Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas eleições de 2002 para Presidente da República, a chapa do Partido dos Trabalhadores era formada por:
Presidente- Luiz Inácio Lula da Silva- Vice –José de Alencar.
Presidente- Luiz Inácio Lula da Silva- Vice- José Sarney
Presidente – Luiz Inácio Lula da Silva - Vice – José Dirceu.
Presidente- Luiz Inácio Lula da Silva- Vice – Rita Camacho.
Presidente – Luiz Inácio Lula da Silva - Vice - Aluízio Mercadante
Em 1549, o rei de Portugal D.João III, instituiu no Brasil, o Sistema de Governo geral. Esse sistema vigorou até 1714. Qual foi o primeiro governador geral do Brasil?
Martim Afonso de Souza
Duarte da Costa.
Mém de Sá.
Tomé de Souza.
Diogo de Menezes e Siqueira.
A criação do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) foi criado em 15-12-1967. Nesse período o presidente do Brasil era:
Emilio Garrastazu Médici
Ernesto Geisel
Costa e Silva
João Figueiredo
Castello Branco
O Plano Real foi elaborado e implementado no ano de 1994. Qual era o presidente e o ministro da fazenda responsáveis pelo plano nesse período?
Presidente: Itamar Franco - Ministro: José Serra.
Presidente: Fernando Henrique Cardoso – Ministro: Ciro Gomes.
Presidente: Itamar Franco – Ministro: Fernando Henrique Cardoso.
Presidente: Fernando Henrique Cardoso – Ministro: Pedro Malan
Nenhuma das anteriores.
Que Constituição brasileira ocupou-se especificamente com a cultura e educação e qual enfatizou a orientação de uma educação voltada ao trabalho, ou seja, ao ensino técnico-profissional, defendida pelo governo Vargas?
1934 – 1937.
1946 – 1961.
1934 – 1946.
1961 – 1967.
1937 – 1946.
Fascismo é um regime político de caráter totalitário que surge na Europa no período entre guerras (1919-1939). Originalmente é empregado para denominar o regime político implantado pelo italiano Benito Mussolini. Quais as suas principais características?
Nacionalismo e Liberalismo
Nacionalismo e Corporativismo.
Nacionalismo e Totalitarismo
Nacionalismo e Igualdade.
Nacionalismo e Liberdade Civil.
No exterior, encaravam-no com receio. Em 1855, o cônsul Henderson, de sua Majestade Britânica escreve ao secretário do Foreign Office: ¨A maior parte da propriedade rural é do Estado. As melhores casas da cidade pertencem ao governo e este possui valiosas granjas agropecuárias em todo o país.¨ O cérebro de Mr. Henderson naturalmente não podia entender, ao passo que o povo o fazia muito bem, como, nove anos antes em 1846, o cônsul norte- americano Hopkins, que escrevia uma carta a Rosas, nos seguintes termos. ¨...é a nação mais poderosa do novo mundo, depois dos EE.UU. ¨ (...) ¨Seu povo é o mais unido ¨(...) ¨o governo é o mais rico de todos os Estados deste continente. A que país se refere o texto?
Brasil
Argentina
Paraguai
Chile
México
Em 1922, o presidente Epitácio Pessoa nomeia um civil para o ministério da guerra, o que causa agitação nos quartéis do Rio de Janeiro. A jovem oficialidade contesta a vitória de Artur Bernardes, candidato oficial a Presidência da República. O governo manda fechar o Clube Militar e prender seu presidente, o marechal Hermes da Fonseca. Que revolta eclodiu com esses fatos?
Revolta do Contestado
Revolta Constitucionalista
Revolta Os Dezoito do Forte
Revolta Federalista
Revolta dos Farrapos.
ONU, Organização das Nações Unidas, é o organismo internacional que surge no final da II Guerra Mundial em substituição à Liga das Nações . Tem como objetivos manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais e promover o desenvolvimento dos países em escala mundial. Hoje em dia, enfrenta muitos problemas; para solucionar tais problemas, será preciso:
que os países membros paguem em dia suas contribuições.
redefinir seu papel no mundo pós Guerra Fria.
que o conselho econômico e Social coordene mais seus trabalhos.
atuar mais nas áreas de saúde e lazer.
supervisionar os territórios sob administração e proteção da organização
"Os colonos portugueses, insatisfeitos, clamaram por negros africanos como solução para o provimento de mão-de-obra (...) porquê, então, a escolha da escravidão negra?"(FERLINI, Vera Lúcia. A civilização do açúcar). O motivo que levou o governo português a adotar a escravidão africana no Brasil foi:
o desconhecimento da cultura indígena por parte do europeu que imaginava que o índio não resistiria ao modo de produção capitalista implantado na colônia.
a rebeldia do indígena e sua índole preguiçosa, que não estava acostumado ao trabalho, gerava mais prejuízos que lucros aos colonos.
a submissão do negro que estava mais acostumado ao trabalho pesado e devido às condições climáticas da África se parecerem muito com a do Brasil.
o tráfico de escravos gerava muitos lucros ao governo português e impulsionava um dos ramos mais eficiente da economia desta nação: o comércio.
a falta de conhecimento técnico do índio para realizar tarefas específicas por serem povos muito atrasados culturalmente em relação ao negro e ao europeu.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...