram objetivamente em luta por seus interesses: camponeses, soldados, operários e nações não russas foram os quatro vetores de um processo explosivo. Reclamavam terra, paz, pão e independência nacional. A revolução de outubro de 1917, liderada pelos bolcheviques, assumiu essas reivindicações e a elas conferiu consagração jurídica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) F – V – V – F.

    B) F – F – V – F.

    C) V – F – F – F.

    D) V – F – F – V.

    E) V – V – V – V.

O imperador D. Pedro I deu clara demonstração de seu poder e dos burocratas e comerciantes (em sua maioria portugueses) que faziam parte de seu círculo íntimo ao dissolver a constituinte e outorgar a Constituição de 1824. A respeito do tema, assinale a alternativa correta.

    A) Em Pernambuco, a propagação das ideias republicanas, antiportuguesas e federativas ganharam ímpeto com a presença de Cipriano Barata no Recife, que acabara de retornar da Europa, onde representara a Bahia nas Cortes.

    B) A revolta que ficou conhecida como Confederação do Equador ocorreu sob a liderança de Frei Caneca, que combatia a monarquia centralizada, com o apoio de estrangeiros que estavam interessados em negócios na região.

    C) A Confederação do Equador deveria reunir sob a forma federativa e monárquica, além de Pernambuco, as províncias da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e, possivelmente, o Piauí e Pará.

    D) A Confederação do Equador resistiu por cinco anos, quando foi derrotada pelas tropas do governo.

    E) A Confederação do Equador foi um levante liderado por proprietários rurais e comerciantes, assim como a Revolução de 1817.

Em 1915, _________________, um meteorologista alemão que estava se recuperando de ferimentos sofridos na Primeira Guerra Mundial, escreveu um livro sobre a fragmentação e _________________. Nele, apresentou as similaridades marcantes entre as rochas, as estruturas geológicas e os fósseis dos lados opostos do Atlântico. Nos anos seguintes, ele postulou uma teoria de um _____________, que denominou de __________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

    A) Robert Dietz – separação da crosta – rifteamento – Dorsal Mesoatlântica

    B) Eduard Hess – deriva dos continentes – subcontinente – Gondwana

    C) Alfred Wegener – tectônica de placas – subcontinente – Deriva dos Continentes

    D) Alfred Wegener – deriva dos continentes – supercontinente – Pangeia

Em outubro de 1962, depois de uma série de testes nucleares realizados por Estados Unidos e União Soviética, o presidente americano John F. Kennedy recebeu um relatório do serviço de inteligência assinalando que, em setembro daquele ano, uma aeronave de reconhecimento americana tinha fotografado atividade de construção em uma parte remota de Cuba, indicando, em relatórios posteriores, a presença de mísseis de médio alcance em posição, capazes de carregar ogivas nucleares por mais de 1.600 quilômetros, sendo que Washington estava a apenas 1.760 quilômetros da capital cubana. Sobre o referido contexto, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Em vários campos de pouso cubanos foram identificados bombardeiros soviéticos capazes de carregar bombas nucleares. Em outros locais era possível verificar a preparação de áreas para receber mísseis de longo alcance.

    B) Após tomar conhecimento da instalação dos mísseis em Cuba, Kennedy queria total eliminação dos pontos de lançamento de mísseis antes que pudessem ser postos em operação.

    C) Apesar de terem sido apresentadas, por seus conselheiros militares, opções de invasão americana de Cuba ou bombardeio dos pontos de lançamento de mísseis, Kennedy optou pelo bloqueio naval a Cuba com o objetivo de evitar o uso dos mísseis contra qualquer outro país e assegurar sua retirada ou eliminação do hemisfério ocidental.

    D) O serviço de inteligência americano mostrou que mais de 25 navios soviéticos, ou fretados pelos soviéticos, estavam a caminho de Cuba, provavelmente com equipamentos para tornar operacionais as bases de mísseis.

    E) Em que pese o bloqueio tenha surtido efeito e, em 21 de novembro de 1962, o presidente soviético Nikita Khrushchev tenha concordado em retirar os mísseis do território cubano, com a garantia de manutenção do espaço territorial da Cuba comunista, o bloqueio americano cessou apenas um ano após a efetiva retirada soviética.

As explicações para a ocorrência do Golpe Militar de 1964 são elaboradas a partir da perspectiva historiográfica. Qual das alternativas a seguir apresenta uma explicação de cunho marxista para a ocorrência desse evento?

    A) O Golpe de 1964 foi fundamentalmente o resultado do emperramento do sistema político, ao invés de uma reação a iniciativas governamentais: o golpe militar resultou mais da imobilidade do Governo Goulart do que de qualquer política coerente por este patrocinada e executada.

    B) O Golpe pode ser explicado a partir da reconstituição linear e cronológica da história brasileira desde Getúlio Vargas, que indica que a destituição de Goulart, apesar do forte apoio dos civis, foi primeiro e, sobretudo, uma operação militar, benfeitora patriarcal de toda a sociedade do país.

    C) Além da ação ideológica coordenada pelo Instituto de Pesquisa de Estudos Sociais e Instituto Brasileiro de ação democrática, foi necessário construir uma rede de apoio dentro das Forças Armadas: a partir de uma atmosfera de inquietação política, conseguiram coordenar diversos grupos militares de forma a proporcionar o raciocínio estratégico para o Golpe de 1964.

    D) As razões imediatas do Golpe de 1964 derivaram da inabilidade de Goulart em reequilibrar o sistema político, pois até o evento teria havido no Brasil um padrão de relacionamento entre os militares e os civis caracterizado como moderador; no entanto, os militares se sentiram diretamente ameaçados em função da falta de disciplina e hierarquia, suposto passo inicial para a suposta dissolução das Forças Armadas.

    E) Nenhuma das anteriores.

Sobre a relação entre História e memória, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) História e memória nascem de uma mesma preocupação e partilham o mesmo objeto: a compreensão da história do futuro. ( ) A História é um relato, uma escrita do passado segundo as modalidades e as regras de um ofício que tenta responder a questões suscitadas pela memória e a História nasce desta ao colocar o passado à distância, ao considerá-lo como um passado em si. ( ) A História nasce da memória, uma das suas dimensões, e posteriormente adota uma postura autorreflexiva, transformando a memória num dos seus objetos. ( ) A memória é eminentemente objetiva, pois fica ancorada aos fatos a que assistimos, dos quais fomos testemunhas, ou mesmo atores, e às impressões que deixaram no nosso espírito. Portanto, a memória é quantitativa, singular e pouco preocupada com comparações, contextualizações e generalizações.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V – F.

    B) V – F – F – V.

    C) F – V – V – F.

    D) F – V – F – F.

    E) F – F – V – V.

Sobre a história da África, mais especificamente acerca da ocupação do Egito pelo Reino Unido, Martin Meredith assevera que “a ocupação do Egito pelo Reino Unido, inicialmente destinada a ser um empreendimento de curto prazo, logo se transformou em uma presença permanente” (O destino da África. Cinco mil anos de riquezas, ganância e desafios. Rio de Janeiro: Zaahar, 2017). Em relação ao período de ocupação egípcia pelo Reino Unido, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Por um período de mais de sessenta anos, o Egito ficou sob uma sucessão de procônsules britânicos com o poder de intervir como quisessem, apoiados por uma guarda britânica local.

    B) Em uma declaração unilateral datada de 1922, o Reino Unido acabou com o regime de protetorado e concedeu ao Egito uma forma modificada de independência, reservando para si, tão somente, o controle de duas áreas principais: a segurança das comunicações imperiais egípcias, incluindo o canal de Suez, e a defesa do Egito contra toda agressão externa, envolvendo o controle do exército egípcio.

    C) O domínio britânico despertou crescente ressentimento entre a elite de classe média egípcia.

    D) Diante de uma série de turbações antibritânicas, o governo britânico acabou por aceitar as exigências egípcias de independência, mas manteve certos poderes que foram considerados essenciais para proteger os interesses britânicos.

    E) Oficialmente, o Egito permaneceu um Estado autônomo governado pela dinastia de Muhammed Ali, devendo lealdade às autoridades otomanas em Istambul.

A partir da instalação do Estado Novo (1937), desapareceu a representação via Congresso e foi reforçada aquela dos órgãos técnicos. Sob o aspecto socioeconômico, representou uma aliança da burocracia civil e militar e da burguesia, que tinham como objetivo promover a industrialização do país sem abalos sociais. A respeito desse período, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.

    A) O crescente interesse do governo Vargas em promover a industrialização do país refletiu-se no campo educacional, pois embora o ministro Capanema tenha promovido uma reforma do ensino secundário, sua maior preocupação se concentrou em organizar o ensino industrial.

    B) As forças armadas tiveram papel secundário durante o Estado Novo, visto que Getúlio privilegiava o círculo formado por amigos íntimos, elementos da Casa Civil e ministro de Estado, em que as relações de confiança eram valorizadas.

    C) O regime de 1937 dirigiu-se apenas aos trabalhadores na construção de sua imagem como protetor, que ganhou forma pelo recurso a várias cerimônias e ao emprego intensivo dos meios de comunicação.

    D) O serviço público ajustou-se à novidade dos concursos, que tinham o objetivo de reformular a administração pública, transformando-a em um agente de modernização por meio da vinculação entre a elite burocrática e a política partidária.

    E) Nenhuma das anteriores.

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